Volks estréia motor 1.0 no Fox Bluemotion

0
Postado 26 de junho de 2013 por bisponeto em
Nesta quarta-feira (26 de junho), a Volkswagen apresentou à imprensa o Fox Bluemotion 2014, que estréia o esperado motor 1.0 de três cilindros, que também será responsável por movimentar as versões de entrada do subcompacto Up nacional e demais modelos da marca.

Para começar, o novo motor é 24 kg mais leve que o 1.0 TEC de quatro cilindros usado pelo Gol, graças ao cilindro a menos e ao bloco de alumínio. Além disso, traz cabeçote com quatro válvulas por cilindro (12V no total) e comando de válvulas variável na admissão. O coletor é integrado ao cabeçote e não há mais tanquinho suplementar para o sistema de partida a frio, substituído pela tecnologia E-flex de aquecimento do etanol. Assim a potência chegou a bons 75/82 cv de potência e 9,7/10,4 kgfm de torque entre 3.000 e 3.800 rpm – com gasolina e etanol, respectivamente.

Afora o inédito motor, o novo Fox Bluemotion traz outros detalhes para maior economia de combustível, como grade fechada e aerofólio (para um CX de 0,33) e pneus 175/70 R14 de baixa resistência à rodagem (e pressão elevada, de 36 psi na dianteira e 34 psi na traseira). Para compensar a maior dureza dos pneus, a suspensão foi recalibrada. O consumo anunciado pela fabricante alemã, seguindo normas e padrões do Inmetro, é de 8,8 km/l na cidade e 9,9 km/l na estrada (etanol) e 12,7 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (gasolina).

Internamente o “hatch” Fox Bluemotion  ganhou soleiras de metal e o painel, agora na cor cinza, vem com um indicador para troca de marchas e uma barrinha digital para consumo instantâneo. O carro também ganhou direção eletro-hidráulica (antes era só hidráulica), relação de marchas alongada e nova calibração de amortecedores. De acordo com dados da Volkswagen, ele é o propulsor de 1 litro mais potente do Brasil, superando os de Chevrolet e Hyundai (mesmo os 4-cilindros).

*Com reportagem de Bispo Neto, de Campinas (SP)

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)