Ases do Volante

Edison Graczik será homenageado em Antonina!

0
Postado 20 de maio de 2017 por bisponeto em
O MP Lafer Auto Clube do Paraná já tem o nome do ex-piloto de carros de competição que, juntamente com Pedro Martinho Lecheta, este da cidade de Cascavel/PR, será alvo de homenagem por ocasião do XVI Encontro Paranaense de Veículos Antigos e Especiais, evento marcado para os dias 24 e 25 de junho próximo na cidade litorânea paranaense de Antonina. Trata-se de Edison Carlos Graczik. Qual o motivo da homenagem prestada pelo clube a antigos pilotos há quinze anos? Resgate da história das competições automobilísticas no Paraná e no Brasil, além de valorização e reconhecimento do trabalho realizado por estes pilotos, numa época em que os sacrifícios para tanto eram inúmeros, no sentido do desenvolvimento do setor. Diga-se de passagem que, é para confraternizar antigomobilistas e matar saudade também.

Graczik nasceu em Curitiba em 2 de setembro de 1943, filho de Casemiro e Dolores Graczik, tendo iniciado sua carreira de piloto de carros de corrida em 1964, aos 19 anos de idade, por ocasião da prova “Seis Horas de Curitiba”, disputada na área central da cidade e que reuniu pilotos de todo o Brasil, entre os quais os da família Fittipaldi, famosos no mundo anos depois. Nessa competição, parte durante o dia e parte durante a noite, por ruas como a Marechal Floriano Peixoto e Avenida Kennedy que, na época deveria ser Avenida Guaíra, com garoa no período noturno, Graczik dirigiu, em parceria com o piloto Aleartes Farias, uma carreteira Ford equipada com motor V8.

Dono de vasto currículo em sua carreira, além de grande experiência, podemos dizer que Graczik é um daqueles pilotos “completos”. Isto porque ele, jovem, começou com motocicletas, entrou na época das famosas carreteiras, ingressou nas competições de Kart, nas quais sagrou-se campeão, participou de corridas em muitas categorias, tanto no asfalto quanto na terra. Em 1976, numa feliz parceria com outro famoso piloto paranaense – Carlos Eduardo Andrade – foi campeão brasileiro da Divisão 1, conhecida hoje como Stock Car, categoria que é tida como uma das principais, senão a principal do cenário automobilístico de competição brasileiro, reunindo os mais destacados pilotos do país. Enfim, ex-piloto que muito contribuiu com o setor e que realmente merece ser reconhecido.

Escreveremos mais sobre a carreira de Edison Carlos Graczik na sequência. Por hoje, apresentamos foto na qual aparece, no dia 20 de abril de 1975, o piloto na boléia do Chevrolet Opala número 23, ao lado do Ford Maverick número l7, disputando curva no Autódromo de Brasília, em plena prova “Mil Quilômetros de Brasília” – Divisão 1.

E não e esqueçam: Todos os caminhos levam a Antonina-PR, nos dias 24 e 25 de junho. Ari Moro.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)