Volare lança linha 2013 de micro-ônibus

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Postado 1 de março de 2013 por bisponeto em
Levando em conta a aproximação da Copa das Nações da Copa do Mundo 2014 de Futebol e Olimpíadas de 2016 no Rio de Janeiro foi que a Volare lançou a sua linha 2013 de ônibus. Isto porque os micro-ônibus oferecem praticidade e permitem atender à capilaridade da mobilidade urbana. Com três modelos totalmente novos, a fabricante introduziu tecnologias em seus coletivos e ainda mudou a maneira como classifica seus veículos.

Paralelamente ao lançamento da sua nova linha de micro-ônibus, a Volare, marca criada a partir da “joint-venture” entre Marcopolo e Agrale também inaugurou seu primeiro centro de operações fora de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Localizado na Rodovia Anchieta, na cidade de São Paulo, o complexo reúne concessionária-modelo, laboratório de projeto de gestão de revendas, centro de distribuição de peças para reposição e estrutura para treinamento de pessoal. O investimento para a instalação da estrutura foi de R$ 3 milhões.

A estratégia de posicionar o novo centro de operações em São Paulo é exatamente pelo potencial do mercado paulistano. A Volare, que só produz micro-ônibus, detém apenas 25% do mercado na maior cidade do País. Em outras regiões chega a alcançar 75%. Outra novidade da Volare é a maneira como passou a definir seus ônibus. Antes, a empresa gaúcha – assim como faz o resto do mercado – separava seus modelos por PBT – Peso Bruto Total. Agora, para simplificar tudo e facilitar uma simulação de qual é o modelo mais indicado à cada aplicação, a Volare passa a classificar os coletivos pelo número de passageiros que pode carregar.Para ajudar nessa expansão, a marca renovou a sua linha com destaque para os novos W6, W7 e WL.

Os dois primeiros são modelos mais tradicionais, que vêm para substituir os antigos V6 e V8. A maior diferença está basicamente na largura. Agora, todos os ônibus da Volare contam com 2,36 metros de largura, o que permitiu uma nova arrumação interna das poltronas e mais espaço para locomoção. Os dois têm sob o capô um motor Cummins de 152 cv de potência e mecânica Agrale. Ambos também atendem a quatro aplicações: escolar, urbano, fretamento e executivo. No caso do W6, o número de passageiros varia entre 14 e 28 pessoas. E o W7 pode levar 17 a 33 pessoas.

Dos novos modelos da Volare o mais inovador é o WL. De acordo com a fabricante, o grande diferencial é a capacidade de levar 36 passageiros mais o motorista. Com isso, o WL tem o espaço de um ônibus maior, mas com a agilidade e praticidade de um micro-ônibus. O interior conta com duas fileiras duplas de assentos com 94 cm de largura. O WL tem a opção de receber até salão em dois níveis, o que o torna mais indicado para aplicações rodoviárias – inclusive há a possibilidade de instalar banheiros, algo inédito no segmento.

E para finalizar as novidades da Volare em 2013 aparece o DW9. O nome era até conhecido na linha da empresa, mas o novo modelo ficou mais moderno. Ele continua sendo o único da gama a receber chassi feito pela Mercedes-Benz – os outros são da Agrale –, mas agora da linha Euro V. Além disso, a parceria entre as duas empresas faz com que a Mercedes Benz adapte seus chassis de modo a aproveitar melhor as dimensões e as necessidades do DW9. Tanto é que, para a linha 2013, a capacidade aumentou de 28 para 32 passageiros.

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