Mitsubishi inicia à produção nacional do ASX

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Postado 24 de junho de 2013 por bisponeto em
Desde 1991, o Grupo Souza Ramos importa veículos Mitsubishi para o Brasil e, a partir de 1997, passou a fabricar picapes em Catalão (GO). E logo depois os utilitários Pajero Dakar e TR4 ganharam identidade nacional. Neste mês, o “crossover” ASX, que vinha do Japão, também ganha cidadania brasileira. O programa de nacionalização da marca vai continuar até 2014, quando o sedã Lancer será fabricado na cidade goiana.

O Mitsubishi ASX nacionalizado tem poucas diferenças em relação ao importado, inclusive no preço, que ficou apenas R$ 1 mil mais barato, partindo de R$ 83.490,00 na versão manual com tração 4×2. O “crossover” ASX tem como diferencial o visual mais agressivo, que permaneceu o mesmo após a nacionalização. Entre os itens que ainda devem demorar a ser nacionalizados, estão o câmbio CVT e os pára-lamas dianteiros em Noryl, que ajuda a reduzir eventuais impactos. De acordo com o presidente da MMC Automotores, Robert Rittscher, a produção do ASX teve de ser antecipada em cerca de seis meses para atender requisitos do programa Inovar-Auto.

Traz de série o ASX brasileiro: direção elétrica, ar-condicionado automático, radio com conectividade via Bluetooth, freios com ABS, duplo “airbag” frontal e controles do rádio no volante. A versão 4×2 manual tem transmissão de cinco marchas. E a 4×2 automática tem caixa CVT, de relações continuamente variáveis, e adiciona “rack” no teto e aletas atrás do volante para efetuar as trocas de marcha manualmente. A topo de gama 4×4 tem o mesmo câmbio automático, mas conta com tração integral. O motor flex ficou de lado, portanto, o modelo segue com o 2.0 16V a gasolina de 160 cv de potência a 6.000 rpm e 20,1 kgfm de torque a 4.200 rpm. O ASX tem 4,3 m de comprimento, 1,8 m de largura, 1,6 m de altura e 2,7 m de entre-eixos. A versão 4×4 automática, a mais pesada, tem 1.345 kg.

A principal mudança do ASX brasileiro foi a adoção de rodas de 18 polegadas com pneus 225/55. O conjunto é maior que o usado na versão importada e exigiu uma recalibração da suspensão.  Rittscher define o ASX nacionalizado como “um “crossover” de proposta urbana. Nós temos SUVs de verdade, como o TR4 e o Dakar, com grande vão livre em relação ao solo e caixa de redução. Não temos porque falar que o ASX é algo que ele não é”, ou seja, um SUV. Até maio, foram vendidas 4,7 mil unidades do ASX, e a partir da nacionalização a estimativa é de emplacar mais 6,5 mil, totalizando 11,2 mil, dentro de um segmento que a Mitsubishi acredita ter potencial para 138 mil unidades em 2013.

Nacionalizado o ASX estará disponível em três configurações: 4×2 manual (R$ 83.490,00), 4×2 automática (R$ 89.490,00) e 4×4 automática (R$ 99.990,00). São concorrentes do ASX brasileiro: o Toyota RAV4 e o Honda CR-V.

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