Metropolitano de Marcas: 8.ª etapa define últimos campeões de 2013

0
Postado 18 de novembro de 2013 por bisponeto em
O Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR), viveu um fim de semana (16 e 17/11) de definições, durante a 8ª etapa do Campeonato Metropolitano de Curitiba de Marcas e Pilotos. O evento contou com organização e promoção da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA) e os campeões da temporada 2013 são: Gustavo Magnabosco (SC – Marcas “A”), Eduardo Scheer (SC – Marcas “B”), Marcos Ramos (PR – Marcas Sênior), Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR – Turismo 1.6 “A”), Guilherme Scheer (SC – Turismo 1.6 “B”), Eduardo Berlanda (SC – Turismo 5000 “A”), e Richard Heidrich (SC – Turismo 5000 “B”).

No sábado (16/11) quente e com chuva no fim do dia, os três primeiros por categoria nos treinos classificatórios foram: Turismo 1.6 “A”: 1.°) Andrei Carta/Ruslan Carta Filho (PR), 1min42s765; 2.º) Billy Gabardo/Beto Baú (PR), 1min42s884; e 3.°) Jeferson Averbuck (PR), 1min42s947. Turismo 1.6 “B”: 1.°) Guiulherme Scheer (SC), 1min42s726; 2.°) Mitsui Duzanowski (SC), 1min43s001; e 3.°) Richard Heidrich (SC), 1min43s243. Marcas “A”: 1.°) Gustavo Magnabosco (SC), 1min40s720; 2.°) Michel Giusti (SC), 1min40s910; e 3.°) Davi Dal Pizzol/Felipe Tozzo (SC), 1min40s965. Marcas “B”: 1.°) Eduardo Scheer (SC), 1min40s554; 2.°) Ruslan Carta Filho/Andrei Carta (PR), 1min41s251; e 3.°) Yukio Duzanowski (SC), 1min41s830. Marcas Sênior: 1.°) Cláudio Simão (SC), 1min41s525; 2.°) Marcos Ramos (PR), 1min42s053; e 3.°) Algacir Sermann Filho (PR), 1min42so114. Turismo 5.000 “A”: 1.°) Armin Kliewer (PR), 1min36s939; 2.°) Eduardo Berlanda (SC), 1min37s435; e 3.°) Maurício Reuter (SC), 1min37s660. Turismo 5.000 “B”: 1.°) Richard Heidrich (SC), 1min38s888; 2.°) Rubens Kliewer (PR), 1min39s121; e 3.°) Marco André Garcia (PR), 1min40s025.

– Turismo 1.6 –

            As categorias Turismo 1.6 “A” e “B” formaram grid com 26 carros. Na primeira corrida, o pole position Guilherme Scheer manteve a liderança da corrida na largada, onde ficou até a sexta volta, quando foi ultrapassado Andrei Carta e Jeferson Averbuck. Na volta seguinte, Guilherme Scheer recuperou o segundo lugar. A “briga” foi boa entre os seis primeiros até a entrada do safety car regulamentar na nona volta, onde nas primeiras posições estavam Andrei Carta, Guilherme Scheer, Jeferson Averbuck, Mitsui Duzanowski, Rodrigo Kostin e Osvaldo Scheer. Boa corrida de recuperação de Beto Baú, que na segunda volta caiu para a 21.ª posição, depois de um toque com Eduardo Pavelski, concluindo a prova em sétimo lugar na Geral. Ao fim de 17 voltas, vitória de Andrei Carta na Geral e Turismo 1,6 “A”, com tempo total de 32min11s918, seguido de Osvaldo Scheer, a 1s260, Jeferson Averbuck, a 2s855, Rodrigo Kostin, a 4s292, Beto Baú, a 5s072 e Marcelo Cordeiro, a 8s280. Na Turismo 1.6 “B” a vitória foi de Guilherme Scheer, com tempo total de 32min12s532, tendo Mitsui Duzanowski em segundo, a 3s097, Richard Heidrich em terceiro, a 5s070, Charles Zimmermann em quarto, a 5s814, James Shwerdtner em quinto, a 6s901, e, Eduardo Pavelski em sexto, a 10s140.

