Honda Civic 2014: primeiras impressões

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Postado 6 de fevereiro de 2013 por bisponeto em
Participando do “test-drive” de quase 200 km promovido pela Honda, AUTOMANIA experimentou o Civic 2014, rodando por rodovias na região de Campinas, interior de São Paulo, ao volante da versão intermediária 2.0 LXR. Logo de saída fica evidente a maior disposição oferecida pelo motor. Há mais torque disponível na faixa de utilização na cidade (de 2.000 a 3.000 rpm), o que deixa o Civic mais esperto.

De acordo com a fabricante, o motor 2.0 do Civic disponibiliza grande parte do torque (19,5/19,4 kgfm, etanol/gasolina) a rotações relativamente baixas (bom para retomadas e trânsito travado). A maior potência, aumentada em 15 cavalos em relação ao motor 1.8, seria mais difícil de notar no dia-a-dia, pois sua entrega se dá perto das 6.000 rpm.

Na rodovia, o novo motor do Civic permite atingir a velocidade cruzeiro mais rapidamente, bem como oferece mais fôlego para retomadas e maior segurança nas ultrapassagens. Seu câmbio automático chega a segurar um pouco o desempenho do motor, mas as borboletas para trocas manuais permitem trabalhar melhor a condução. Na suspensão, freios e direção não houve alterações. A boa dirigibilidade conhecida do Civic foi mantida. Mas por outro lado, o incômodo ruído de rolagem dos pneus no interior do carro a cerca de 120 km/h, continua. Um aspecto negativo que poderia ser mais bem trabalhado num carro de sua categoria.

Sua viagem de lazer poderá ser realizada dentro de um carro que se encarrega de trocar as marchas como você trocaria, e que fará isso sem gastar muito combustível. Razões para o motorista gostar do Civic: a boa visibilidade à frente; o ajuste firme de sua suspensão independente e a precisão da assistência elétrica à direção. Três passageiros a bordo do Civic vão viajar confortavelmente, e a bagagem de todos deve caber num porta-malas que hoje tem espaço para 449 litros de bagagem.

Mas quem quiser dirigir esportivamente o novo Civic, pode experimentar fazer as trocas de marcha nas aletas (borboletas), além de se empolgar com o volante pequeno. Há também a posição S (de Sport), acessível na alavanca principal, que adia as mudanças para uma faixa superior de giros. O Civic continua sendo um carro agradável de dirigir, com boa ergonomia e suspensão bem acertada para o porte do carro.

E quais as razões para não se gostar do Civic? A principal delas, e suficiente, é o preço, a nosso ver caro em todas as versões. Principalmente porque hoje em dia todo mundo sabe que nos EUA o Civic é carro de estudante e barato. Para andar de Civic 2014 na versão de entrada, a 1.8 LXS com câmbio manual, é preciso desembolsar R$ R$ 66.690,00; preço que aumenta para R$ 69.900,00 na versão LXS com câmbio automático.

Se quiser ter mais desempenho à disposição, o preço sobe para os R$ 74.290,00 cobrados pela 2.0 LXR. Para levar o Civic “completão” para casa, com teto solar, quatro “airbags” e a tela colorida de sete polegadas com GPS, o preço sobe para R$ 83.890. É bom lembrar que o carro da Honda nunca foi dos mais baratos do segmento. As cores disponíveis para o Civic 2014 são prata global, preto cristal, cinza iridium, cinza paladium e branco taffetá.

 

Ficha Técnica – Honda Civic 2.0 FlexOne 2014:

Motor: quatro cilindros em linha, transversal, 1.997 cm³, 16V;

 Potência: 155 cv (E) e 150 cv (G) a 6.300 rpm;

 Torque: 19,5 kgfm a 4.800 rpm (E) / 19,3 kgfm a 4.700 rpm (G);

 Transmissão: automática de cinco marchas, tração dianteira;

 Suspensão: Dianteira do tipo McPherson e traseira Multi-Link; Freios: ABS e EBD com disco dianteiro ventilado e traseiro sólido ;

 Direção: Assistência Elétrica;

 Dimensões: 4.525 mm de comprimento, 1.755 mm de largura, 1.450 mm de altura e 2.668 m de entre eixos;

 Peso em Ordem de Marcha: 1.306 kg;

Preço do Civic LXR 2.0: R$ 74.290,00.

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