Citroën C3 2015 ganha novas versões

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Postado 26 de maio de 2014 por bisponeto em
Um dos pioneiros do conceito compacto premium e grande sucesso de vendas no Brasil – com mais de 300 mil unidades já comercializadas, o Citroën C3 é um modelo adequado ao ir e vir das grandes cidades, recheado com tecnologias de ponta e soluções criativas. Produzido desde 2003 no Centro de Produção de Porto Real (CPPR), Estado do Rio de Janeiro, o Citroën C3 se torna ainda mais atraente na linha 2015. A começar pela criação de três novas versões, passando de quatro para seis disponíveis no total: Origine 1.5 Flex; Attraction 1.5 Flex (nova); Tendance 1.5 Flex; Exclusive 1.5 Flex (nova); Tendance 1.6 Flex BVA (nova); e Exclusive 1.6 Flex BVA.

A nova Attraction 1.5 Flex alia conteúdo com grande atratividade comercial. A Exclusive 1.5 Flex, sempre equipada com câmbio manual, inova ao tornar mais acessível o requinte da versão top Exclusive com a utilização do moderno motor 1.5 Flex, de 93 cv. Já a Tendance 1.6 Flex BVA, democratiza o câmbio automático, passando a ser a versão mais acessível para quem deseja o conforto de uma transmissão automática. E a top Exclusive 1.6 16V Flex BVA, conhecida pelo seu alto nível de conforto, também evolui, passando a oferecer na linha 2015 ainda mais equipamentos de série. Mantendo sua filosofia de inovação e criatividade, todas as versões Tendance e Exclusive trazem de série o exclusivo para-brisa Zenith, que oferece visão panorâmica e proporciona grande luminosidade ao interior do modelo.

Versões para cada tipo de cliente

Em todas as versões, o Citroën C3 2015 conta com um amplo pacote de equipamentos, garantindo máxima segurança e conforto aos seus ocupantes. São elas:

Origine 1.5 Flex – Mesmo sendo considerada uma versão de entrada, a Origine oferece um pacote de equipamentos atraente e completo por R$ 40.990,00 (frete incluso): ar condicionado, direção elétrica, airbag para motorista e passageiro, freios com ABS + EBD, pneus 195/60 R15, computador de bordo, travamento das portas à distância pela chave, entre outros;

Attraction 1.5 Flex – A nova Attraction acrescenta rodas de liga leve (aro 15), LEDS diurnos, espelhos retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas com sistema anti-esmagamento, rádio CD-Player com controle satélite na coluna de direção, Bluetooth, entradas USB/AUX e faróis de milha. O preço sugerido para a versão Attraction é de R$ 43.990,00 (frete incluso);

Tendance 1.5 Flex BVM – A versão Tendance traz a mais que a Attraction o para-brisa Zenith, que permite a expansão do comprimento do para-brisa de 990 mm para 1.350 mm, possibilitando um inédito aumento do ângulo de visão em 80°. O preço sugerido é de R$ 45.490,00 (frete incluso);

Exclusive 1.5 Flex – A nova versão Exclusive 1.5 Flex torna mais acessível o conteúdo da versão top de linha do C3, graças à combinação do motor 1.5 Flex – que gera 93 cv de potência – com a caixa de câmbio manual. Além dos equipamentos presentes na versão Tendance, ele tem itens de segurança e conveniência como faróis com acendimento automático, ar condicionado automático, limpador do para-brisa com sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico com guia de luz em LED, bancos dianteiros com dois apoia-braços, rodas de liga leve (aro 16) e dois equipamentos que foram incorporados às versões Exclusive na linha 2015: alarme ultrassom e detector de obstáculo traseiro. Como opcional, a Citroën oferece ainda o sistema de navegação eMyWay. O preço sugerido é de R$ 48.990,00 (frete incluso);

Tendance 1.6 Flex BVA (nova) – Para ampliar o universo de consumidores com acesso ao C3 com câmbio automático, a Citroën criou a versão Tendance 1.6 BVA. O motor possui 122 cv e o câmbio automático é o sequencial auto-active com shift paddles (troca de marchas por meio de aletas no volante), que proporcionam ainda mais conforto e agilidade ao dirigir. O modelo possui ainda sistema Flex Start. Entre os equipamentos de série, estão direção elétrica, ar condicionado manual, rodas de liga leve (aro 15), LEDS diurnos, computador de bordo, retrovisores elétricos, vidros elétricos nas quatro portas com sistema anti-esmagamento, vidro elétrico do motorista com One Touch, travamento das portas à distância pela chave, rádio CD-player com controle satélite na coluna de direção, Bluetooth, entradas USB e AUX, faróis de milha e refrigeração/luz de cortesia no porta-luvas. O preço sugerido para o C3 Tendance 1.6 BVA é de R$ 49.990,00 (frete incluso). Como opcional, pode-se adquirir o sistema de navegação eMyWay;

