Ford Caminhões anuncia pacote de tecnologia, conectividade e serviços

0
Postado 24 de maio de 2018 por bisponeto em
A Ford Caminhões anunciou um pacote inédito de tecnologia, conectividade e serviços para modelos da linha Cargo, que estará disponível no mercado no último trimestre deste ano. Chamado Ford Connect, o novo produto inclui central multimídia com tela de 7 polegadas e serviço completo de telemetria e rastreamento Fordtrac, além de contrato de manutenção por quilômetro rodado Ford Service. Seu objetivo é dar total apoio à produtividade e segurança do transportador com o uso de novas tecnologias.

O novo pacote foi anunciado pelo gerente nacional de Vendas e Marketing da Ford Caminhões, Oswaldo Ramos, durante o evento Frotas Conectadas, realizado em São Paulo, onde falou sobre as novas tecnologias inteligentes de conectividade e direção semiautônoma desenvolvidas pela marca.

O pacote Ford Connect poderá ser instalado em todos os caminhões médios, semipesados e pesados da linha Cargo a partir do modelo 2015. Entre outras novidades, sua central multimídia com tela sensível ao toque de 7 polegadas é a primeira para caminhões no Brasil a oferecer conexão com Android Auto, além de Apple CarPlay. Ela é equipada com rádio AM/FM, entrada USB, Bluetooth, comando de voz para celular e acesso a aplicativos como o Waze, o mais usado para navegação no Brasil.

“Hoje mais de 90% dos caminhoneiros têm um smartphone Android. Por isso, dispor de uma central multimídia compatível com esse sistema é fundamental para o seu dia a dia”, destaca Oswaldo Ramos. “O Ford Connect dará acesso também ao Truckpad, o maior aplicativo de busca de fretes do Brasil”.

O serviço de rastreamento e telemetria Fordtrac é o mais avançado do mercado e inclui diversas funções de produtividade e segurança, com acompanhamento online em tempo integral das operações do veículo por uma equipe dedicada. Além de bloqueio eletrônico e serviço de pronta-resposta em caso de roubo, conta com leitura de códigos de falha em tempo real que permite atuar de forma preventiva em qualquer problema para manter o veículo em serviço, com suporte dos distribuidores e da engenharia da Ford.

O contrato de serviços Ford Service inclui manutenção preventiva, peças de desgaste e manutenção corretiva do caminhão, cobrada com base na quilometragem rodada, de acordo com o perfil de operação e uso do cliente. Suas principais vantagens são a previsibilidade no custo de manutenção e a garantia de ter o caminhão sempre rodando.

“O cliente paga somente pelo que roda, com a segurança de ter o caminhão sempre pronto para o trabalho”, diz Ramos. “Como se sabe, caminhão com manutenção bem feita não quebra, não fica parado e não dá prejuízo”.

Caminhão do futuro

O pacote Ford Connect é o primeiro produto a chegar ao mercado a partir do Cargo Connect, caminhão conectado apresentado pela Ford na última Fenatran para demonstração de novas tecnologias. O protótipo foi desenvolvido pela Ford no Brasil em parceria com a Bosch, Autotrac, Cummins e Eaton, e apoio do Instituto PARAR, tendo como base um caminhão Cargo 8×2 com transmissão automatizada.

Entre outros recursos que também serão oferecidos futuramente pela marca, ele é equipado com sistema autônomo de frenagem, alerta de ponto cego, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, alerta de fadiga e monitoramento com câmeras de 360 graus por uma central de operações. Conta ainda com gerenciamento inteligente de carga, sistema de leitura de placas de trânsito, ajuste automático de torque e potência, sistema de diagnóstico preventivo e um aplicativo que mede o desempenho do motorista.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)