F-1: Hamilton vence GP do Bahrein

0
Postado 6 de abril de 2014 por bisponeto em
Por ser a 900ª corrida da Fórmula-1, o GP do Bahrein tinha seu lugar reservado na história. Mas a prova deste domingo deverá ser lembrada também como a afirmação da “nova F-1”. Uma das provas mais emocionantes dos últimos tempos, o GP do Bahrein teve pódio de Pérez e batida “cinematográfica”. O que se viu neste domingo no GP noturno disputado em Sakir foi uma das corridas mais emocionantes dos últimos tempos. Uma prova disputada por todo pelotão, da largada até a bandeirada final. Bela resposta às críticas às novas regras.

Mais uma vez brilhou intensamente a estrela de Lewis Hamilton. Com os carros da Mercedes imbatíveis por todo o fim de semana, o piloto britânico tomou a liderança do companheiro Nico Rosberg na largada, perdeu a “ponta” durante a prova e recuperou na parada dos boxes. Nas voltas finais, Lewis Hamilton mostrou que não é campeão mundial por acaso, ao segurar Rosberg, mesmo estando com pneus mais lentos (médios x macios). Um duelo que promete se estender até o fim do ano valendo o titulo de campeão de 2014.

Vencendo neste domingo o GP de Bahrein, o inglês Lewis Hamilton chegou à 24ª vitória na carreira, passou Nelson Piquet e igualou a lenda Juan Manuel Fangio no “top” 10 dos maiores vencedores da categoria. Apesar da “derrota”, Rosberg se mantém na liderança do Campeonato, com 61 pontos contra 50 de Lewis Hamilton.

Massa e Hamilton

Felipe Massa largou muito bem: partindo de sétimo, não tomou conhecimento de Button, Raikkonen, Pérez e de seu companheiro Bottas e pulou para terceiro. Hamilton também começou bem: jogando duro, espalhou Rosberg e tomou a liderança. O piloto brasileiro conseguiu acompanhar as Flechas de Prata por algumas voltas. Mas com carros superiores, Hamilton e Rosberg logo abriram vantagem, dando início à uma corrida particular. Enquanto isso, seu parceiro Bottas perdia posições para Button e Hulkenberg, caindo para sexto lugar.

Em pouco mais de dez voltas, a vantagem da dupla da Mercedes para o terceiro, Massa, era de mais de 10s. Sem conseguir acompanhar o ritmo dos dois primeiros, Felipe teve que se preocupar com Pérez. Na volta 12, o audacioso mexicano atacou o brasileiro na curva 4. Massa deu o troco e ficou à frente, mas nos trechos seguintes, Pérez conseguiu tomar a dianteira e assumir o terceiro lugar.

No GP da Malásia, Felipe Massa e Valtteri Bottas andaram próximos durante toda a corrida. Na maior parte da prova, a dupla disputou a terceira posição com Pérez e Hulk. Mas com uma estratégia de três “pit stops” contra dois dos demais pilotos do pelotão da frente, o brasileiro e o finlandês ainda se viram superados pelas RBR de Daniel Ricciardo (o quarto), e Sebastian Vettel, o sexto. Para Massa, a entrada do” safety car” nas voltas finais prejudicou os planos da dupla. O carro de segurança entrou em ação em razão da inconseqüente batida de Pastor Maldonado (Lotus) em Esteban Gutiérrez (Sauber).

E nas voltas finais, Hamilton não só segurou a pressão de Nico Rosberg, como abriu vantagem para conquistar uma vitória surpreendente em razão da diferença de pneus. Pérez completou o pódio, seguido por Ricciardo e Hulk. Massa ainda tentou ultrapassar Vettel, mas o alemão fechou a porta e assegurou o sexto lugar. O brasileiro chegou em sétimo, à frente do companheiro de Williams, Bottas. Alonso e Raikkonen completaram os dez primeiros. Outros pilotos que brilharam neste domingo foram Sergio Pérez (Force India) e Daniel Ricciardo (RBR). O mexicano ganhou a disputa interna com o badalado Nico Hulkenberg e colocou pela primeira vez a Force India no pódio.

A próxima etapa do calendário 2014 da Fórmula-1 será realizada dentro de duas semanas, em Xangai, na China.

Classificação final

1.º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 58 voltas em 1h38min42s743;
2. º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1s085;
3. º) Sergio Pérez (MEX/Force India), a 24s067;
4. º) Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull), a 24s489;
5. º) Nico Hulkenberg (ALE/Force India), a 28s654;
6. º) Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), a 29s879;
7. º) Felipe Massa (BRA/Williams), a 31s200;
8. º) Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 31s800;
9. º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 32s500;
10. º) Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari), a 33s400;
11. º) Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso), a 41s300;
12. º) Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 43s100;
13. º) Max Chilton (ING/Marussia), a 59s900;
14. º) Pastor Maldonado (VEN/Lotus), a 1min02s800;
15. º) Kamui Kobayashi (JAP/Caterham), a 1min27s900;
16. º) Jules Bianchi (FRA/Marussia), a uma volta.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)