Jeep lança programa de fortalecimento da educação

0
Postado 19 de outubro de 2017 por bisponeto em
A Fiat Chrysler Automobilies tem na Educação um dos seus principais pilares de investimento social. Alinhada com a filosofia do grupo, a Jeep lança o programa de fortalecimento da educação Rota do Saber. O projeto tem como meta contribuir de forma significativa para a melhoria do ensino do fundamental nas cidades situadas na área de influência socioeconômica do Polo Automotivo Jeep. Localizado na Mata Norte de Pernambuco, o Polo leva a iniciativa para seis municípios da região. O Rota do Saber é uma iniciativa da FCA em parceria com a Magneti Marelli, BNDES e a ONG Instituto Qualidade do Ensino – IQE.

“Este é um ato de grande simbolismo para todos nós, a educação é e continuará a ser pelos próximos anos a principal plataforma de atuação social da Jeep e da FCA”, afirma João Ciacco, Diretor de Comunicação e Sustentabilidade da FCA para a América Latina. O Rota do Saber tem como foco a mudança estrutural do ensino e para isso aposta na qualificação dos educadores responsáveis pelo Ensino Fundamental nas redes municipais participantes do projeto. Fazem parte do projeto os municípios pernambucanos de Igarassu, Paulista, Goiana e Itambé; e os paraibanos Alhandra e Caaporã.

Nesses locais, a metodologia abrangerá a qualificação de gestores pedagógicos e professores das escolas municipais do Ensino Fundamental pelo prazo de três anos. “ O programa tem data para começar e terminar, evitando uma relação de dependência. A partir do aprendizado acumulado em três anos, o município terá condições de transformar o programa em política pública”

O programa tem data para começar e terminar, evitando uma relação de dependência. A partir do aprendizado acumulado em três anos, o município terá condições de transformar o programa em política pública.

Este é um ato de grande simbolismo para todos nós. Estamos lançando o Programa Rota do Saber, que tem como foco o fortalecimento da educação pública, especialmente no ensino fundamental. Em Pernambuco e Paraíba, a metodologia abrangerá a qualificação de gestores pedagógicos e professores de escolas públicas municipais do Ensino Fundamental, pelo prazo de três anos. Isto significa dizer que a educação é e continuará a ser pelos próximos anos a principal plataforma de atuação social da Jeep e da FCA.

Desde os primeiros momentos de nosso processo de instalação, pensamos que a melhor maneira de fazer as coisas seria transformar a força do investimento econômico que estávamos fazendo em desenvolvimento social.

A educação de qualidade é fator decisivo para promoção da igualdade social e do crescimento econômico de um país. Investir em educação de qualidade para os jovens é o melhor e mais eficaz programa de inclusão social que pode existir, pois representa igualdade de oportunidades em diversos aspectos da vida. Significa também capacidade de reflexão, exercício da cidadania, melhor inserção social.

Na busca por caminhos consistentes para reverter esta deficiência e reforçar este potencial que é a escola pública gratuita, a formação de professores é o ponto-chave para implementação de escolas mais integradas às comunidades, com métodos de ensino mais eficazes. Essa foi a rota escolhida pela Fiat Chrysler Automobiles (FCA) para apoiar a melhoria da qualidade do ensino em escolas públicas em municípios localizados na área de influência do Polo Automotivo Jeep, no estado de Pernambuco.

É o programa Rota do Saber, com foco na qualificação de gestores pedagógicos e professores de escolas públicas do Ensino Fundamental, pelo prazo de três anos. O programa tem data para começar e terminar, evitando uma relação de dependência. A partir do aprendizado acumulado em três anos, o município terá condições de transformar o programa em política pública.

O primeiro passo para implantação do programa é efetivar a parceria com o município. A FCA é responsável por oferecer a metodologia, desenvolvida pela ONG Instituto Qualidade no Ensino (IQE). O município, por sua vez, oferece como contrapartida uma equipe de profissionais com dedicação exclusiva e integral para replicar a metodologia para os demais professores da rede pública.

A metodologia é aplicada a partir da articulação de três componentes fundamentais: professor, pedagogia e pais. O programa trabalha para que os professores incorporem os conteúdos a serem ensinados, através de metodologias de êxito já testado, e engajem os pais no papel de co-educadores dos filhos.

Para financiar o Programa de Educação, a FCA investe recursos próprios, além de manter parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Social e Econômico (BNDES), e com a Magneti Marelli, empresa que faz parte do grupo.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)