Ases do Volante

“Gigantes” antigos matam saudade em Ponta Grossa

0
Postado 5 de dezembro de 2016 por bisponeto em
O antigomobilista pontagrossense Eros de Freitas teve a feliz idéia de promover o I Encontro de Caminhões Antigos na cidade de Ponta Grossa/PR – a cerca de 100 quilômetros de distância de Curitiba/PR – evento que veio de encontro as aspirações de grande número de entusiastas e colecionadores de caminhões de todo o Paraná. Não podemos deixar de ressaltar o enorme sucesso do empreendimento, levado a efeito no pátio da Biblioteca Pública de Ponta Grossa, despertando as atenções de antigomobilistas de todos os quadrantes, muitos dos quais vieram de estados vizinhos rodando com seus “grandalhões”.

Pelo que consta, esse foi o primeiro empreendimento envolvendo sobretudo caminhões antigos no Paraná, apesar de que houve a participação de muitos antigomobilistas com seus automóveis e camionetas antigos. Mas, o espetáculo mesmo ficou por conta dos caminhões, muitos dos quais recuperados com o mesmo ou maior capricho usado para restaurar automóveis.

Nos dias 24 e 25 de setembro deste ano Ponta Grossa, cidade paranaense situada na Região dos Campos Gerais, na rota de antigas estradas de chão por onde transitavam centenas, milhares de caminhões, indo e vindo em todas as direções, transportando café, madeira, soja, erva-mate e muitas outras mercadorias, proporcionou aos seus habitantes e sobretudo àqueles saudosistas a oportunidade de rever alguns daqueles veículos considerados, na respectiva época, o “Rei da Estrada”. Quem não se lembra com saudade de um Volvo, um White, um Acro Matador, GMC Marítimo, Internacional, De Soto, Chevrolet Gigante, Dodge, Mercedes Benz, Reo, Mack e tantos outros. Mas, o “Rei da Estrada” mesmo era o Ford F-8, cujo reinado terminou quando entraram em cena os Alfa Romeo.

Na exposição de Ponta Grossa, além dos detalhes da lataria, dos cromados, do chassi e tudo o mais, uma das coisas que mais chamaram a atenção do público foi a pintura da carroçaria de madeira dos caminhões, confeccionada à moda antiga, uma verdadeira obra de arte. Lá estavam caminhões das marcas Alfa Romeo/FNM, Mercedes, Diamond, Ford, Iveco, GMC e outros, oriundos de Curitiba/PR, São José dos Pinhais/PR, Londrina/PR, Campo Largo/PR, Colombo/PR, Palmas/PR, Fazenda Rio Grande/PR, São Mateus do Sul/PR, Florianópolis/SC, Pilar do Sul/SP, Novo Horizonte/SP, Ponta Grossa/PR, entre outras cidades, dos mais variados anos de fabricação e modelos destinados ao transporte de combustível, madeira, graneleiro, carreteiro, etc. Mais de quarenta veículos, entre os quais o Alfa Romeo/FNM 1971 trucado, placa AIJ 4037/São José dos Pinhais/PR, de propriedade de Ito Bührer, transportando em sua carroçaria um helicóptero, sendo que este alçou vôo, perante o público presente à mostra, no dia 24, final da tarde, em direção à cidade de Piçarras/SC. Outro veículo de destaque foi o Mercedes MB1113, fabricado em 1979, expondo na sua carroçaria um motor de Ford F-900 V8 fabricado em 1954. Sem dúvida, a exposição mostrou que a restauração e preservação de caminhões antigos está ganhando cada vez mais força no Paraná, o que é muito bom para manter viva a história do transporte rodoviário, responsável em grande parte pelo desenvolvimento do estado e do país. Nas fotos de hoje aspectos do evento, retratando caminhões Diamond, Alfa Romeo/FNM, Mercedes, GMC Marítimo, Ford e Mercedes. (Ari Moro).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)