Tropicalização da tecnologia japonesa

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Postado 3 de abril de 2013 por bisponeto em
O grupo japonês JTEKT, especializado na produção de sistemas de direção, inaugura na terça-feira (9/4), às 13h30, em Curitiba (PR), com a presença do presidente da Divisão de Steering da JTEKT mundial, Seiho Kawakami, o JSATC-JTEKT South America Technical Center, centro tecnológico focado em serviços de engenharia para a oferta de soluções às montadoras clientes da empresa, como Toyota, Volkswagen, Peugeot/Citröen, Fiat, Renault/Nissan e GM.

A proposta do JSATC – oitavo centro tecnológico da JTEKT no mundo – é prover serviços de engenharia que englobam validações de novos projetos, investigação de potenciais problemas em garantia, propostas de localização de componentes, análise de valor e engenharia de cada componente para atender as exigências de competitividade mundial. Esses requisitos permitem atender ao regime Inovar-Auto, programa de incentivo à inovação tecnológica e adensamento da cadeia produtiva de veículos automotores, adotado pelo Governo Federal para estimular o investimento na indústria automobilística nacional e que prevê mais de R$ 50 bilhões em investimentos no setor até 2015.

“A atuação do centro atende às necessidades de nossos clientes locais, uma vez que todos, invariavelmente, são multinacionais que aplicam localmente tecnologia desenvolvida fora do País”, explica o diretor comercial e engenharia Mercosul da JTEKT do Brasil, Lucio Pinto. Segundo ele, por meio do JSATC, o Grupo apresenta um diferencial em tempo de resposta e custo, pois evita o envio de peças para fora do Brasil e o consequente pagamento de mão de obra mais onerosa, além dos impostos. “Como o JSATC tem atuação em toda a América do Sul, atenderemos demandas de produtos manufaturados no Brasil e também na Argentina, onde temos uma fábrica totalmente nova, a ser inaugurada ainda em abril deste ano em Escobar, região metropolitana de Buenos Aires”, avisa.

Desenvolvimento com perícia e qualidade

A formatação de um centro tecnológico estava nos planos da JTEKT desde a inauguração da sua planta no Brasil, em São José dos Pinhais, região metropolitana de Curitiba, em 2010. De acordo com o diretor, a atual expansão da fábrica brasileira da JTEKT pode ser creditada a fatores econômicos e à demanda de mercado. “Esta decisão foi viabilizada por motivos como o crescimento do mercado regional nos últimos anos e a chegada de novas plataformas mais globalizadas e tecnológicas, como o sistema de direção elétrico, presente nos novos carros compactos de mercados desenvolvidos e de países emergentes”, comenta o diretor. “Fatores adversos sempre nos obrigam a encontrar propostas mais criativas que justifiquem a decisão tomada. Entre estes fatores cito o aumento expressivo da participação do custo da mão de obra no preço de nosso produto, a inflação acumulada superior a dois dígitos nos últimos dois anos e o fim do incentivo do acordo automotivo para produtos importados sem produção similar no Brasil. Tudo isso somado a um Real valorizado traz um cenário diferente do que tínhamos antes de 2010”, acrescenta.

Com 3,2 mil m², o JSATC possui escritórios, estações de CAD, bancadas de teste para durabilidade em temperaturas que variam de -40 a +120 graus Celsius, testes de ruptura de mecanismos e de impacto, protótipos para testes de ruído na câmara anecoica, garagem e uma pista de testes com nove pavimentos que simulam as condições das rodovias da América do Sul. “Em parceria com a equipe de engenharia de nossos clientes, nossos engenheiros e técnicos projetaram as mais severas condições de navegabilidade, de forma a garantir que o produto final esteja apto a rodar por nossas rodovias com a segurança e a qualidade desejadas pelo consumidor final”, garante Lucio Pinto.

Os sistemas de direção são considerados itens fundamentais em um automóvel no que diz respeito à segurança. Sua função é transferir o esforço feito no volante pelo motorista para as rodas, minimizando a força necessária. Tamanha responsabilidade pede um produto de extrema perícia e qualidade.

Investimento e projetos

A JTEKT investiu R$ 15 milhões para a construção do JSATC nos últimos dois anos e segue com um planejamento estratégico que prevê a aplicação de mais recursos para cada vez mais agilizar a execução dos testes, como aquisição de novos veículos para simular a performance dos produtos, novas instalações para criação de protótipos com uso específico do mercado automotivo e treinamento constante do corpo técnico no Japão. “Para esta fase de investimentos prevista para 2013 e 2014, a JTEKT contará com o apoio financeiro do FINEP-Financiadora de Estudos e Projetos”, fala Lucio Pinto.

No momento, o trabalho elaborado pelo JSATC se concentra em duas frentes: projetos de C-EPS (EPS Electrical Power Steering-sistemas de direção elétrica) a serem lançados no mercado brasileiro e desenvolvimento de equipamentos para os laboratórios próprios da JTEKT. “É importante ressaltar que não se trata de um centro de pesquisa, pois ainda não desenvolvemos novas tecnologias, mas já estamos aprimorando a tecnologia desenvolvida pela JTEKT Japão, processo intitulado de tropicalização”, completa o diretor da JTEKT.

Empresa em crescimento constante

Atualmente, a JTEKT representa 36% das vendas de sistemas de direção realizadas no Brasil, com 26% encabeçados pela planta de São José dos Pinhais. A meta traçada em 2010 referente à fabricação interna de sistemas de direção elétrica para suprir os mercados brasileiro e latino está prestes a se tornar realidade. As linhas de produção já se encontram em trânsito, além do novo produto intitulado HUB3, um cubo de roda de terceira geração, cuja produção será iniciada em 2014 e inserirá a JTEKT no mercado de rolamentos.

Também integra o plano de negócios do Grupo a atuação no setor de varejo. “Nos últimos anos priorizamos as montadoras, nossos clientes diretos. Agora, com essa estrutura consolidada, queremos atender o consumidor final, um mercado formado por direções JTEKT que equipam mais de seis milhões de veículos”, finaliza Lucio Pinto.

Histórico

A JTEKT iniciou suas atividades no País em 1999, ainda com o nome de Koyo, passando a ser conhecida pelo nome atual após uma fusão com a japonesa Toyoda, efetuada em 2006. Desde 2010, a empresa conta com uma planta em São José dos Pinhais (PR) com potencial de produção de 1,3 milhão de peças por ano.

O Grupo JTEKT possui 140 plantas no mundo, sendo 42 no Japão, e conta com cerca de 39.834 funcionários. A inauguração do JSATC-JTEKT South America Technical Center está agendada para às 13h30, com visita guiada ao laboratório de testes e test drive, seguido de coquetel de confraternização. Também no evento, destaque para a presença dos carros que participam da Copa Petrobras de Marcas, que inicia em abril deste ano e da qual a JTEKT é patrocinadora. Foto Rafael Danielewicz.

 

Serviço – Inauguração JSATC-JTEKT South America Technical Center

Dia: 09 de abril (terça-feira)

Horário: 13h30

Local: Avenida Volkswagen Audi, 1200 – Campo Largo da Roseira

Informações: (41) 2102-8151 – www.jtekt.com.br

 

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