Instituto Renault lança projeto “Geração Futuro”

0
Postado 25 de setembro de 2019 por bisponeto em Automóveis
No mês em que completa nove anos de atuação, o Instituto Renault lança o projeto “Geração Futuro”, curso de formação que visa a qualificação e capacitação para o mercado de trabalho de jovens da comunidade da Borda do Campo, em São José dos Pinhais, no Paraná. O curso gratuito de formação profissional é direcionado para jovens estudantes entre 15 a 24 anos que estejam cursando ou que tenham concluído o Ensino Médio e inclui conceitos administrativos com aulas práticas de informática, regras de negócio, comportamento e cidadania, além de comunicação e cálculo matemático.

No total, 120 jovens serão qualificados durante o período de um ano e meio, divididos em turmas de 40 alunos por semestre. Ao término de cada semestre, os 10 alunos que apresentarem as melhores notas, frequência e comportamento, serão convidados para compor o quadro de colaboradores da Renault do Brasil. A contratação dos jovens poderá acontecer em até seis meses após a conclusão do curso. Com essa ação, 30 alunos sairão do “Geração Futuro” empregados, ajudando a gerar renda e desenvolvimento para a região da Borda do Campo.

O projeto conta com a parceira da Prefeitura Municipal de São José dos Pinhais, que cedeu duas salas do CRAS – Centro de Referência e Assistência Social do bairro Borda do Campo; da Unilehu – Universidade Livre para a Eficiência Humana, como executora do programa e doadora de parte do mobiliário; da TOTVS, por meio do Instituto IOS, que é detentora da metodologia aplicada e da TOTVS/Bematech que cedeu 14 computadores para a realização do programa.

A iniciativa foi criada a partir da análise dos dados levantados no Mapa Social da Borda do Campo, relatório desenvolvido pelo Instituto Renault em 2018 com objetivo de identificar o nível de desenvolvimento do território, suas demandas, rede de serviços, tendências e oportunidades de investimento. O objetivo é preparar e qualificar os jovens para transformar de forma positiva a realidade da comunidade e o futuro de muitas famílias.

Para participar, todos passaram por um processo seletivo que contou com provas de conhecimento e dinâmicas com psicólogas. “Os professores são muito atenciosos e nos ensinam muitos conteúdos novos. Sei que estou me capacitando para o mercado e fico feliz de poder colocar essa formação em meu currículo”, afirmou Aline Vitória, de 16 anos, aluna da primeira turma do projeto.

O curso de formação faz parte de uma nova etapa de ampliação de projetos do Instituto Renault na comunidade Borda do Campo, e tem o objetivo de aumentar o alcance da educação, geração de renda e empreendedorismo social. “Acreditamos que a educação é uma ferramenta de transformação social. Nosso objetivo é contribuir para que os jovens que estão participando do programa estejam melhor preparados e tenham oportunidades para entrar no mercado de trabalho”, comentou Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil e do Instituto Renault, durante o lançamento do projeto.

Esse projeto se soma a outros desenvolvidos pelo Instituto Renault na região da Borda do Campo, onde está situada a fábrica da Renault, entre eles: o apoio a Associação Borda Viva, que tem como principal objetivo a melhoria da qualidade de vida das pessoas da comunidade, por meio da geração de renda para as famílias e segurança alimentar para as crianças; Construção do CMEI Borda Viva, que recebe crianças em idade pré-escolar; Apoio ao CMEI Árvore dos Sapatos; Cessão de um Master ao Lar Mãe Maria, para facilitar o transporte escolar das crianças que vivem no espaço; Desenvolvimento do Mapa Social da região. Com esses projetos já foram beneficiadas cerca de 11 mil pessoas. Além disso, a Renault desenvolve em São José dos Pinhais, o programa “O Trânsito e Eu”, focado na educação para a segurança do trânsito, que já impactou mais de 44 mil crianças do município e realizou a construção da Biblioteca Estação da Sabedoria, no terminal de ônibus de São José dos Pinhais.


0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)