Supermáquinas no Salão de Paris

0
Postado 1 de outubro de 2012 por bisponeto em
As luxuosas Ferrari, Maserati, Lamborghini, McLaren e Porsche, e as “premium” Mercedes-Benz, BMW e Audi, bem longe da preocupante realidade das marcas “generalistas”, vivem um momento de força nas vendas. Mesmo assim, apenas a McLaren se preocupou em apresentar algo novo no Salão de Paris deste ano, o modelo P1, mas como protótipo.

Praticamente a Ferrari, que divide estande com a Maserati, mostra apenas a versão especial California 30. Feita para apenas 30 clientes, é tão exclusiva que fica isolada numa “salinha secreta” do estande. A Lamborghini apresenta somente o lançado Gallardo LP 560 Coupé, e a Porsche, a versão com tração nas quatro rodas do 911, cuja nova geração estreou em Frankfurt, no ano passado.

Mais conservadora, a postura das produtoras de carros luxuosos no Salão pode ser considerada uma “economia de esforços” para ser mais agressiva no Salão internacional alemão do ano que vem, quando a Europa espera começar a sair do sufoco e ficar mais animada com novidades. Não que essas marcas estejam sofrendo os efeitos da crise: “Os resultados comerciais e benefícios dessas marcas de luxo e “Premium” são muito fortes, com recordes neste ano tanto de vendas quanto de rentabilidade”, analisa o diretor da consultoria Jato France, Sébastien Viaud.

Com  aposta em compactos estilosos como Classe B, Classe A, o futuro CLA (ainda conceito), a Audi e Mercedes-Benz disputam as atenções que deverá inspirar um cupê estudado para ser produzido no Brasil, e o protótipo do Audi Q2. A BMW também foi a Paris para mostrar um compacto ainda na prancheta, o Active Tourer, menor do que o Série 1.

“O segmento de compactos “premium” cresce no mundo inteiro, especialmente nos países emergentes. Nosso foco principal agora é a China, então é fundamental investir nesses produtos”, disse o presidente mundial da Mercedes-Benz, Dieter Zetsche.

McLaren P1

Destaque da McLaren, o P1 “é inspirado tecnologicamente nos carros de Fórmula-1 da marca. De acordo com a montadora, o objetivo, é ser o mais prazeroso superesportivo dentro e fora das pistas. “Nosso desejo não é necessariamente que o P1 seja o mais veloz em velocidade máxima absoluta, mas sim o mais rápido esportivo de série numa pista”, disse o diretor da McLaren, Antony Sheriff, na apresentação do carro antes do salão francês. O P1 ficará acima dos atuais MP4-12C e MP4-12C Spider em performance e preço.

Mas o Salão de Paris recebeu apenas o protótipo do P1, que é quase a versão de produção: ela será apresentada no ano que vem e colocado à venda dentro de 12 meses.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)