Wabco expõe tecnologias para caminhões ficarem mais seguros

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Postado 23 de maio de 2018 por bisponeto em
A Wabco, fornecedora global líder em tecnologias e serviços que melhoram a segurança, a eficiência e a conectividade de veículos comerciais, é expositora e terá um painelista no 10º Colloquium Internacional SAE Brasil de Suspensões e Implementos Rodoviários e Mostra de Engenharia – Seção Caxias do Sul, que acontece nos dias 23 e 24 de maio de 2018, em Caxias do Sul (RS). A Wabco, que é patrocinadora Diamante do evento, apresenta sua expertise em tecnologias para sistemas e produtos que promovem a eficiência veicular, a proteção à carga, a segurança e o conforto para o motorista.

Para contribuir com o debate que será promovido pelo painel “Tecnologias e tendências aplicadas em suspensões e implementos rodoviários”, programado para as 15h25 de quinta-feira (24), Germano Collobialli, gerente de aplicação e assistência técnica da Wabco e especialista em sistemas para suspensão a ar eletronicamente controlada, sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS) e controle eletrônico de estabilidade, fará a apresentação “ECAS: eficiência do controle eletrônico para suspensão pneumática”.

No estande 14 da exposição, a Wabco reúne avançadas e inovadoras soluções para caminhões, reboques e semirreboques, uma mostra de como os veículos da linha pesada podem ficar mais seguros, eficientes e fáceis de operar. O destaque fica com os produtos modulares que podem ser aplicados, por exemplo, a partir da base em sistema suspensão a ar eletronicamente controlada. Considerando-se o Programa Semirreboque Inteligente (ITP), todos os tipos de rebocados podem ser equipados com funções que contribuem para a maior eficiência e para aumentar a segurança do veículo e da carga. Isso também significa melhorias na segurança de rodovias. “Aplicadas separadamente ou em diferentes combinações, essas funções proporcionam conforto adicional ao motorista, economia de combustível e dos pneus e otimização das operações de carga e descarga. Ao mesmo tempo, essas funcionalidades ajudam a reduzir os custos de manutenção e o número de paradas inesperadas para reparos, além de contribuir para o menor impacto ambiental do transporte rodoviário”, diz Collobialli. A Wabco é líder mundial em tecnologias de sistema de suspensão a ar eletronicamente controlada para veículos comerciais e conta com uma grande família de produtos.

ITP

O Programa Semirreboque Inteligente (Intelligent Trailer Program – ITP) é um conjunto modular de mais de 40 funções para segurança avançada, eficiência operacional, otimização de carga, eficácia e conforto do motorista, e para a redução do consumo de combustível e de emissões. Os diferentes módulos e funções do ITP podem ser usados separadamente ou combinados, permitindo que fabricante de semirreboque ou frotista escolha as funções que são mais relevantes e encontre a solução mais conveniente e eficiente para atender a necessidade de cada veículo ou operação. Entre as funções estão o OptiLevel™, que controla de maneira inteligente e segura a altura do semirreboque para a carga e descarga, o OptiTurn™, que otimiza manobras realizadas em áreas com limitação angular, e o Trailer Immobilizer, que protege o semirreboque com um sistema de bloqueio de rodas.

ECAS

Trata-se do sistema que controla eletronicamente a suspensão pneumática e que apresenta grande número de funções e muitos benefícios em relação à eficiência do veículo, à proteção da carga e à segurança e ao conforto de motoristas e passageiros. Os sistemas ECAS, da Wabco, para caminhões, reboques e semirreboques controlam, por exemplo, o nível da suspensão e a capacidade de carga, oferecem auxílio à tração (arranque) por meio do acionamento automático do suspensor (elevação do eixo).

ESC

A Wabco foi pioneira no desenvolvimento do controle eletrônico de estabilidade para veículos comerciais em 2001 e continua a inovar essa tecnologia de segurança desde então. Em veículos pesados, o controle eletrônico de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC) cumpre uma tarefa mais complexa do que em um carro de passeio. A execução do trabalho requer um complexo controle de engenharia eletrônica além de sensores de alto desempenho. Para evitar a derrapagem do veículo dentro dos limites físicos e auxiliar na prevenção ao tombamento, o sistema avalia os dados como velocidade da roda, informações de carga e – por meio de sensor integrado – dados de aceleração transversal. Ao analisar essas informações de forma rápida e eficaz, a unidade de controle eletrônico do veículo detecta as probabilidades de tombamento e automaticamente aplica os freios.

No Brasil, o controle de estabilidade será obrigatório para novos modelos de veículos a partir de 2022 e para plataformas correntes, em 2024. Assim como foi com o ABS, em 2013, a obrigatoriedade do ESC representa importante passo para o avanço da segurança veicular no país. As novas tecnologias oferecem recursos que ajudam a reduzir riscos de acidentes, principalmente os que acarretam tombamento do veículo. O novo marco legal, a Resolução 641, do Contran, aumentará a segurança e contribuirá para a redução de acidentes, a exemplo do que aconteceu com a adoção do sistema de controle de estabilidade em outras regiões do mundo.

As soluções da Wabco estão presentes mundialmente em caminhões, ônibus e semirreboques, inclusive para veículos especiais como rodotrens, bitrens e demais configurações brasileiras. A Wabco tem produtos desenvolvidos para atender a diferentes requisitos técnicos de modelos de veículos brasileiros. O portfólio da Wabco conta com produtos imprescindíveis para a segurança veicular, para o conforto e a eficácia do motorista e para a eficiência no transporte de passageiro ou carga.

Germano Collobialli

Graduado em engenharia industrial pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep, Germano Collobialli está na Wabco desde 1986. Contribuiu diretamente, durante cinco anos, para o desenvolvimento de sistemas de freio para veículos comerciais em uma das principais montadoras do Brasil. Durante o período de 2010 a 2012 desenvolveu aplicação do sistema de freio antitravamento de rodas (Anti-Lock Braking Systems – ABS) para reboques e semirreboques visando atendimento à normativa NBR 10966, vigente no Brasil como mandatória desde janeiro de 2013. Além de trabalhar na aplicação do controle de estabilidade (Electronic Stability Control – ESC), que será obrigatório em todos os veículos zero quilômetro, a partir de 1 de janeiro de 2024, contribui para o desenvolvimento e aplicação dos produtos e sistemas WABCO destinados a fabricantes de caminhões, ônibus e semirreboques. Com experiência crescente e ampla em engenharia, suas funções envolvem o contato direto com clientes, por meio da assistência técnica Wabco para o Brasil e para demais países da América do Sul. Atualmente é gerente de aplicação e assistência técnica da Wabco.

 

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