Grupo Renault e Ferrovial lançam Zity, serviço de carsharing elétrico

0
Postado 3 de março de 2020 por bisponeto em Automóveis
A partir de março, uma frota de 500 veículos 100% elétricos Renault ZOE equipada com a tecnologia ZITY será oferecida aos parisienses em sistema de autosserviço. Flexível e adaptado, o sistema responde a uma forte tendência, já que 20% dos habitantes da capital francesa utilizam serviços de carsharing.

Este lançamento em Paris é uma nova etapa na parceria entre o Grupo Renault, pioneiro em veículos elétricos na Europa, e a Ferrovial, um dos principais operadores mundiais de infraestruturas e prestação de serviços urbanos, iniciada com sucesso em 2017, com o serviço ZITY de carsharing de veículos elétricos em Madri.

“O serviço ZITY de carsharing de veículos elétricos em sistema autosserviço apresenta inúmeros diferenciais, principalmente a grande flexibilidade de períodos de reserva e a disponibilidade dos veículos, no lugar certo e na hora certa, por meio de um aplicativo de alta performance”, declarou Gilles Normand, Diretor da Divisão de Veículos Elétricos e Serviços de Mobilidade do Grupo Renault. “Ao oferecer um serviço de mobilidade mais limpo, accessível e sustentável, o ZITY também responde às necessidades das cidades de reduzir as emissões de CO2 e lutar contra a poluição”.

“Esta parceria estratégica com a Renault é uma evolução natural do sucesso do Zity em Madri. É muito gratificante dar continuidade à nossa colaboração, fortalecida pela nossa experiência em Madri e a tecnologia desenvolvida, um fator determinante para a aceitação do serviço pelos usuários”, destacou Ignacio Madriejos, presidente da Ferrovial. “Fornecer soluções de mobilidade sustentável é uma prioridade na luta contra os desafios das mudanças climáticas”.

As próximas etapas do desenvolvimento da parceria entre o Grupo Renault e a Ferrovial estão sujeitas à autorização da Comissão Europeia que regula a concentração econômica.

Veículos elétricos disponíveis 24 horas
O ZITY oferece veículos elétricos Renault ZOE pelo sistema de free-floating, 24 horas / 7 dias por semana, respondendo às necessidades de trajetos, com um nível de flexibilidade quase tão abrangente como utilizar um veículo próprio.

Por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, os usuários visualizam o veículo mais próximo do seu local, a qualquer hora do dia e da noite:

  • Os carros acomodam 5 passageiros e são equipados com câmera de ré, sensores de proximidade, GPS, tela touchscreen e regulador de velocidade;
  • Os veículos equipados com cadeirinhas para criança são facilmente visualizados no aplicativo para dispositivos móveis.

A reserva é feita de forma instantânea e o veículo é destravado por meio do aplicativo.

Para terminar a locação, o veículo deve ser estacionado em Paris, em qualquer vaga de estacionamento público ao ar livre e trancado. A operação leva apenas alguns segundos.

Um serviço adaptado ao uso
O ZITY é um serviço de locação por minuto de veículos elétricos em sistema de carsharing. Os carros são distribuídos por toda a cidade em vagas de estacionamento comuns. Os clientes têm acesso fácil ao sistema por meio de um aplicativo para dispositivos móveis, disponível gratuitamente para download.

O carsharing permite acesso rápido a um veículo e sem a necessidade de planejar previamente a duração do período da locação ou o destino final do trajeto. O ZITY responde a esta necessidade de flexibilidade e liberdade ao oferecer:

  • Preços competitivos e adaptados às necessidades: sem taxa de inscrição nem assinatura, o ZITY oferece diferentes formas de cobrança: por minuto, por período (4h, 8h, 24h) ou por meio de um crédito de tempo, com os “pacotes econômicos”. Por meio da opção standby, o ZITY também permite ficar com o veículo por um custo preferencial quando é preciso estacionar por um curto período;
  • Garantia do nível de carga da bateria: a tecnologia embarcada nos veículos Renault ZOE ZITY permite transmitir em tempo real todas as informações do painel de instrumentos, incluindo o nível da bateria. Quando o veículo atinge o nível mínimo, ele fica indisponível para locação, sendo recolhido rapidamente pelas equipes ZITY para que seja feita a recarga;
  • Disponibilidade e distribuição inteligente dos veículos: além de oferecer uma grande liberdade para se deslocar dentro e fora da área de cobertura do serviço (dentro de Paris e Clichy), o alto nível de autonomia das baterias do ZOE também permite que sejam feitas menos recargas, disponibilizado um maior número de veículos nas ruas.

Além disso, utilizando uma plataforma informática bastante competitiva e um algoritmo que analisa o uso dos veículos por hora e por dia, o ZITY pode identificar as áreas onde a demanda por carsharing é maior, para reposicionar estrategicamente os veículos na cidade após as operações de manutenção, garantindo que o usuário encontre um veículo facilmente. [1] O usuário retira e devolve o carro em qualquer local dentro da área permitida, sem a necessidade de devolução em um estacionamento específico.

Rumo ao desenvolvimento internacional

Depois de Madri, em 2017, e este lançamento em Paris, o serviço poderá ser ampliado para outras cidades nos próximos anos, para que o ZITY se torne uma referência como serviço de carsharing de veículos elétricos.

 


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)