Idea Adventure Dualogic Plus, o aventureiro compacto da Fiat

0
Postado 26 de janeiro de 2015 por bisponeto em
O visual chama a atenção, tem bom espaço interno e vários portas-trecos, o que deixa o Idea Adventure Dualogic Plus atraente para famílias que gostam de pequenas aventuras nos fins de semana em trilhas leves. Tem bom acabamento interno e mesmo compacto, pode levar até cinco passageiros. Porém, seu câmbio Dualogic Plus, que é muito bom nos centros urbanos com trânsito pesado, deixa a desejar nas trilhas e estradas sinuosas “off Road”. O mais adequado para o “off Road light”, seria a versão com câmbio manual e o bom sistema locker (bloqueio do diferencial).

Equipado com motor bicombustível (álcool e gasolina), E.torQ 1.8 16V, com 132 cv de potência a 5.250 rpm, com torque máximo de 18,9 kgfm a 4.500 rpm, o Idea Adventure Dualogic Plus tem bom desempenho. Acelera de 0 a 100 em apenas 10,8, abastecido com etano e tem velocidade máxima de 180 km/h. Suas medidas generosas, 4,20 metros de comprimento, 1,75 metros de largura, 1,81 metros de altura e 2,51 metros de entre-eixo, dão conforto aos ocupantes do veículo, que ainda têm mais 380 litros de espaço no porta-malas.

Mesmo sendo um pouco mais alto que as versões não aventureiras, o Idea Adventure Dualogic Plus é bom nas estradas, com boa aceleração e retomadas de velocidade, tornando agradável a sua condução. Mas, o sistema de câmbio automatizado e o forte motor 1.8, deixam o aventureiro da Fiat não tão econômico. Na cidade, abastecido com etanol conseguimos a média de 5,8 km/l, pisando de leve e na estrada, também abastecido com etanol, não passou de 6,8 km/l, sempre seguindo as leis de trânsito.

Quando utilizado em piso misto, nas estradas de terra, areia e asfalto de baixa qualidade (anti-pó), sua suspensão macia absorve bem o impacto com buracos e imperfeições do piso. O acabamento do Idea Adventure Dualogic Plus, com bastante plástico rígido e bancos revestidos parcialmente em couro bicolor, facilitam na limpeza do veículo. Na parte externa, as proteções laterais nas portas e nas caixas de rodas, aliadas ao pneu estepe na tampa do porta malas, dão um tom de robustez e esportividade ao modelo.

Nas revendas autorizadas Fiat de Curitiba, a versão de entrada, que já vem bem equipada, o Idea Adventure Dualogic Plus parte de R$ 60.590,00. Esse preço pode chegar a R$ 67.900,00, incluindo novos itens que não são de série, tais como: locker (sistema de bloqueio do diferencial), borboletas de troca de marchas ao volante, sensores de chuva, de estacionamento e crepuscular, retrovisor interno eletrocrômico, vidros elétricos traseiros – de série, só os dianteiros –, subwoofer e airbags laterais.

 Ficha técnica:

Fiat Idea Adventure Dualogic Plus

Motor: A gasolina e etanol, dianteiro, transversal, 1.747 cm³, quatro cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro, comando simples de válvulas no cabeçote. Injeção multiponto sequencial e acelerador eletrônico;
Transmissão: Automatizada com cinco marchas à frente e uma a ré. Tração dianteira. Não oferece controle de tração;
Potência máxima: 130 cv com gasolina e 132 cv com etanol a 5.250 rpm.
Torque máximo: 18,4 kgfm com gasolina e 18,9 kgfm com etanol a 4.500 rpm;
Diâmetro e curso: 80,5 mm x 85,8 mm. Taxa de compressão: 11,2:1;
Suspensão: Dianteira: independente do tipo McPherson com amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito, braços oscilantes inferiores transversais e barra estabilizadora. Traseira: semi-independente, com amortecedores hidráulicos telescópicos de duplo efeito, travessa de torção de seção aberta e barra estabilizadora;
Freios: Discos ventilados na frente e tambores atrás. Oferece ABS de série com EBD;
Pneus: 205/70 R15;
Carroceria: Monovolume em monobloco com quatro portas e cinco lugares. Com 4,20 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,81 m de altura e 2,51 m de distância entre-eixos. Oferece airbags frontais;
Peso: 1.325 kg em ordem de marcha;
Capacidade do porta-malas: 380 litros;
Tanque de combustível: 48 litros;
Produção: Betim, Minas Gerais;
Lançamento: 2006;
Face-lift: 2010;
Itens de série: Alerta de limite de velocidade, apoia-braço central no banco de motorista, ar-condicionado, banco traseiro bipartido, bússola e inclinômetros longitudinal e transversal, chave canivete com controle remoto, computador de bordo, direção hidráulica, faróis de neblina, retrovisores, travas e vidros dianteiros elétricos, volante multifuncional, rodas de liga leve de 15 polegadas, rádio com CD, MP3 e Bluetooth.
Preço: 60.590;
Opcionais: Câmbio Dualogic Plus com borboletas no volante, bancos revestidos parcialmente em couro bicolor, sensores de chuva, crepuscular e de estacionamento traseiro, retrovisor interno eletrocrômico, subwoofer, vidros traseiros elétricos e bloqueio de diferencial;
Preço completo: R$ 67.900.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)