Fox 3 cilindros: primeiras impressões

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Postado 28 de junho de 2013 por bisponeto em
Na última quarta-feira (26 de junho), a Volkswagen apresentou à imprensa, o Fox Bluemotion 2014, que estreou o esperado motor 1.0 de três cilindros, que também poderá movimentar as versões de entrada de outros modelos da marca alemã.

Automanianetrodou” pouco mais de 100 quilômetros com o novo Fox Bluemotion e se impressionou. O primeiro sinal da presença do novo motor é notado assim que damos a partida no carro. O ronco emitido é bem diferente do som do motor quatro cilindros. Mas interessante. O som, aliás, lembra muito o de outros motores de três cilindros presente no mercado brasileiro: o do Hyundai HB20 e Kia Picanto.  O “test-drive” realizado em estradas e ruas na região de Campinas (SP).

O acabamento e a ergonomia do Bluemotion 3 cilindros mantêm o padrão do Fox. O motorista fica numa posição mais alta e tem boa visibilidade ao redor do carro. Os comandos são fáceis de serem acessados, resultado de boa ergonomia geral. Na hora de acelerar, o motor de 3 cilindros se sai bem. Aliás, ele pede para ser acelerado: a potência máxima de 82 cv aparece em altos 6.250 rpm. O torque máximo (10,4 kgfm) se mantém entre 3 mil rpm e 3.800 rpm, com 85% dele disponível a partir das 2.000 rpm. Por utilizar componentes de menor peso, o motor sobe de giro rápido e, por conseqüência, deixa o compacto bem esperto. A 110 km/h, em quinta marcha, o Fox roda perto de 4.000 rpm.

Graças ao belíssimo trabalho de isolamento acústico feito pela Volkswagen, o ruído que invade a cabine é baixo e não incomoda.  Seu câmbio manual de cinco marchas contribui para o bom desempenho, e a nova direção eletro-hidráulica também oferece perceptível melhora para quem dirige, principalmente na estrada, e contribui para menor gasto de energia para a assistência. Conseqüentemente, melhora o consumo de combustível. Detalhe: a unidade avaliada tinha gasolina no tanque — ou seja, rendia 75 cv de potência e 9,7 kgfm de torque.

Em rodovias, o Fox Bluemotion “3 cilindros” vai bem até a faixa de 100/110 km/h, mas exige que o motorista realize trocas mais freqüentes de marcha para manter a velocidade em trechos de aclive. Aos 110 km/h, o conta-giros fica próximo dos 4 mil rpm, fazendo com que o som do “três cilindros” se faça mais presente na cabine.

Quanto a consumo conseguimos números até melhores que os anunciados pela Volkswagen. Enquanto a montadora informava 12,7 km/l na cidade e 14,4 km/l na estrada (de acordo com dados do Inmetro), obtivemos 17,8 km/l no perímetro urbano e 19,7 km/l em rodovias. A autonomia do computador de bordo indicava 574 quilômetros (o tanque de combustível tem 50 litros). A Volkswagen espera comercializar cerca de 600 a 700 unidades desse Fox “3 cilindros” por mês, que preço inicial de R$ 32.590,00 (duas portas) e R$ 34.090,00 (quatro portas).

*Por Bispo Neto, de Campinas (SP)

 

Ficha técnica – VW Fox Bluemotion

 

Motor: dianteiro, transversal, três cilindros em linha, 12 válvulas, comando variável na admissão, 999 cm3, flex;

Potência: 75/82 cv a 6.250 rpm; Torque: 9,7/10,4 kgfm a 3.000 rpm; Transmissão: câmbio manual de cinco marchas, tração dianteira;

 Direção: eletro-hidrálica;

Suspensão: independente McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira;

Freios: discos ventilados na dianteira e tambores na traseira, com ABS; Rodas: aro 14 com pneus 175/70 R14;

Peso: 993 kg;

Capacidades: porta-malas 260 litros, tanque 50 litros;

Dimensões: comprimento 3.823 mm, largura 1.657 mm, altura 1.545 mm, Entreeixos:  2.465 mm;

Desempenho: aceleração 0 a 100 km/h: 13,2 s;

Velocidade máxima: 167 km/h.

 

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