Audi RS 3 Sportback tem novo motor de 5 cilindros

0
Postado 20 de fevereiro de 2016 por bisponeto em
O novo Audi RS3 Sportback já está nas concessionárias da marca de todo o país. Oferecido em verão única, o modelo tem preço sugerido de R$ 290.990. Com 367 cv de potência e 465 Nm de torque, o compacto é um dos mais rápidos e potentes do segmento premium. O poderoso motor 2.5 Turbo FSI de cinco cilindros faz com que o modelo acelere de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos e atinja uma velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente.

A transmissão S tronic de sete velocidades, que realiza trocas de marchas ainda mais rapidamente que na versão anterior, direciona a força do propulsor para o sistema quattro de tração integral permanente, que conta com vetorização de torque baseada em um software inteligente projetado, em todos os aspectos, para proporcionar o máximo de diversão ao dirigir. O novo RS 3 Sportback faz curvas com extrema precisão. O chassi do modelo de cinco portas também estabelece novos parâmetros. Em comparação com o A3 Sportback, a carroceria é 25 milímetros mais baixa. As juntas pivotais do eixo dianteiro, a direção progressiva e a suspensão esportiva foram projetadas especialmente para o RS.

O motor

O 2.5 TFSI do novo RS 3 Sportback é uma garantia de emoção com seu imenso poder de impulsão, respostas agressivas e experiência acústica única. O profundo rugido, respaldado pelo ritmo da sequência da ignição dos cinco cilindros, compõe a clássica trilha sonora da Audi. Dois flaps nos condutos de exaustão, após o silenciador, controlam o fluxo de escapamento para proporcionar uma experiência sonora ainda mais intensa, que varia com a solicitação e rotação do motor. O motorista pode controlar esses flaps por meio do Audi Drive Select. O sistema de escapamento RS foi projetado para facilitar o fluxo de gases.

Motores de cinco cilindros com muita potência têm uma longa tradição na Audi. Durante a década de 1980, eles equiparam os carros da marca que lideraram ralis, campeonatos de turismo e modelos de série. O primeiro modelo RS, de 1994, também contava com este motor. O cinco cilindros retornou em 2009 no TT RS e passou a equipar o RS 3 Sportback em 2011. Dois anos depois, foi incorporado ao RS Q3. O motor de 2,5 litros foi eleito “Motor Internacional do Ano” em sua categoria por cinco anos seguidos, desde 2010.

O propulsor produz 367 cv e tem 2.480 cm³ de cilindrada: uma impressionante potência específica de 147 cv por litro. O torque máximo de 465 Nm é disponibilizado já a 1.625 rpm e permanece constante até 5.550 rpm. A retomada entre 60 e 100 km/h em quarta marcha toma apenas 4,1 segundos. É preciso apenas 5,8 segundos para ir de 80 a 120 km/h em quinta marcha. O 2.5 TFSI impulsiona o RS 3 Sportback de 0 a 100 km/h em 4,3 segundos – a melhor aceleração em sua categoria. A velocidade é bloqueada eletronicamente em 250 km/h. Um sistema de recuperação, uma bomba de óleo controlada sob demanda e um novo sistema start-stop que desliga o motor pouco antes do carro parar completamente contribuem para que o carro seja até 10% mais econômico que na versão anterior.

Com apenas 49 centímetros de comprimento, o motor de cinco cilindros é muito curto e pesa aproximadamente 180 kg. Seu virabrequim é feito de ferro fundido com grafite vermicular, um material extremamente forte, mas também leve. Reforços perfeitamente colocados aumentam a capacidade de carga do bloco. Uma pequena equipe de especialistas especialmente treinados monta manualmente o 2.5 TFSI na fábrica de motores da Audi em Győr, na Hungria.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)