Dia do Automóvel: 13 de maio

0
Postado 12 de maio de 2014 por bisponeto em
O amor pelo automóvel é tão grande que desde 1934, após assinatura do decreto 22.224 pelo então Presidente da República Getúlio Vargas, foi criado no dia 13 de maio o seu dia, para celebrar a importância desse grande invento, hoje utilizado por milhões de brasileiros. “Automóvel: adj. Diz-se do que se move por si mesmo. / &151; S.m. Veículo que se move por força de um motor a gasolina, a vapor, a eletricidade, a ar comprimido, a gás etc. (Aplica-se especialmente aos veículos de motor a explosão, destinados ao transporte exclusivo de passageiros.) O mesmo que carro.”

A definição dada pelo dicionário Aurélio é clara sobre uma das paixões do brasileiro. E como todo brasileiro tem paixão pelas máquinas que desfilam nas ruas do País, a famosa frase “Quem Ama, Cuida” se encaixa na rotina dos proprietários de carros. Para ajudar àqueles que gostam de deixar a manutenção em dia, a DPaschoal, uma das maiores redes de serviços automotivos do Brasil, dá algumas dicas para manter o carro em ordem, evitando problemas futuros e garantindo uma circulação segura pelas ruas.

Verificar a calibragem dos pneus a cada 15 dias, de preferência antes de rodar grandes distâncias, inclusive do estepe, aumentando a pressão em mais 2 a 3 libras. Certifique-se das condições das palhetas e pára-brisa. Para isto, molhe o vidro e acione o limpador para verificar se as palhetas limpam corretamente. Analise a situação do sistema de suspensão; o correto é realizar manutenção a cada 10.000 km ou quando ouvir ruídos anormais vindo da suspensão, falta de estabilidade e desgastes irregulares nos pneus. Verificar numa reta se a direção do carro está puxando para os lados; isso pode indicar desalinhamento no veículo. Busque a ajuda de profissionais para ter certeza do diagnóstico;

Se ao dar a partida, o carro não pegou de primeira, verificar a condição da bateria, com ajuda de equipamentos especializados; Diversas doenças respiratórias podem ser desencadeadas em um ambiente fechado, que não tenha a renovação adequada de ar. O ideal é fazer a higienização do sistema de ventilação e ar-condicionado. Reconhecido pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), este serviço garante a limpeza dos dutos de ventilação do seu carro, eliminando fungos, ácaros e bactérias que possam se esconder ali. Além, claro, de trocar os filtros de ar-condicionado e de cabine;

Checar o nível do óleo a cada 1.000km. Isso ajuda a manter o motor rodando macio, sem desgastes desnecessários. O sistema de freios é parte fundamental para a segurança do seu carro. É composto por pastilhas, discos, tambor, cilindros (mestre e de roda), pinça, servo freio, lona, sapata e fluido de freio. E também necessita ser revisado.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)