Inmetro revela detalhes do New Fiesta e Altima

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Postado 9 de janeiro de 2013 por bisponeto em
Muito se tem comentado a respeito dos principais lançamentos da indústria automobilística para 2013. E às vezes informações escapam ou são liberadas parcialmente pela internet.  E agora mais detalhes de lançamentos de 2013 aparecem na tabela de consumo e eficiência energética divulgada pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia, o Inmetro.

Sem querer, a listagem revela detalhes sobre o lançamento de novos modelos e versões que serão oferecidas no País. Uma das novidades é o New Fiesta reestilizado, que deixa de ser importado do México e passa a ser produzido no Brasil. Feito aqui, ele também estreará o motor 1.5 de 16V. A potência do propulsor não consta da lista. Mas o consumo médio, sim. Para o “hatch”, a aferição mista (cidade e estrada) é de 8,7 km/l com etanol e de 12,5 km/l, com gasolina, o que garante nota B na categoria e na classificação geral. Essa nota aparece numa etiqueta similar à usada em eletrodomésticos. A classificação vai de A, que indica o menor consumo, até E, que aponta o maior.

O Fiesta “hatch”, que perderá o “New”, será comercializado nas configurações S e SE com motor 1.5. Além dele, haverá o 1.6 16V, que poderá ser associado ao câmbio manual de cinco marchas ou ao automático de dupla embreagem, de seis marchas. Em ambos os casos haverá versões SE e Titanium. Com a transmissão manual, o consumo médio será de 9,0 km/l e 13,1 km/l (etanol e gasolina, respectivamente). Enquanto, com a automática ficará em 8,9 km/l e 12,6 km/l. O Fiesta sedã não contará com a opção do motor menor, só o 1.6 16V (Sigma).

Pelos cálculos do Inmetro, quando equipado com câmbio manual, o consumo urbano fica na casa de 8,0 km/l com etanol e 11,2 km/l, com gasolina. Números que passam para 7,9 km/l e 11,4 km/l, respectivamente, se a transmissão é a automática. Nos dois casos, a nota para o consumo é A. Não há dados sobre o novo Focus, também previsto para o fim deste ano com combinação inédita de motor e câmbio.

E TEM MAIS

A tabela do Inmetro confirma também, mudanças na família Civic. A versão 1.8 passa a ser equipada com câmbio manual de seis marchas e a 2.0 chega com o automático, de cinco (também disponível na 1.8). A transmissão manual com uma marcha a mais melhora o consumo do sedã. Se na cidade ele fazia 6,8 km/l com etanol, agora passa a fazer 7,4 km/l. Com gasolina, a média que era de 10,2 km/l vai a 10,7 km/l. O Civic 2.0 automático faz média de 7,8 km/l com etanol e 11,1 km/l com gasolina.

Nem a Nissan não escapou e também teve um lançamento revelado. Trata-se do Altima, cuja vinda ao Brasil foi confirmada em outubro, durante o Salão do Automóvel. Na ocasião, a montadora não confirmou se a motorização seria a 2.5, de 182 cv, ou a 3.5 V6, de 270 cv. Mas o mistério acabou. O sedã grande virá com o motor menor e será oferecido em quatro versões: 25SV, 25SL, 25SE e Unique, sempre com câmbio CVT. Considerando o desempenho urbano e rodoviário, o Altima registrou consumo médio de 11,6 km/l.

Também aparece na lista do Inmetro, outro lançamento do ano, o Citroën DS4, confirmado em versão única com motor 1.6 THP e câmbio automático de seis marchas. Sem a opção de propulsor flex, ele tem nota E no segmento e C, no balanço geral. Na cidade, o consumo indicado é de 8,7 km/l e na estrada, de 11,5 km/l. A lista do Inmetro não traz modelos importantes, como o Peugeot 208, o Ford Ka ou mesmo no novo Chevrolet Prisma. Com a implantação do Inovar-Auto, o novo regime automotivo brasileiro, as informações sobre consumo devem ganhar cada vez mais importância, uma vez  que a eficiência energética dos carros ajudará as montadoras a obterem créditos com o governo.

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