Fórmula 1: Hamilton conquista 1ª vitória com Mercedes

0
Postado 28 de julho de 2013 por bisponeto em
Depois de conquistar a “pole position” para o GP da Hungria no treino classificatório de sábado (27), Lewis Hamilton manteve os “pés no chão” e venceu neste domingo (28 de julho), em Hungaroring o GP da Hungria de Fórmula-1. Foi um verdadeiro milagre. Com atuação impecável, o campeão mundial de 2008 administrou o desgaste dos pneus na quente tarde de Budapeste (35º C) para, enfim, subir ao lugar mais alto do “podium”. Foi sua primeira vitória na equipe Mercedes, após seis anos na McLaren.

Hamilton largou bem e manteve a ponta. Vettel se arriscou e ultrapassou Grosjean para segurar a segunda posição. O francês da Lotus ainda teve que suportar  a pressão de Alonso, que havia superado Rosberg. Massa foi outro que começou bem. Partindo em sétimo, ganhou a posição de Raikkonen. Mas ao tentar passar Rosberg, acabou tocando no pneu traseiro direito do alemão, perdendo pequeno pedaço do bico de sua Ferrari. Com o incidente, Nico caiu para a 12ª posição, e o brasileiro subiu para quinto. Uma das grandes atrações da corrida, Romain Grosjean terminou em sexto. O francês foi dos que mais mostraram ousadia no travado circuito de Hungaroring. Acabou até se prejudicando por isso após ser punido por usar a parte de fora da pista para completar uma ultrapassagem sobre Massa.

Fernando Alonso também teve atuação apagada, terminando em quinto, logo atrás de Mark Webber (RBR). Esta foi a 22ª vitória de Hamilton na carreira, a primeira com as “Flechas de Prata”. Um triunfo que serve para silenciar os críticos que condenaram sua saída da tradicional McLaren para apostar em novos ares na Mercedes. Decisão que se mostrou acertada em 2013, evidenciada pela péssima fase que atravessa sua ex-equipe, que terminou mais uma vez no pelotão intermediário. Outro destaque da prova foi Weber. Por não ter anotado tempo no treino classificatório, Webber largou em décimo com pneus médios (contra macios dos rivais) e cruzou a linha de chegada em quarto lugar.

Num fim de semana complicado, Rosberg pressionava Massa pela oitava posição. Mas para alívio do brasileiro, não era dia do alemão da Mercedes. Na passagem de número 65, seu motor estourou. O carro ainda teve um princípio de incêndio, e Nico Rosberg abandonou a prova. A três voltas do final, Vettel tentou ultrapassar o finlandês Kimi Raikkonen. Mas o “Homem de Gelo” com habilidade segurou a segunda posição. Enquanto isso, Hamilton rumava com tranqüilidade para receber a bandeira quadriculada em primeiro.

A vitória de hoje em Hungaroring, no GP da Hungria de F-1coloca Hamilton de vez na “briga” pelo titulo de 2013. O piloto britânico chegou aos 124 pontos e se aproximou dos rivais na classificação. Mas após dez das 19 etapas disputadas a principal mudança fica na tabela de pontuação por conta de Raikkonen, que superou Alonso e assumiu a vice-liderança com 134 pontos, um à frente do espanhol. No topo, Vettel aumentou um pouco mais sua vantagem e lidera com 172 pontos. A Fórmula-1 agora entra nas tradicionais férias de meio de ano. E só volta daqui a um mês, com o GP da Bélgica, de 23 a 25 de agosto.

 

Resultado final do GP da Hungria:

1.º) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), 70 voltas;
2.º) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus), a 10s09;
3.º) Sebastian Vettel (ALE/RBR), a 12s4;
4.º) Mark Webber (AUS/RBR), a 18s;
5.º) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 31s4;
6.º) Romain Grosjean (FRA/Lotus), a 32s2;
7.º) Jenson Button (ING/McLaren), a 53s8;
8) Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 56s4;
9.º) Sergio Pérez (MEX/McLaren), a 1 volta;
10.º) Pastor Maldonado (VEN/Williams), a 1 volta;
11.º) Nico Hulkenberg (ALE/Sauber), a 1 volta;
12.º) Jean-Eric Vergne (FRA/STR), a 1 volta;
13.º) Daniel Ricciardo (AUS/STR), a 1 volta;
14.º) Giedo van der Garde (HOL/Caterham), a 2 voltas;
15.º) Charles Pic (FRA/Caterham), a 2 voltas;
16.º) Jules Bianchi (FRA/Marussia), a 3 voltas;
17.º) MAx Chilton (ING/Marussia), a 3 voltas.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)