Fiat Strada 2014 chega ao mercado em seis versões

0
Postado 15 de outubro de 2013 por bisponeto em
Nesta terça-feira (15 de outubro), a Fiat apresentou à imprensa especializada em Comandatuba, na Bahia, a linha 2014 da picape Strada, a mais vendida do Brasil no segmento, com 95 mil emplacamentos de janeiro a setembro deste ano.

De acordo com a montadora italiana, o modelo chega ao mercado com seis versões, sendo que as picapes cabine dupla contarão com uma terceira porta, que estará posicionada do lado direito da picape. A maçaneta da terceira porta em cabines duplas fica localizada na parte interna do vão da porta. Sem coluna central do lado direito, o espaço para entrada na parte traseira foi ampliado de 0,5 metro quadrado para 1 metro quadrado, segundo a fabricante.

Além das mudanças visuais, também se destaca a caçamba 8 cm mais alta, com acréscimo de quase até 18% no volume de carga. A versão com cabine curta pode levar agora cerca de 120 litros a mais, enquanto a cabine estendida ganhou mais 110 litros e a dupla tem 100 litros a mais no seu volume total.  As três motorizações da Strada estão divididas de acordo com a versão. A Working vem equipada com motor Fire 1.4 Flex, com potência de 85 cv (gasolina) e 86 cv de potência (etanol) e torque de 12,4 kgfm (gasolina) e 12,5 kgfm (etanol).

Os modelos Trekking vem equipados com o E-torQ 1.6 16V Flex, que desenvolve potência de 115 cv (gasolina) e 117 cv (etanol) e torque de 16,2 kgfm (gasolina) e 16,8 kgfm (etanol). Para a Adventure está reservada a motorização mais potente: a E-torQ 1.8 16V com potência de 130 cv (gasolina) e 132 cv de potência (etanol) e torque de 18,4 kgfm (gasolina) e 18,9 kgfm (etanol).

Terceira porta: a única no mundo

Entre as várias inovações introduzidas pela Fiat, a que mais chama a atenção na linha 2014 é a terceira porta ― do lado direito ― para a versão Cabine Dupla. Essa foi uma solução técnica amplamente estudada pela engenharia, e os maiores argumentos para a sua adoção foi à garantia de maior conforto e acessibilidade para os usuários do banco traseiro. A Strada é a única picape compacta do mundo a ter uma porta voltada para os passageiros do banco traseiro, o que reforça a sua vanguarda no segmento.

Mas a opção pela terceira porta não foi somente uma questão estética, uma vez que foram estudados todos os aspectos construtivos do carro, dos clientes, e da sua usabilidade. No processo de desenvolvimento da picape ficou claro que a solução técnica mais adequada para o veículo seria a inclusão de uma porta reversa e a eliminação da coluna central.

Para que a terceira porta se tornasse uma realidade foi desenvolvida uma maçaneta especial, que fica localizada na parte interna do vão da porta com acionamento duplo, o que facilita o funcionamento tanto pelo lado interno quanto pelo lado externo do carro. Um mecanismo simples, engenhoso, com ótima solução estética, e que foi inteiramente desenvolvido pela engenharia da Fiat no centro de Pesquisa e Desenvolvimento Giovanni Agnelli, em Betim, MG.

Lançado em 1998, em complementação à família Palio, o Fiat Strada alcançou a liderança do segmento em 2000. No primeiro semestre, a Volkswagen renovou a vice-líder do mercado Saveiro, que emplacou 53 mil unidades até setembro, isto de acordo com a Fenabrave. A Chevrolet Montana aparece em terceiro, com 34 mil unidades.

Jornalista Bispo Neto (Automania)

 viajou a convite da Fiat Automóveis

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)