Novo Actros Mercedes-Benz é o caminhão mais seguro do Brasil

0
Postado 25 de setembro de 2019 por bisponeto em Caminhões
Com o lançamento do Novo Actros, a Mercedes-Benz traz para o Brasil inéditas tecnologias de segurança ativa para caminhões que evitam acidentes e protegem vidas: a 5ª e atual geração do Assistente Ativo de Frenagem (ABA 5), o Assistente de Ponto Cego, o Assistente de Fadiga e o Programa Eletrônico de Estabilidade ESP. A esses sistemas juntam-se itens exclusivos já disponíveis na linha atual, como Controle de Proximidade, Assistente de Faixa de Rolagem, faróis e limpadores de parabrisa automáticos, fazendo do Actros o caminhão mais seguro do Brasil.

“O Novo Actros será o único caminhão do mercado brasileiro que freia sozinho quando identifica pedestres à sua frente”, diz Philipp Schiemer. “Isso comprova que estamos avançados quando o tema é segurança ativa, ou seja, preservar a vida, o caminhão, a carga e as demais pessoas e veículos nas vias. Com tecnologias exclusivas e inéditas, baseadas em radar, sensores, câmeras e outros recursos, estamos trazendo para o Brasil sistemas que já estão presentes no Caminhão Autônomo do Futuro”.

O mais completo pacote de segurança ativa

ABA 5 – Active Brake Assist (Assistente de Frenagem Ativo) – Tecnologia de segurança ativa exclusiva da Mercedes-Benz. Por meio de radar e câmeras, a 5ª geração do ABA identifica veículos à frente e também pedestres e objetos estáticos e móveis na via, o que é o grande diferencial em relação ao atual ABA do Actros. Além de avisos sonoros e visuais ao motorista, o próprio sistema dá início à frenagem emergencial de maneira automática se não houver reação do condutor, chegando à parada total do caminhão, se necessário. Assim, o ABA reduz o risco de colisões, assegurando uma drástica diminuição no volume de acidentes nas estradas, além de aumentar a disponibilidade do veículo.

Side Guard Assist (Assistente de Ponto Cego) – Novidade no Actros, oferece ampla visão ao redor do caminhão. Isso traz mais segurança para o motorista, demais veículos da via, ciclistas e pedestres.

Attention Assist (Assistente de Fadiga) – Outra importante novidade do Novo Actros. Garante mais segurança ao motorista, alertando-o para a necessidade de descanso. O caminhão, por meio de avançados algoritmos, monitora o comportamento dinâmico do motorista, avaliando ações como mudanças de faixa, tempo de viagem e uso dos pedais. Assim, essa tecnologia reduz o número de acidentes por cansaço do motorista.

Controle Eletrônico de Estabilidade (ESP) – Com essa novidade no Actros, a marca se antecipa à legislação brasileira, que exigirá o ESP como item de série a partir de janeiro de 2023 para caminhões. O sistema amplia o nível de segurança do veículo, com maior controle sobre a estabilidade do caminhão, reduzindo o risco de tombamentos e acidentes.

Outros destaques de segurança ativa e passiva do Novo Actros

Lane Warning System (Assistente de Faixa de Rolagem) – Diferencial do Actros desde o seu lançamento no Brasil na versão com Pacote Segurança. Avisa o motorista a manter o caminhão na faixa correta da estrada, o que garante mais segurança para o motorista e demais veículos, reduzindo o número de acidentes.

Proximity Control (Assistente de Manutenção de Distância) – Mais um diferencial do atual Actros que já é reconhecido nos modelos com Pacote Segurança. O sistema identifica que o caminhão está se aproximando do veículo da frente, mantendo a distância determinada pelo motorista. Garante mais segurança para o motorista e os demais veículos, reduzindo o número de acidentes.

Novidade – Airbag e novos faróis de halogênio com luz mais forte, com regulagem manual de altura e ajuste automático de luz alta e baixa em função do veículo que vem no sentido oposto.

Novidade: Integrado ao sistema Hill Holder (Assistente de partida em rampa), o Actros tem o sistema de freio Hold. Ao parar o veículo e acionar o pedal do freio, ele entra em ação. Ao acelerar, o freio desativa e o caminhão segue a viagem.

Itens de segurança já disponíveis no atual Actros:

  • Retarder;
  • Sistema EBS de gerenciamento inteligente do freio de serviço;
  • ABS (Sistema Anti Travamento das Rodas);
  • ASR (Controle de Aderência em Aceleração);
  • Hill Holder (Assistência de Partida em Rampa);
  • Faróis de rodagem diurna (Day Running Light);
  • Sensor de chuva que ativa o limpador;
  • Sensor de luz que ativa os faróis;
  • Piloto automático preditivo.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)