F-1: Vettel vence na Índia e faz história

0
Postado 27 de outubro de 2013 por bisponeto em
Neste domingo 27 de outubro, um jovem chamado Sebastian Vettel entrou para a história da Fórmula-1. Foi mais fácil que o esperado. O alemão da RBR agora é o tetracampeão mais jovem da história, superando seu compatriota, o hepta Michael Schumacher, que conquistou seu título aos 32, em 2001. E tudo isso com apenas 26 anos.

A conquista         do título de 2013 da Formula-1com três etapas de antecedência, aconteceu no GP da Índia deste domingo, válido pela 16ª etapa da temporada. E com mais uma vitória, a terceira em três corridas no Circuito Internacional de Buddh, a décima no ano, a sexta de forma consecutiva. Mas diferente das corridas anteriores, o triunfo desta vez foi de outra forma: na estratégia. A RBR chamou Vettel para os boxes logo na segunda volta, para trocar os pneus macios do seu carro, uma vez que pelo regulamento é obrigatório usar os dois tipos de compostos na corrida.

Usando pneus médios pelo restante da prova, Vettel iniciou meteórica escalada e rapidamente voltou para as primeiras posições. E na metade da corrida, o alemão voltou à liderança, onde ficou até a bandeirada final. Nico Rosberg (Mercedes) e Romain Grosjean (Lotus) completaram o pódio. E mesmo com a quebra de Mark Webber a poucas voltas do final, quando era segundo colocado, a RBR também assegurou o tetra do Mundial de Construtores. Um dia de festa nos boxes da equipe austríaca.

Depois de tanta concentração e de tensão com a iminência do título, era a hora de Vettel respirar aliviado e comemorar. O novo tetracampeão completou o espetáculo com “zerinhos” na pista. Em seguida, ajoelhou-se em frente ao carro, reverenciando a máquina que o complementa com tanta perfeição. Depois, subiu no alambrado para sentir o calor da torcida que acolheu com tanto carinho um piloto que reinou absoluto nas três vezes que a categoria passou pelo país.

Para Vettel, comemorar o tetra com vitória certamente foi um sabor a mais. Porém, o piloto poderia nem ter pontuado que, mesmo assim, conquistaria o título. Isso graças a atuação irreconhecível de Fernando Alonso, único que tinha chances de adiar o tetra do alemão. O espanhol da Ferrari quebrou o “bico” do carro logo na largada, precisou fazer uma parada a mais nos boxes e figurou em posições intermediárias durante toda a corrida, terminando em um 11º lugar.

Felipe Massa, contrastando com a apagada atuação de Alonso, chegou em quarto lugar e foi um dos destaques da corrida. Largando em quinto, o brasileiro fez uma primeira volta fantástica: superou Mark Webber nos primeiros metros e depois fez uma ultrapassagem dupla sobre as Mercedes de Rosberg e Lewis Hamilton para assumir a segunda posição. Massa ainda sentiu o gostinho de ser líder por seis voltas após o “pit stop” de Vettel. No fim, perdeu posições durante as paradas nos boxes, mas quase chegou ao pódio, cruzando a linha de chegada em quarto lugar.

Lá na frente, Vettel seguiu absoluto na “ponta”, levou o carro na ponta dos dedos e comemorou o tetracampeonato. Quase trinta segundos depois, Rosberg cruzou a linha de chegada em segundo lugar. Grosjean completou o pódio, seguido de perto por Felipe Massa. Pérez, Hamilton, Raikkonen, Di Resta, Sutil e Ricciardo completaram os dez primeiros. O “circo” da Fórmula 1 volta no próximo fim de semana, para o GP de Abu Dhabi. A “briga” agora ficará por conta do vice-campeonato.

Com 322 pontos, Vettel não pode ser mais alcançado por ninguém. Alonso segue na vice-liderança com 207, seguido por Raikkonen (183) e Hamilton (169). No Mundial de Construtores, a RBR, com 470 pontos, também não pode mais ser ultrapassada. A disputa pelo bônus financeiro para o segundo lugar promete ser acirrada entre Ferrari (309) e Mercedes (303). Sem dúvida, o domingo era mesmo de Sebastian Vettel, o “cara” da Fórmula-1.

Resultado final do GP da India:

1.º) Sebastian Vettel (ALE/RBR), 1h31m12s187 (25 pontos);
2.º) Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 29s823 (18);
3.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 39s892 (15);
4) Felipe Massa (BRA/Ferrari)  a 41s692 (12);
5.º) Sergio Pérez (MEX/McLaren), a 43s829 (10);
6.º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 52s4  (8);
7.º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 1m07s900 (6);
8.º) Paul Di Resta (ESC/Force India), a 1m12s800 (4);
9.º) Adrian Sutil (ALE/Force India), a 1m14s700 (2);
10.º) Daniel Ricciardo (AUS/STR), a 1m16s200 (1);
11.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1m18s200;
12.º) Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1m18s900;
13.º) Jean-Eric Vergne (FRA/STR), a 1 volta;
14.º) Jenson Button (ING/McLaren), a 1 volta;
15.º) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber), a 1 volta;
16.º) Valtteri Bottas (FIN/Williams), a 1 volta;
17.º) Max Chilton (ING/Marussia), a 2 voltas;
18.º) Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 2 voltas.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)