Linha Volvo 60 R-Design ganha motor T6Drive-E

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Postado 5 de fevereiro de 2016 por bisponeto em
As versões esportivas R-Design do sedã S60, da sportswagon V60 e do utilitário esportivo XC60 passam a utilizar a motorização T6 Drive E, da nova família desenvolvida pela engenharia da Volvo exclusivamente para seus veículos. Mais leve, econômico e potente, o motor T6 Drive E, 2.0 de quatro cilindros, combina turbo, compressor e injeção direta, para oferecer 306 cv e 40,8 mkgf de torque. Com isso, todo o portfólio da Volvo Cars no Brasil passa a adotar a família Drive-E, com potência entre 152 cv (V40 Kinetic) e 320 cv (Novo XC90).

“O conceito que a Volvo buscou na família Drive-E é obter a potência de um motor de seis ou oito cilindros em um bloco de apenas quatro, utilizando a menor quantidade de combustível. Tudo isso mantendo o prazer ao dirigir e reduzindo significativamente as emissões de poluentes”, explica André Bassetto, gerente de produtos da Volvo Cars Brasil.

Desempenho e eficiência

Com o motor Drive-E T6 o sedã S60 R-Design manteve sua esportividade e o alto desempenho: acelera de 0 a 100 km/h em apenas 5,9 segundos. O V60 e o XC60 R-Design, equipados com o novo motor, também oferecem alta performance: o 0 a 100 km/h ocorre em 6 e 6,9 segundos, respectivamente. A combinação de turbo, supercharger (compressor mecânico) e injeção direta permitem que o T6 Drive-E tenha potência superior à de motores de seis cilindros, com menor peso do conjunto e menor consumo de combustível e emissões. Somado à transmissão Geartronic de oito velocidades, esse conjunto oferece outras tecnologias, como o sistema Start-Stop, que desliga o motor automaticamente em paradas de trânsito, e a função Eco+*, que economiza até 5% de combustível.

Pacote de tecnologia

As versões T6 R-Design incorporam os principais equipamentos de segurança da Volvo Cars: City Safety com detecção e frenagem automática para pedestres e ciclistas, controle de cruzeiro adaptativo, sistema de leitura de placas de trânsito, bem como os alertas ao condutor de colisão, de mudança de faixa, de ponto cego e tráfego lateral. Bancos dianteiros elétricos com memória e aquecimento para motorista e passageiro, ar-condicionado de duas zonas com sistema de controle de qualidade do ar, painel de instrumentos digital de 8” personalizável, faróis de xênon com controle direcional ativo, dentre outros equipamentos, complementam o pacote de série.

Desenvolvimento próprio

A nova geração de motores de quatro cilindros Drive-E foi desenvolvida pela engenharia da Volvo Cars e é produzida em Skövde, na Suécia. Todos os motores são produzidos na mesma linha de montagem e compartilham diversos componentes entre si, como bloco, pistões e dispositivos agregados. A motorização Drive-E permite benefícios no desenvolvimento de futuros carros da marca. “Com apenas quatro cilindros não há necessidade de reservar mais espaço para grandes conjuntos motrizes. Podemos ter uma área pequena de cofre do motor, abrindo espaço para sistemas de suspensão mais aprimorados, veículos com dianteira mais curta e aumento da segurança. Essa concepção já foi adotada no Novo Volvo XC90”, explica Bassetto.

 

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