Jeep® e Mopar revelam seis conceitos para o 51º Easter Jeep Safari em Moab

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Postado 8 de abril de 2017 por bisponeto em
As marcas Jeep® e Mopar se juntaram mais uma vez para desenvolver uma nova “safra” de veículos especiais que estrearão no anual Easter Jeep Safari em Moab, Utah, de 8 a 16 de abril. Em seu 51º ano, o Easter Jeep Safari tem a presença de milhares de entusiastas de off-road dispostos a passar uma semana enfrentando algumas das trilhas mais conhecidas e desafiadoras dos Estados Unidos.

Os veículos conceituais do Easter Jeep Safari 2017 são:

Jeep Grand One

O Jeep Grand One comemora os 25 anos de lançamento do Grand Cherokee com um toque de modernidade em um clássico exemplar do primeiro ano/modelo, 1993.

Algumas das modificações são as rodas personalizadas de 18 polegadas, alargadores de para-lamas com mais espaço para as rodas, distância entre eixos estendida e um sutil tratamento de madeira na carroceria.

O conceito Grand One tem ainda pneus BFGoodrich Mud-Terrain KM2 de 33 polegadas, eixos dianteiro e traseiro equipados com diferenciais de bloqueio selecionáveis ¿¿e suspensão elevada em 5 cm. No interior, continua a celebração do Grand Cherokee original com toques inspirados nos anos 1990 como um telefone veicular antigo como acessório no painel. O Grand One tem o conjunto mecânico original com motor Magnum V8 de 5,2 litros acoplado a um câmbio automático de quatro marchas.

Jeep Quicksand

Criado para os entusiastas que amam a vida na areia, o Quicksand (areia movediça em inglês) é um Jeep hot rod barulhento, rápido e divertido. Por isso, o motor é um V8 HEMI® Mopar 392 (6,4 litros) combinado a um câmbio manual Getrag de seis velocidades. A enorme abertura no capô e as “cornetas” cromadas reforçam o visual vintage. Os pneus BFGoodrich Mud-Terrain são de 32 polegadas na frente e de 37 atrás.

Este Wrangler hot rod teve a distância entre eixos alongada mas a frente e a traseira foram encurtadas, bem como o teto e o para-brisas são bem mais baixos, no estilo chopped. A abertura no topo e a ausência de vidros nas janelas permitem sentir o prazer do vento no rosto.

Entre os “easter eggs”, no para-lamas dianteiro esquerdo, o tradicional emblema Trail Rated foi substituíudo por um X-Rated (classificação pornográfica de filmes), com o desenho de um Jeep largando numa pista de arrancada. E na tampa do tanque de gasolina se lê Detroit Rocket Fuel Only (“Somente combustível de foguete de Detroit”).

O vermelho dá o tom no interior minimalista com bancos de encosto baixo, painéis de porta de chapa de alumínio, volante do Dodge Viper e alavanca de câmbio curva e vazada finalizada por uma manopla de acrílico com uma miniatura de Jeep dentro, lembrando aquelas bolas de câmbio com caranguejos típicas dos anos 1970.

O Quicksand também possui um guincho Warn escondido em um “Moon tank” montado na frente da grade dianteira. E atrás, uma corda de recuperação ocupa o espaço do tradicional pára-quedas dos dragsters, os carros de arrancada.

Jeep Safari

Já o conceito Jeep Safari tem a ver com se sentir ao ar livre mantendo as portas e o teto, com especial ênfase em dar aos passageiros de trás uma excelente vista. Este conceito high-tech, baseado no Wrangler, conta com teto translúcido, bagageiro de teto de alumínio de dois níveis com um drone incorporado, para-brisas mais inclinado, faróis e lanternas traseiras de LEDs.

As inéditas “windoors” (mistura das palavras janela e porta em inglês) do Safari, feitas de alumínio leve e vinil transparente, são articuladas para que elas se abram como um gabinete. Aberturas com zíper permitem que o ar fresco entre. No interior, as duas poltronas traseiras giram para fora, tornando mais fácil para os ocupantes olharem para o que está à volta do Safari. Também se sobressai o iPad montado no centro do painel.
Jeep Trailpass
O Jeep Trailpass leva o Compass Trailhawk um passo adiante para uma aventura off-road extrema. A suspensão elevada em 4 cm e os pneus Continental TerrainContact de uso misto montados em rodas de 18 polegadas aumentam a capacidade off-road do conceito Trailpass. Entre as peças da linha Jeep Performance Parts estão o bagageiro tipo cesta no teto da Mopar/Thule. O Jeep Trailpass é alimentado pelo motor Tigershark de 2,4 litros e acoplado a uma transmissão automática de nove velocidades.
Jeep Switchback
Com o estilo marcado pelas meia-portas vazadas e sem janelas, o Jeep Switchback é equipado com uma variedade de peças Mopar e Jeep Performance Parts ¿¿para o máximo desempenho off-road.

O Switchback tem eixos dianteiro e traseiro Dana 44, suspensão elevada em 10 cm com amortecedores Fox, capas de diferencial reforçadas, para-choques de aço do Wrangler Rubicon 10th Anniversary e guincho, entre outras. As rodas são 17 polegadas com pneus BFGoodrich Mud-Terrain KM2 de 37 polegadas.

Jeep CJ66
Pegue o chassi do Jeep Wrangler TJ (geração anterior, de 1997 a 2006), coloque nele a carroceira do Jeep Wrangler CJ Universal Tuxedo Park 1966, adicione elementos do Wrangler JK, eixos Dana 44, empodere-o com um V8 Mopar HEMI 5.7 de 388 cv, câmbio manual de seis marchas e você tem o Jeep CJ66.

Esse conceito, que surgiu no SEMA Show 2016, em novembro, em Las Vegas, exibe pintura cobre e pneus de 35 polegadas BFGoodrich todo-terreno montados em rodas de 17 polegadas da Jeep Performance Parts com beadlocks, além de suspensão elevada em 5 cm. Por dentro, os bancos são os mesmos do Dodge Viper enquanto o console central é do Jeep Wrangler atual.

Jeep Luminator
Este conceito reina em iluminação off-road, com um arsenal completo de recursos para oferecer visibilidade superior na trilha, desenvolvido em conjunto com a divisão de iluminação da Magneti Marelli.

Baseado no Wrangler, o Jeep Luminator apresenta luzes por baixo da carroceria, faróis de 7 polegadas com projetor de LEDs de dupla função, lâmpadas traseiras de LEDs exclusivas, LEDs de alta potência montadas na coluna A, faróis de neblina acima do para-choque com função cornering (acompanha a direção) e spot lights auxiliares de LEDs protegidos atrás do para-brisa. O Jeep Luminator também inclui versões de LEDs dos faróis de neblina padrão de 100 mm e luzes de seta especiais montadas na grade.

No capô do Luminator há um módulo de LEDs de varredura com spot ativo e tecnologia dinâmica, que oferece iluminação focada para identificar animais ou perigos na trilha. Na parte traseira, a luz de freio central tem LEDs em quatro cores que atuam como um aviso para os trilheiros que vêm atrás, indicando parar (vermelho), 2 a 5 km/h (âmbar), 5 a 40 km/h (verde) ou fornecer iluminação para inundação (branca).

Outras características incluem um painel solar no teto, almofada para aterrissagem de drone, caixa removível sobre o estepe e uma tela de toque capacitivo na janela traseira esquerda ligada a serviços de GPS e internet.

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