Sebastian Vettel vence o GP do Bahrein

0
Postado 21 de abril de 2013 por bisponeto em
Neste domingo (21 de abril) no GP do Bahrein, Mark Webber completou 200 GPs e ganhou um bolo da equipe RBR antes da prova. Mas depois da corrida, quem fez a festa e recebeu os parabéns foi seu companheiro Sebastian Vettel.  Com um capacete “de astronauta” em homenagem ao paraquedista austríaco Felix Baumgartner – famoso por ter saltado da estratosfera -, o tricampeão mundial fez uma corrida incrível.

Largou em segundo, ultrapassou Nico Rosberg da Mercedes na segunda volta e venceu com facilidade. O alemão Vettel cruzou a linha de chegada com larga vantagem sobre Kimi Raikkonen. Companheiro do finlandês na Lotus, o francês Romain Grosjean passou o escocês Paul di Resta da Force India nas voltas finais e conquistou um lugar no pódio.

Vantagem na pista e na tabela de classificação. Primeiro a vencer duas vezes no ano, Vettel alcançou os 77 pontos, abrindo dez de Raikkonen. Foi o 28º triunfo do jovem piloto na carreira, ultrapassando outro tricampeão, o escocês Jackie Stweart, e se isolando como o sexto maior vencedor da história da Fórmula-1. A dupla da Ferrari (Alonso e Massa) teve um domingo difícil. Felipe Massa sofreu com dois furos de pneus e cruzou a linha de chegada apenas em 15º. Fernando Alonso teve problemas na asa móvel no início da prova, mais ainda teve tempo para se recuperar, fechar em oitavo e somar mais três pontos.

Quem também teve um dia complicado foi o “pole position” Nico Rosberg, da Mercedes. Sem conseguir imprimir bom ritmo desde a largada, foi ultrapassado pelos adversários e terminou apenas em nono. E seu companheiro Lewis Hamilton, foi discreto durante boa parte da prova, mas brilhou na parte final. Fez boas ultrapassagens – a última delas sobre Webber – e trminou em quinto lugar. O australiano da RBR ainda perdeu o sexto lugar para Sergio Pérez, da McLaren.

                               VOLTAS ELETRIZANTES

Enquanto Rosberg manteve a “ponta” na largada, Alonso e Vettel protagonizaram uma disputa eletrizante na primeira volta. Por fora, o espanhol ganhou a segunda posição do alemão na primeira curva, mas levou o troco pouco depois. Com pneus duros, contra os médios dos rivais, Massa perdeu uma posição para Paul di Resta (Force India), “pedra no sapato” do brasileiro nessas primeiras provas do ano. O brasileiro chegou a se tocar com o outro carro do “time” indiano, de Adrian Sutil.Enquanto Massa teve um pequeno dano no aerofólio, Sutil sofreu com um pneu furado e caiu para último.

A segunda volta seguiu emocionante. Vettel tomou a ponta de Rosberg, mas o piloto da Mercedes deu o “X” e voltou à liderança. Tudo isso com Alonso na cola. Na passagem seguinte, o alemão da RBR conseguiu enfim ultrapassar Nico e assumir a liderança. O espanhol da Ferrari precisou de um pouco mais de tempo para superar o carro da Mercedes. Com isso, Vettel começou a abrir na “ponta”. Sem conseguir manter o ritmo, Rosberg perdeu mais uma posição, para Di Resta. Massa tentou ultrapassa-lo, mas não conseguiu superar o carro do time alemão.

ASA MOVEL TRAVA

Para Alonso, as chances de vitória sumiram por causa de um problema na asa móvel do carro, que emperrou e ficou aberta de vez. O espanhol precisou ir nos boxes duas vezes (trocou o pneu na primeira) para tentar corrigir o problema e retornou apenas em 18º lugar. Após o fim da primeira rodada de “pit stops”, a ordem na pista era: Vettel, Webber, Rosberg, Button, Gorsjean e Massa. Nesse momento, Alonso era o 13º. Massa, no entanto, sofreu um furo no pneu traseiro direito, estragando a estratégia programada para a corrida. O brasileiro foi para os boxes e retornou à pista em 15º. Na pista, Vettel sobrava.

Fez sua segunda parada nos boxes e mesmo assim voltou à pista na liderança. Em segundo, estava Di Resta, que havia ganhado a posição de Grosjean. Com uma parada a mais que os demais pilotos em razão dos problemas, Alonso e Massa apareciam, respectivamente, em 11º e 13º. Na metade da prova, o duelo de maior destaque era a “briga” entre Button e Pérez na McLaren. Definitivamente não era o dia de Massa. Na volta de número 36, o brasileiro sofreu com outro furo de pneu. Novamente o traseiro direito furou e precisou ir para os boxes, ficando, de vez, sem chances de sair com um bom resultado.

Depois de fazer sua terceira parada nos boxes, na passagem 44, Vettel voltou, mais uma vez, com boa margem na “ponta”. O alemão da RBR tinha 9s de vantagem sobre Raikkonen, que era seguido por Di Resta, Grosjean e Webber. Discreto na maior parte da prova, Hamilton deu as caras na parte final, ultrapassando o australiano da RBR e subindo para quinto. Com tranqüilidade, Vettel seguiu administrando a corrida até a bandeirada final, cruzando a linha de chegada com  quase 10s de vantagem sobre Raikkonen. Grosjean ultrapassou Di Resta nas voltas finais e assegurou o terceiro lugar no pódio. Hamilton, Pérez e Webber travaram belas disputas nas voltas finais. Quem levou a melhor foi o britânico da Mercedes, que ficou em quinto lugar, seguido pelo mexicano da McLaren e pelo australiano da RBR. Alonso fechou a prova em oitavo, seguido por Rosberg e Button, que completaram os dez primeiros. Com problemas, Felipe Massa perdeu mais algumas posições e terminou em 15º lugar.

Classificação final do GP do Bahrein:

1 – Sebastian Vettel (ALE/RBR) – 57 voltas
2 – Kimi Raikkonen (FIN/Lotus) – a 9s1
3 – Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 19s5
4 – Paul di Resta (ESC/Force India) – a 21s7
5 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 35s2
6 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – a 35s9
7 – Mark Webber (AUS/RBR) – a 37s2
8 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 37s5
9 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 41s1
10 – Jenson Button (ING/McLaren) – a 46s6
11 – Pastor Maldonado (VEN/Williams) – a 1m06s4
12 – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 1m12s9
13 – Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 1m16s7
14 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1m21s5
15 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 1m26s3        
16 – Daniel Ricciardo (AUS/STR) – a 1 volta
17 – Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
18 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 1 volta
19 – Jules Bianchi (FRA/Marussia)- a 1 volta
20 – Max Chilton (ING/Marussia) – a 1 volta
21 – Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 2 voltas

Não completou a prova:
Jean-Eric Vergne (FRA/STR) – a 16 voltas

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)