Fórmula-1: Vettel vence agitado GP da Coréia do Sul

0
Postado 6 de outubro de 2013 por bisponeto em
O fim de semana foi agitado para o “circo” da Fórmula- na Coréia do Sul. O esperado tufão não passou. A chuva forte não deu as caras. E com o tempo aberto e alguns imprevistos durante a corrida na Coréia do Sul, neste domingo foi impossível superar Sebastian Vettel e sua RBR. Com mais uma atuação impecável, o tricampeão conquistou mais uma vitória, a oitava no ano, e a quarta seguida.

Restando cinco provas para o fim da temporada, Vettel está cada vez mais perto de se tornar o tetracampeão mais jovem da história da Fórmula-1, aos 26 anos. Ele pode assegurar o título no próximo fim de semana, no GP do Japão. Com 272 pontos, 77 a mais que o vice-líder Fernando Alonso, o alemão da RBR assegurará o título se vencer a corrida e o espanhol da Ferrari não chegar entre os oito primeiros.

A CORRIDA

Dada a largada, Vettel manteve a ponta com tranqüilidade, seguido por Hamilton, Grosjean, Rosberg e Alonso. Porém Massa acabou sendo surpreendido por Gutiérrez, “rodou” e caiu para o último lugar. Alonso deu uma escapada e perdeu a posição para Hulkenberg, enquanto Button danificou o bico no tumulto. Grosjean foi esperto e tomou o segundo lugar de Hamilton. E quem mais lucrou na primeira volta foi Maldonado, que ganhou oito posições, subindo de 18º para décimo.

Nas voltas seguintes, Alonso e Raikkonen “brigaram” pelo sexto lugar. E na prévia de 2014, o “Homem de Gelo” ganhou o primeiro duelo. Enquanto isso, Webber que largara em 13º em razão da punição pela carona a Alonso em Cingapura aparecia em oitavo. Após 15 voltas, Vettel se mantinha na ponta, três segundos à frente de Grosjean e a quatro de Hamilton. Em quinto aparecia Rosberg, acompanhado por Hulk, Alonso, Raikkonen e Webber. Nesse momento, Massa era o 15º.

A partir daí, a grande atração da prova passou a ser o pelotão formado por Hulkenberg, Alonso, Kimi e Webber. O espanhol da Ferrari chegou a tirar uma “fina” do alemão da Sauber numa freada mais forte na disputa pelo quinto lugar. Um pouco mais atrás, Massa descontava a ultrapassagem de Gutiérrez e assumia a 14ª posição. Na 27ª volta, Paul di Resta perdeu o controle de sua Force India no miolo do circuito asiático e acertou a barreira de proteção. No pelotão da frente, o desgaste de pneus começava a pesar para alguns pilotos.

Fernando Alonso perdeu o quinto lugar para Webber. E Rosberg que vinha tirando mais de 2s de diferença por volta de Hamilton, no momento em que foi ultrapassar seu companheiro de Mercedes para assumir o terceiro lugar, a asa dianteira de seu carro cedeu repentinamente e começou a arrastar o chão levantando faísca. O alemão teve que ir para os boxes, acabando com suas chances de pódio. Na 32ª volta, o pneu de Pérez dechapou no meio da reta soltando a banda de rodagem. Webber precisou ser ágil para desviar dos fragmentos. O “safety car” teve que ser acionado para a retirada dos detritos da pista.

Imediatamente, os pilotos que não haviam feito o segundo “pit stop” foram para os boxes. Vettel fez sua parada e se manteve na liderança, seguido por Grosjean. Raikkonen, que havia feito o segundo “pit stop” há algumas voltas, e aparecia em terceiro, acompanhado por Hamilton, Hulkenberg e Alonso. O carro de segurança deixou a pista e a corrida recomeçou, mas por pouco tempo. Adrian Sutil perdeu o controle da Force India e atravessou a pista como uma bola de boliche. Sobrou para Webber, que foi acertado em cheio. O piloto australiano, que vinha fazendo uma boa prova de recuperação, abandonou e viu sua RBR ser tomada pelo fogo pela segunda corrida consecutiva.

Ciente, através do rádio que o “safety car” entraria na pista novamente, Raikkonen ultrapassou Grosjean e assumiu a segunda posição. Na “relargada”, Alonso e Hamilton “brigaram” pelo quinto lugar. O espanhol da Ferrari chegou a ultrapassar o britânico da Mercedes, mas levou o troco curvas depois. Mais à frente, Kimi e Grosjean tentavam não perder contato com o líder Vettel. Logo depois, Vettel recebeu a bandeirada para mais uma vitória. Raikkonen e Grosjean cruzaram a linha de chegada na seqüência. Rosberg completou a prova em sétimo, acompanhado de Button.  Com o abandono de Ricciardo a poucas voltas do fim, Massa ainda ganhou mais uma posição, terminando em nono. Pérez fechou a zona de pontuação.

Vettel ainda anotou, pela segunda vez seguida, o chamado “Grand Chelem”, feito raro na categoria: “pole”, volta mais rápida e vitória liderando todas as voltas. O “circo” da Fórmula-1 retorna no próximo fim de semana, com o GP do Japão, válido pela 15ª etapa da temporada.

Resultado final do GP da Coréia do Sul:

1.º) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 55 voltas, em 1h43m13s701;
2.º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 4s200;
3.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus),a 4s900;
4.º) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 24s100;
5.º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 25s200;
6.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 26s100;
7.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 26s600;
8.º) Jenson Button (ING/McLaren), a 32s200;
9) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 34s300;
10.º) Sergio Pérez (MEX/McLaren), a 35s100.
Volta mais rápida: Sebastian Vettel (RBR), em 1m41s380.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)