Na segunda prova das categorias Turismo 1.6 “A” e “B”, o pole position Ruslan Carta Filho manteve a liderança na largada, seguido de Guilherme Scheer em segundo e Rodrigo Kostin em terceiro. Na 7ª volta, Guilherme Scheer assumiu a liderança, seguido de Ruslan Carta Filho e Jeferson Averbuck. A prova foi muito disputada entre os seis primeiros e também do sétimo ao décimo segundo colocados. Na nona volta, durante a entrada do safety car regulamentar, os seis primeiros eram Guilherme Scheer, Ruslan Carta Filho, Billy Gabardo, Jeferson Averbuck, Richard Heidrich e Alexandre Laska. Na relargada, Guilherme Scheer manteve a liderança, seguido de perto por Ruslan Carta Filho e Billy Gabardo. Na 11.ª volta, Ruslan Carta Filho assumiu a liderança e Billy Gabardo o segundo lugar. Na volta seguinte, Billy assumiu a liderança da prova para não mais perdê-la. Grande corrida de Geovane Ciesielski, que largou da 25.ª posição e concluiu a prova em quarto em sua categoria. Ao fim de 19 voltas, vitória de Billy Gabardo na Geral e na Turismo 1.6 “A”, com tempo total de 34min15s561, seguido de Jeferson Averbuck, a 0s760, Carlos Vaz, a 6s825, Geovane Ciesielski, a 7s178, Felipe Santos, a 7s477, e em sexto lugar, Stive Tokarski, a 13s020. Na Turismo 1.6 “B”, vitória de Guilherme Scheer, com tempo de 34min20s562, tendo Richard Heidrich em segundo, a 2s707, Rodrigo Bonato em terceiro, a 4s794, José Pederneiras em quarto, a 7s892, Richard Campos em quinto, a 13s245, e, Mitsui Duzanowski em sexto, a 14s784. A volta mais rápida da prova foi de Mitsui Duzanowski, na 8.ª passagem da segunda prova, com o tempo de 1min42s428, à média de 129,854 km/h.

– Marcas –

            Com dois títulos ainda em disputa, as categorias Marcas “A”, “B” e Sênior, realizaram a primeira corrida muito disputada, com bons “pegas” nas três categorias e em vários pontos da pista, reunindo 15 participantes. Na largada, o pole position Eduardo Scheer manteve a ponta da corrida, seguido de perto por Michel Giusti, Gustavo Magnabosco, Felipe Tozzo, Ruslan Carta Filho, Jorge Martelli, Valmor Emílio, Claudio Simão, Marcos Ramos e Yukio Duzanolski. Na 2.ª volta, os carros de Felipe Tozzo e Michel Giusti se tocaram, perdendo várias posições. Com Eduardo Scheer disparando na liderança, a briga pelo segundo lugar ficou entre Gustavo Magnabosco, Valmor Emílio, Ruslan Carta Filho e Yukio Duzanowski. Na última volta, Valmor Emílio ultrapassou Gustavo Magnabosco e Ruslan Carta Filho ultrapassou os dois, assumindo a segunda posição na Geral. No fim da corrida, Valmor Emílio foi penalizado em 20 segundos, por atitude antidesportiva, mas entrou com recurso e o resultado ficou sub-judice, aguardando julgamento dos Comissários Desportivos. Após 20 voltas, vitória de Eduardo Scheer na Geral e Marcas “B” com tempo de 34min02s297, tendo Ruslan Carta Filho em segundo, a 7s312, Yukio Duzanowski em terceiro, a 8s190, e, Rodrigo Bastos em quarto, a 17 voltas. Na categoria Marcas “A”, vitória de Gustavo Magnabosco, com tempo de 34min10s085, vindo a seguir Jorge Luiz Martelli, a 5s440, Felipe Lobo, a 6s154, Valmor Emílio, a 19s752, Michel Giusti, a 45s874 e Felipe Tozzo, a 18 voltas. E na Marcas Sênior, venceu Cláudio Simão, com tempo de 34min19s944, tendo Algacir Sermann Filho em segundo, a 8s485, Marcos Ramos em terceiro, a 8s809, Gastão Weigert em quarto, a 13s521, e, Celso Mancia em quinto, a 21s679.

