Pedra Azul investe em ônibus com nova geração de Segurança Ativa da Volvo

0
Postado 14 de fevereiro de 2020 por bisponeto em
A empresa de turismo e fretamento Pedra Azul, do Espírito Santo, é mais uma a investir em veículos mais seguros para seus passageiros. São dois novos ônibus Volvo com radar anticolisão, capazes de realizar frenagens de emergência, equipados com sistema de alerta de mudança involuntária de faixa e até mesmo assento vibratório, que avisa o motorista para situações de risco.

“Transportamos gente e veículos seguros são uma prioridade”, diz Moacyr Borsoi, diretor comercial da empresa. O diretor lembra que o slogan da Pedra Azul é “qualidade, conforto e segurança em suas viagens”, o que reforça a opção por veículos seguros. Segundo ele, a Pedra Azul Turismo é a mais respeitada empresa de locação de ônibus de turismo do Espírito Santo e oferece a mais moderna frota de ônibus para fretamento no estado. Borsoi diz ainda que segurança impacta diretamente nos resultados financeiros. “A imagem tem relação direta com veículos confortáveis e seguros. Um incidente pode destruir vidas e a nossa imagem”, argumenta.

A compra dos dois ônibus Volvo, um B420R 6×2 e um B450R 6×2, ambos com a nova geração do Sistema de Segurança Ativa (SSA), é para atender principalmente um de seus principais clientes, que, sozinho, responde por cerca de 30% das viagens da Pedra Azul. “Nossos clientes também valorizam muito a segurança e isso refletiu na nossa decisão”, completa Borsoi.

Tecnológicos e econômicos

A Pedra Azul Turismo é uma empresa familiar, com 28 anos de mercado e cerca de 80 funcionários. Possui uma frota de 19 ônibus para turismo, 17 deles double deck e dois low drive. Do total, dez foram adquiridos no último ano, seis deles Volvo. “Começamos a trabalhar com a marca com essas aquisições. Os ônibus Volvo não são apenas seguros, mas também têm muita tecnologia embarcada e estamos bem satisfeitos. Outra grande vantagem é o baixo consumo de combustível, uma economia de cerca de 5% comparando com veículos de outras marcas. E como o combustível é nosso principal custo, impacta diretamente em nossos resultados financeiros”, afirma o empresário.

Os ônibus da Pedra Azul fazem em média 80 viagens e rodam cerca de 250 mil quilômetros por mês. As principais rotas são para Rio de Janeiro e São Paulo, mas os veículos viajam para todo o Brasil e também Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

Tecnologias que ajudam a evitar acidentes

A Volvo é líder absoluta em segurança ativa, com tecnologias que ajudam a evitar acidentes. “Desde o início dos anos 90 nossos ônibus têm sistema de freios ABS, por exemplo. Depois vieram freios eletrônicos, freio a disco, controle eletrônico de estabilidade, entre outros dispositivos”, afirma Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil.

“Os veículos da Pedra Azul estão equipados com a última geração desta série de tecnologias”, complementa Marco Portes, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo. No SSA, um conjunto de câmeras aliado a um sensor de distância fazem a leitura da pista e dos veículos à frente. As novidades são:

  • Radar anticolisão – Monitora veículos à frente e controla a velocidade automaticamente, chegando até mesmo a acionar os freios de forma emergencial para tentar evitar colisões;
  • Alerta de mudança involuntária de faixa – Alerta o condutor por meio de sinais sonoros e vibratórios no banco em caso de desvios laterais do veículo sem acionamento de seta, o que pode indicar sonolência do motorista;
  • Heads-up display – Aviso luminoso de luzes LED de alta intensidade projetadas no para-brisa, na linha da visão do condutor, sinalizando para uma colisão eminente;
  • Assento vibratório – Age em complemento aos sinais sonoros e visuais, alertando o motorista para que adote uma condução segura em situações de perigo efetivo.

“O SSA é uma evolução natural da Volvo para chegar ao ideal de ‘Zero Acidentes’ com os veículos da marca”, afirma Paulo Arabian. O sistema está disponível como opcional para todos os chassis rodoviários Volvo com motor traseiro.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)