Raikkonen vence na Austrália e Massa é quarto

0
Postado 17 de março de 2013 por bisponeto em
Quem pensava que o “pole position” Sebastian Vettel iria “passear” na pista em Melbourne se enganou e assistiu a surpreendente vitória de Kimi Raikkonen, da Lotus.  O finlandês, que largou em sétimo, deu uma “bicicleta” nos adversários. Apostou numa estratégia de dois “pit stops” e desbancou os rivais, que pararam três vezes nos boxes.

Massa e Alonso largaram bem. A dupla da Ferrari superou Webber e Hamilton, pulando para segundo e terceiro, respectivamente, atrás apenas de Vettel, que manteve a ponta. Quem também teve bom início foi Raikkonen, que pulou de sétimo para quinto lugar. Mas o piloto da casa Webber pagou “mico” diante da torcida australiana, caindo de segundo para sétimo na primeira curva, jogando fora suas chances de bom resultado.

Na primeira volta, Alonso tentou ultrapassar Massa, mas o brasileiro fechou a porta. Na passagem seguinte, quem conseguiu manobra de sucesso foi Raikkonen. O finlandês tomou o quarto lugar de Hamilton com uma bela ultrapassagem por fora na curva 9. A previsão da Pirelli de pneus com rápido desgaste e maior número de “pit stops” se concretizou. Com compostos macios, os dez primeiros colocados foram cedo para os boxes. Button abriu os trabalhos na volta 5. Logo depois foi a vez de Vettel, deixando a liderança momentaneamente com Massa. O brasileiro fez uma boa parada e não deu chances para Alonso tomar sua frente ao fazer seu “pit”. De pneus médios e estratégia diferente, Sutil se intrometeu no pelotão da frente e assumiu a ponta.

E quando outros pilotos partiam para o segundo “pit stop” foi que Alonso e Massa optaram por táticas diferentes e mudaram seus destinos na corrida. O espanhol antecipou a ida aos boxes e teve sucesso na estratégia, ganhando a posição de Vettel. Massa, que estava logo atrás do piloto da RBR, foi orientado a ficar por mais tempo na pista. A decisão se mostrou equivocada e o brasileiro acabou se prejudicando. Além de não conseguir superar o tricampeão, perdeu a posição para Alonso e ainda ficou preso por Sutil, o mais lento do grupo.

Com uma parada a menos, Raikkonen assumiu a “ponta”, seguido por Hamilton e Rosberg. Enquanto Raikkonen permanecia na ponta, Alonso partia para cima de Hamilton. Com pneus desgastados, o britânico ofereceu certa resistência, mas foi ultrapassado e seguiu para os boxes. O finlandês da Lotus fez sua parada na volta 35 e abriu caminho para Alonso assumir a liderança, seguido por Vettel, Sutil e Massa. Mas os carros da Ferrari precisavam fazer mais um terceiro “pit stop”. Massa foi o primeiro a ir para os boxes e voltou logo atrás de Vettel. Alonso também parou e retornou em terceiro, atrás do então líder Sutil e de Raikkonen.

Mas na volta 43, o finlandês ultrapassou Sutil e assumiu a “ponta”. O alemão da Force India ainda foi superado por Alonso antes de fazer seu segundo “pit stop”. E quem pensava que, com apenas duas paradas nos boxes, Kimi teria dificuldade para administrar o desgaste dos pneus, se enganou. O piloto finlandês da Lotus respondeu com o melhor tempo da prova há duas voltas por fim. O domingo era de Kimi Raikkonen, que cruzou a linha de chegada 12s à frente de Alonso da Ferrari.

Finalizada a prova em Melbourne, pilotos e equipes foram arrumar as bagagens para viajarem para Sepang, local da segunda etapa da temporada no próximo fim de semana. O GP da Malásia será disputado de 22 a 24 de março.

 

Resultado final do GP da Austrália:

1.°) Kimi Raikkonen (FIN/Lotus-Renault), 1h30m03s225;
2.°) Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 12s451;
3.°) Sebastian Vettel (ALE/RBR-Renault), a 22s346;
4.°) Felipe Massa (BRA/ Ferrari), a 33s577;
5.°) Lewis Hamilton (ING/Mercedes), a 45s561;
6.°) Mark Webber (AUS/RBR-Renault), a 46s800;
7.°) Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1m05s068;
8.°) Paul di Resta (ESC/Force India-Mercedes), a 1m08s449;
9.°) Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1m21s630;
10.°) Romain Grosjean (FRA/Lotus-Renault), a 1m22s759;
11.°) Sergio Pérez (MEX/McLaren-Mercedes), a 1m23s367;
12.°) Jean-EricVergne (FRA/STR-Ferrari), a 1m23s857;
13.°) Esteban Gutiérrez (MEX/Sauber-Ferrari), a 1 volta;
14.°) Valtteri Bottas (FIN/Williams-Renault), a 1 volta;
15.°) Jules Bianchi (FRA/Marussia-Cosworth), a 1 volta;
16.°) Chalres Pic (FRA/Caterham-Renault), a 2 voltas;
17.°) Max Chilton (ING/Marussia-Cosworth), a 2 voltas;
18.°) Giedo van der Garde (HOL/Caterham-Renault), a 2 voltas.

Não completaram a prova:
Daniel Ricciardo (ASU/STR-Ferrari), volta 40.
Nico Rosberg (ALE/Mercedes), volta 26.
Pastor Maldonado (VEN/Williams-Renault), volta 25.
Nico Hulkenberg (ALE/Sauber-Ferrari), não largou.

 

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)