Chevrolet confirma presença do Bolt no Salão de São Paulo

0
Postado 5 de novembro de 2016 por bisponeto em
Eficiência energética será um dos temas em destaque do estande da Chevrolet no Salão do Automóvel de São Paulo. A marca está promovendo evoluções mecânicas que beneficiam toda sua linha 2017, com reduções que ultrapassam 30% no consumo de combustível, dependendo do produto.

Para isso, incorpora sistemas inovadores inéditos ou raros em carros de alto volume, como a grade ativa do radiador, o Stop/Start, o alerta de pressão dos pneus e a direção elétrica. A Chevrolet também mostra seu poder tecnológico global, trazendo, especificamente para a feira, o Bolt, carro elétrico acessível de maior autonomia do seu segmento.

Ele é capaz de percorrer com uma única carga das baterias (de íons de lítio) mais de 380 quilômetros, cerca de cinco vezes o que um motorista comum roda diariamente. Isto porque o carro aproveita inclusive a própria energia dissipada em frenagens e também em desacelerações para recarregar de forma otimizada suas baterias. Com o veículo em movimento, basta tirar o pé do acelerador para ativar esta função.

O Bolt é tão simples de ser “abastecido” como um smartphone, e a operação pode ser feita enquanto o veículo está estacionado em uma garagem residencial, por exemplo, plugando o cabo de energia na tomada. O sistema doméstico expresso de 240V permite que as baterias sejam recarregadas rapidamente – uma hora de energia elétrica corresponde a cerda de 40 quilômetros de autonomia. Já em estações públicas de alta voltagem, trinta minutos correspondem a aproximadamente 150 quilômetros de autonomia.

Bolt chega para revolucionar o segmento

O Bolt é produzido nos Estados Unidos, onde começa a ser comercializado ainda este ano por cerca de 30 mil dólares, já considerando incentivos tributários oferecidos naquele mercado. O preço é similar ao de um automóvel médio movido a gasolina. “O papel do Bolt no Salão de São Paulo é o de mostrar ao brasileiro a liderança tecnológica da marca Chevrolet na eletrificação de veículos”, diz Marcos Munhoz, vice-presidente da GM do Brasil.

O motor do Bolt supera os 200 cavalos e revela um comportamento arisco (tem desempenho de esportivo graças a característica de motores elétrico que oferecem torque máximo de saída). Arranques vigorosos e retomadas extremamente rápidas colocam esse crossover no mesmo patamar de desempenho de modelos de apelo esportivo. O formato compacto do Bolt deve-se ao facto dele ter o conjunto de baterias instalado sob o piso, numa configuração plana. Isso abriu caminho aos projetistas criarem um habitáculo espaçoso para cinco pessoas.

Com proporções únicas, o elétrico da Chevrolet tem um entre-eixos de aproximadamente 2,6 metros, capô curto, grande área envidraçada e aparência de crossover. A dianteira do Bolt tem característica marcante, com LED nos faróis e uma grade que reinterpreta a tradicional assinatura “dual-element” da Chevrolet. Na traseira, o vidro se estende até a placa, como se estivesse integrado às lanternas. Todo o conjunto é fixado na tampa porta-malas para ampliar o vão de acesso e facilitar o embarque de bagagens.

Por dento, destacam-se a posição elevada de guiar, como em SUVs, e há uma grande quantidade de itens de conveniência e segurança. Um exemplo é o sistema de navegação capaz de apontar estações de recarga próximas e de traçar rotas que maximizem a autonomia – o cálculo pode ser feito com base na topografia do trajeto, na condição climática e até nos hábitos do motorista. Como em outros veículos da marca Chevrolet, o Bolt pode ser equipado com sistemas avançados de conectividade, entre eles OnStar, internet 4G via Wi-Fi e MyLink com telas de 10,2” compatível com Apple CarPlay e Android Auto.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)