Vendas de carros em 2012 no Paraná

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Postado 8 de janeiro de 2013 por bisponeto em
A Fenabrave-PR (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores – Regional Paraná) e o Sincodiv-PR (Sindicato dos Concessionários e Distribuidores de Veículos no Estado do Paraná) – entidades que representam mais de 700 concessionárias de automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus, motos e implementos rodoviários em todo o Estado- informam que as vendas de 2012 alcançaram 5,93% de crescimento para o setor de automóveis e comerciais leves. O total chegou a 278.669 unidades, sendo 211.769 automóveis e 66.900 comerciais leves.

O saldo positivo dos segmentos de automóveis e comerciais leves refere-se aos resultados das medidas de incentivos governamentais de redução do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), desde maio do ano passado. De acordo com Helmuth Atheim, presidente do Sincodiv-PR e diretor-geral da Fenabrave-PR, a redução do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), a melhorias das taxas de juros e aumento na aprovação de crédito também foram fatores que incentivaram o aumento nas vendas. “Para esses segmentos estávamos prevendo resultado entre 4% e 5%. Por isso, o saldo é bastante satisfatório”, explica.

De acordo com Luís Antônio Sebben, vice-presidente do Sincodiv-PR e diretor da Fenabrave-PR, “a continuidade da redução do IPI será um estímulo à economia”. Explica Sebben, que os dois primeiros meses do ano são tradicionalmente mais fracos que o restante, devido aos pagamentos dos compromissos de final de ano dos consumidores com Natal e viagens, material escolar, IPVA e IPTU. “Uma situação favorável em 2013 é que o Carnaval será no início de fevereiro, fato que adianta o início comercial do ano, diferente de quando esse feriado cai mais para frente”, conta. A previsão das entidades é de retomada para 2013, equivalente a um crescimento em torno de 3% para todos os setores juntos, num total superior a 380 mil unidades.

IPI 2013

É bom lembrar que a partir de janeiro, o desconto para os automóveis vai ser menor. Para carros de até mil cilindradas (cuja alíquota normal é de 7%), a cobrança deixou de ser zero em 31 de dezembro e passou para 2% entre janeiro e março, e para 3,5% de abril até junho. Para os carros com motores flex de mil a 2 mil cilindradas (cujo IPI normal é de 11%), a alíquota deixou de ser 5,5% em 31 de dezembro e passou para 7% no primeiro trimestre de 2013 e chegará a 9% no trimestre seguinte. Já os automóveis com essa potência movidos a gasolina (cuja cobrança normal é de 13%), o IPI deixou de ser 6,5% em 31 de dezembro e passou para 8% até março e para 10% até junho.

Para os comerciais leves, a alíquota de IPI, que antes era de 8% e foi reduzida para 1% até 31 de dezembro, passará para 2% em janeiro, e para 3% em abril, voltando aos 8% em julho de 2013. O setor de caminhões tem alíquota zero de forma definitiva. O fechamento do ano teve queda de 1,23% de 2011 para 2012, apesar dos bons resultados apresentados pelos segmentos de automóveis e comerciais leves. Os números passaram de 376.326 em 2011 para 371.705 em 2012, conforme tabela abaixo com detalhes de cada setor.

 

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