Exclusive 1.6 Flex BVA – A versão top Exclusive 1.6 Flex BVA, agora disponível somente com câmbio automático, passa a oferecer como equipamento de série alarme ultrassom e detector de obstáculo na traseira. Como equipamentos de série, faróis com acendimento automático, ar condicionado automático, limpador do para-brisa com sensor de chuva, espelho retrovisor interno eletrocrômico com guia de luz em LED, bancos dianteiros com dois apoios para os braços, rodas de liga leve (aro 16), cruise control/limitador de velocidade, maçanetas e espelhos retrovisores externos cromados, entre outros. Há ainda dois equipamentos que foram incorporados na linha 2015: alarme ultrassom e detector de obstáculo traseiro. Como opcional, a Citroën oferece ainda o sistema de navegação eMyWay. O preço sugerido de R$ 55.490,00 (frete incluso).

Desempenho dinâmico

O Citroën C3 é equipado com motores de última geração, modernos e confiáveis, 100% adequados às necessidades dos consumidores. O motor 1.5i Flex se caracteriza por apresentar quatro cilindros, bloco e cabeçote de alumínio, oito válvulas e 1,5 litro. Trata-se de um projeto moderno, que atende prontamente às normas de emissões mais avançadas. Ele desenvolve 93 cv de potência máxima com etanol, a 5.500 rpm. O torque máximo é de 140 Nm quando abastecido com etanol, sempre a 3.000 rpm. Contudo, 86% do torque já está disponível a apenas 2.000 rpm. Sua eficiência energética permitiu ao modelo a classificação “A” no programa “Etiqueta Nacional de Conservação de Energia”, do Inmetro.

Já o motor top VTI 120 Flex Start oferece excelente desempenho: são 122 cv a 5.800 rpm e um torque máximo de 161 Nm a 4.000 rpm, ambos com etanol. Uma das maiores virtudes deste novo motor é justamente o generoso torque, qualidade que proporciona melhor resposta ao acelerador, maior agilidade ao carro e, em consequência, maior prazer em dirigir. Aliás, 80% do torque já está disponível a partir de 1.500 rpm. Este propulsor 1.6l 16V adota inúmeras soluções avançadas, como a tecnologia Flex Start – que elimina o reservatório de gasolina (‘’tanquinho’’) do compartimento motor – e o comando de válvulas variável (CVVT) que favorece o enchimento dos cilindros em uma faixa de rotação mais ampla e torna o motor mais potente, tanto em baixas como em altas rotações.

Câmbios

Há duas opções de câmbio: a caixa manual de 5 marchas e a automática sequencial. Cada uma adaptada a um estilo próprio de condução. A caixa de câmbio manual (MA), de cinco velocidades à frente, foi perfeitamente adaptada aos valores de potência e torque do modelo, oferecendo uma condução dinâmica e precisa no dia a dia das grandes cidades.

O Citroën C3 também é oferecido com a caixa automática sequencial AT8 (sempre associada ao motor 120 Vti Flex Start), com possibilidade de troca de marchas na coluna de direção por meio de “Paddles Shifts”. Graças ao software auto-active, o câmbio automático sequencial escolhe no modo automático a programação mais apropriada à situação do momento. O câmbio possui dispositivos programados para adaptar o funcionamento da caixa ao programa escolhido (esporte ou econômico), às condições externas (relevo da estrada, aderência, carga do veículo, aceleração ou desaceleração) e internas (temperatura e pressão de óleo da caixa, motor frio e outros fatores).

Essa caixa integra, além do mecanismo automático, a possibilidade de um modo “manual”, graças aos comandos sequenciais disponíveis no volante (paddle shifts), ou na própria alavanca de câmbio. O modo “manual” ou “sequencial” oferece ao motorista a livre escolha da passagem das velocidades pela pressão nos “Paddles Shifts”, ou na própria alavanca de câmbio: para frente (+), a mudança de marchas é ascendente (engata-se uma marcha mais alta); para trás (-), a mudança de marchas é decrescente (engatam-se marchas mais baixas). O comando sequencial oferece, portanto, as mesmas vantagens da caixa manual, sem as numerosas ações de desembreagem.

 

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