Ar condicionado deve ser ligado no inverno

0
Postado 17 de junho de 2013 por bisponeto em
Com as temperaturas mais baixas em quase todo o Brasil nesta época do ano, principalmente nos estados do Sul, o ar condicionado dos carros ganha um folga. Mas atenção, mesmo em época frias, ele precisa ser ligado de tempos em tempos. Porque isso vai ajudar a prolongar a vida útil das peças e evitar problemas quando você mais precisar daquele ventinho gelado quando o verão chegar.

De acordo com Ernesto Miyazaki, proprietário da Arcon e integrante da Câmara de Ar Condicionado do Sindicado dos Mecânicos de São Paulo (Sindirepa), a recomendação é que o ar condicionado seja ligado pelo menos uma vez por semana por 10 a 20 minutos, Isso possibilitará que as mangueiras, vendedores e selos de borracha fiquem sempre lubrificados graças ao óleo que circula no sistema misturado ao gás. Essa medida simples diminuiu o risco de rachaduras nas peças e os vazamentos, o principal motivo de problema no ar condicionado dos automóveis.

“Muita gente simplesmente esquece do ar durante o inverno. É importante ligá-lo, mesmo que seja na velocidade mínima. É fundamental o gás e o óleo circularem pelo sistema” observa Ernesto. O inverno também pode ser uma boa época para fazer a revisão do ar, caso você nunca tenha feito. O recomendado é procurar uma empresa especializada para, principalmente, conferir o filtro de cabine, a peça responsável por evitar a entrada de impurezas no carro. O filtro, que também evita o mau cheiro, não tem data de validade exata.

A durabilidade dele vai depender do modo de uso do motorista. Carros que andam em estradas mais poluídas ou empoeiradas, por exemplo, terão a peça comprometida mais rapidamente. A revisão também vai checar se há vazamentos e conferir a pressão do gás. Só cuide para não cair em conversa fiada. O gás do ar condicionado não precisa ser trocado nem reposto se houver vazamento. Ele não gasta naturalmente nem perde o prazo de validade, como algumas pessoas dizem por aí.

 

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)