Expectativa para a segunda prova das categorias Marcas, com Eduardo Scheer largando na frente e mantendo a primeira posição, seguido de Gustavo Magnabosco, Andrei Carta, Felipe Lobo, Yukio Duzanowski, Cláudio Simão, Michel Giusti, Marcos Ramos e Davi Dal Pizzol. Grande corrida de Davi Dal Pizzol, que largou da 14.ª posição, na sétima volta era o sétimo colocado e na 12.ª volta estava em sexto lugar. Gustavo Magnabosco liderou de ponta a ponta na Marcas “A”, sem ser incomodado por ninguém. Na Marcas “B”, Eduardo Scheer também liderou de ponta a ponta, seguido de Andrei Carta e Yukio Duzanowski. E na Marcas Sênior, bom “pega” entre Cláudio Simão e Algacir Sermann Filho pela primeira posição, e de Marcos Ramos com Celso Mancia pelo quarto lugar nas últimas voltas. Ao fim de 20 voltas, a vitória na Geral e na Marcas “B” foi de Eduardo Scheer, com tempo total de 33min44s156, seguido de Andrei Carta, a 3s365, Yukio Duzanowski, a 4s822, e Eduardo Alves, a 40s784. Na Marcas “A” venceu Gustavo Magnabosco, com tempo de 33min44s725, tendo Felipe Lobo em segundo, a 16s943, Michel Giusti em terceiro, a 17s595, e Davi Dal Pizzol em quarto, a 28s115. E na Sênior, vitória de Algacir Sermann Filho, no tempo de 34min14s823, seguido de Gastão Weigert, a 0s235, Cláudio Simão, a 0s524, Marcos Ramos, a 9s287, e, Celso Mancia, a 12s717. A volta mais rápida da prova foi de Davi Dal Pizzol, na 10.ª passagem da segunda prova, com o tempo de 1min40s226, à média de 132,720 km/h.

– Turismo 5.000 –

Encerrando as disputas no Autódromo de Curitiba, as categorias Turismo 5000 “A” e “B” foram para a primeira prova, com 11 participantes, debaixo de muita chuva, largando com safety car. O pole position Armin Kliewer manteve a liderança na largada, seguido de perto por Eduardo Berlanda, Maurício Reuter, Marco Antonio Garcia e Osvaldo Scheer. Na 3ª volta, Maurício Reuter ultrapassou Armin Kliewer no fim da reta assumindo a liderança da prova, deixando a “briga” pelo segundo lugar entre Armin Kliewer e Eduardo Berlanda, até a bandeirada final. Ao fim de 12 voltas, vitória de Maurício Reuter, na Geral e na Turismo 5.000 “A”, com tempo total de 25min28s639, seguido de Eduardo Berlanda, a 9s156, Armin Kliewer, a 9s344, Marco Antonio Garcia, a 15s413, e, Marco Aurélio Garcia, a 17s122. Na Turismo 5.000 “B” venceu Márcio Reuter, com tempo de 25min46s417, com Rubens Kliewer em segundo, a 1min09s652, Marco André Garcia em terceiro, a uma volta, e, Richard Heidrich em quarto, a duas voltas.

O último campeão de 2013 saiu na segunda prova das categorias Turismo 5000, com boas disputas nas primeiras voltas, pela liderança da prova. Na largada, Eduardo Berlanda assumiu a primeira posição, seguido de perto por Armin Kliewer e Maurício Reuter, que travaram bons “pegas” do início ao fim da prova. Na 7.ª volta, Armin Kliewer assumiu a liderança seguido de perto por Eduardo Berlanda, Maurício Reuter e Marco Antonio Garcia. O safety car entrou na 11.ª volta, para a retirada do carro de Oswaldo Scheer, que ficou encalhado na “Junção”. Após duas voltas, a relargada para uma volta, com Eduardo Berlanda, Maurício Reuter e Marco Antonio Garcia superando Armin Kliewer. Na categoria “B”, com a quebra de Márcio Reuter na terceira volta, a “briga” foi boa entre Richerd Heidrich, Rubens Kliewer e Marco André Garcia, que se alternavam na liderança.

Depois de 14 voltas, vitória na Geral e Turismo 5000 “A” de Eduardo Berlanda, com tempo total de 24min44s475, seguido de Maurício Reuter, a 0s787, Marco Antonio Garcia, a 2s197, Armin Kliewer, a 2s345, Anderson Andrade, a 5s654, e, Oswaldo Scheer, a uma volta. Na Turismo 5000 “B”, venceu Rubens Kliewer, com tempo de 24min48s782, tendo Richard Heidrich em segundo, a 0s808, e, Marco André Garcia em terceiro, a 5s390. Armin Kliewer marcou a volta mais rápida da prova, na 10.ª passagem da segunda prova, com tempo de 1min36s528, à média de 137,805 km/h.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)