Ases do Volante

ANTIGOMOBILISMO EM AÇÃO

0
Postado 29 de julho de 2017 por bisponeto em
Distante cerca de 10 quilômetros da histórica cidade da Lapa-PR, a partir de Curitiba, a localidade de Mariental, de colonização sobretudo alemã, já era bastante conhecida em toda a região em função da realização, todos os anos, no mês de julho, da festa em louvor a São Cristovão, Padroeiro dos Motoristas. Agora, desde que antigomobilistas locais decidiram realizar, na mesma oportunidade, encontro de proprietários e seus veículos antigos, a festividade ficou mais conhecida ainda, atraindo participantes oriundos de Curitiba e de outras cidades da região.

E assim aconteceu mais uma vez no dia 9 de julho corrente, num bonito dia de sol e de muitos veículos reluzentes – automóveis, camionetas, caminhões e motocicletas – que engrossaram a tradicional procissão e receberam a benção do pároco de Mariental, desfilando por ruas cheias de antigas construções, várias das quais muito bem conservadas. Tudo muito ao gosto de muitas pessoas que, a exemplo daquelas que vivem em Curitiba, adoram passear em antigas e pacatas cidades e depois saborear algo como risoto, costela de chão, alcatra, maionese e café colonial, tudo preparado com muito carinho pelos próprios habitantes locais. Na foto, um Galaxie 1961, cor branca, fabricado nos Estados Unidos, super conservado, tendo a seu lado o feliz proprietário Orlando Dal’Lago (E) de Curitiba e um morador local proprietário de uma bigorna de 70 quilos, trazida da Alemanha no pós- guerra, simplesmente marca Krupp, também super-conservada.

SÃO BENTO DEMAIS

Falaram em cerca de 600 veículos participantes e que todos os hotéis lotaram obrigando muita gente a procurar acomodação em cidades próximas, como Rio Negrinho-SC.

Mas, o fato é que o recente Encontro de Veículos Antigos realizado neste mês de julho na cidade catarinense de São Bento do Sul superou todas nas expectativas . Num pavilhão coberto de 20.000 metros quadrados – destinado a exposição de produtos da indústria moveleira local, dentro de imenso parque muito bem gramado e arborizado, com lago e outras atrações, registramos presença de caminhões oriundos de São Paulo, Pilar do Sul (SP), Piem, Curitiba, Rio Negro, entre os quais os monstros Peterbilt e KenWorth, outros remanescentes do Exército Brasileiro e muito mais. Super atraentes, Ford Mustangs de uma coleção de oito, fabricados desde 1967. Motocicletas, triciclos e carreteiras Ford 1934 e Chevrolet. Réplica de motocicleta marca Harley Davidson de 1910, motocicleta Monarch CZ de 1954, Chevrolet 1929, Cadilaques, Chevrolet Corvettes.

Algo que chamou muito a atenção dos visitantes do evento foi uma coleção de “Tico-Tico”, num total de 16 unidades de várias fabricações, anos e modelos, recuperados, desde 1950.

PARANAGUÁ E RALLY

Mas, ainda neste mês de julho de 2017, dois eventos de antigomobilismo deverão chamar a atenção dos aficcionados.

O primeiro deles acontecerá em São Bento do Sul, com a realização do II Rally de Regularidade para Carros Antigos, num percurso de 180 quilometros. Poderão ser inscritos veículos com mais de trinta anos de fabricação: autosantigosda serra@hotmail.com.

O outro – III Encontro de Carros Antigos de Paranaguá – PR, será realizado na praça Mario Roque, no dia 30 próximo. Haverá mercado de pulgas, bandas e outras atrações. (Ari Moro).

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)