Bosch transforma smartphone em chaves do carro

0
Postado 19 de outubro de 2017 por bisponeto em
Para muitos, as seguintes cenas são familiares: na correria da manhã você não consegue encontrar as chaves em lugar algum ou, ainda, em um dia de compras e com as mãos cheias de sacolas, quem nunca desejou destrancar o carro dizendo apenas “abre-te sésamo”? Para colocar um fim em situações como esta, a Bosch transformará o smartphone em chaves de carro. “Com o Perfectly Keyless, nosso sistema digital de acesso ao veículo, o motorista não dependerá mais das chaves tradicionais. Este é um ótimo exemplo de mobilidade conectada sem estresse”, afirma Harald Kröger, presidente da divisão de Eletrônica Automotiva da Bosch.

O funcionamento desta tecnologia é simples: ao se aproximar do veículo, o smartphone do motorista é identificado pelos sensores de bordo. “Uma vez que a identificação é realizada, o carro destranca sem a necessidade de uma chave física. Da mesma forma, a chave não é necessária para dar partida no carro, nem para trancá-lo após a viagem”, diz Kröger.

O dono do veículo pode, inclusive, dar acesso a outros motoristas por meio de um aplicativo, no qual uma chave virtual é enviada pela nuvem para outros smartphones de forma segura contra acessos não autorizados. Isso permitirá que provedores de serviços de compartilhamento de carros e operadores das frotas de veículos gerenciem o acesso e as chaves com flexibilidade.

Viagem livre de chaves e estresse

O Pefectly Keyless da Bosch é uma chave digital. Para usá-la, o motorista faz o download de um aplicativo em seu smartphone, o qual se conecta ao carro e gera uma chave de segurança individual – ela servirá apenas na fechadura digital do respectivo veículo. O sistema se conecta aos sensores de bordo e mede a distância do veículo e do smartphone, para identificar a chave de segurança. Uma vez que esta distância é menor que dois metros, as portas se destrancam e não é mais necessário procurar as chaves.

Ao mesmo tempo, o espelho retrovisor e o assento também são regulados automaticamente, de acordo com as especificações individuais predeterminadas. Além disso, quando o Perfectly Keyless detecta o smartphone dentro do veículo, o motor pode ser ligado apenas apertando o botão de ignição start-stop. Além disso, ao final da viagem, quando o motorista deixa o carro, o sistema continua monitorando o smartphone e, assim que alcança uma distância de dois metros do veículo, ele é automaticamente trancado de forma segura e um aviso é enviado diretamente para o celular do condutor.

Gerenciamento da chave individual

O proprietário do veículo pode usar o Perfect Keyless para tornar seu carro disponível para outras pessoas, como familiares e amigos. Ao invés de ter que entregar as chaves pessoalmente, um pai pode simplesmente usar o aplicativo para dar acesso ao veículo para seus filhos. O sistema gera uma outra chave de segurança individual, que é enviada pela nuvem para o smartphone e pode ser personalizada de acordo com as especificações de cada usuário, tornando cada chave única.

Além disso, o Perfectly Keyless também é aplicável para frotistas de veículos, para conceder acesso ou bloquear os usuários digitalmente, conforme limites geográficos e de tempo, se desejado. Isso permite que operadores das frotas, como empresas de aluguel de carros, provedores de serviços de compartilhamento de veículos e emp resas em geral, gerenciem as chaves de modo digital, usando um aplicativo e a nuvem.

Perguntas e respostas

Para que o Perfectly Keyless funcione, qual hardware meu carro deve ter?

O fabricante deverá instalar sensores de proximidade e uma unidade de controle no veículo. Estes sensores medirão a distância entre o smartphone e o carro e registrarão em qual direção o motorista se desloca. A unidade de controle também administra a chave de segurança digital e garante que os sistemas de smartphone, nuvem e veículo se comuniquem adequadamente.

E se o usuário perder seu smartphone?

Em caso de perda do smartphone em que o aplicativo está instalado, a chave digital pode ser desativada online. Com isso, o acesso ao veículo é bloqueado tanto para o proprietário quanto para os usuários autorizados e terceiros. Um novo smartphone pode ser conectado ao veículo a qualquer momento e uma nova chave de segurança individual será gerada. Neste período, a chave c onvencional continua funcionando normalmente.

Como o Perfectly Keyless se difere dos sistemas de acesso sem chave já existentes no mercado?

Os sistemas de acesso sem chave já disponíveis no mercado ainda possuem uma chave física equipada com o chip, o que significa que o motorista continua dependendo dela sempre por perto. Os primeiros sistemas de acesso digital via aplicativo estão sendo usados por serviços de compartilhamento para extinguir essa necessidade. Seja para entrar ou sair, o usuário solicita acesso pelo smartphone antes de cada viagem. Com o Pefectly Kelyless, ter um smartphone no bolso é suficiente. O sistema de acesso ao veículo automaticamente o destrava assim que o condutor e o celular se aproximam do carro. Não é necessário ter uma chave, um cartão de chip, nem mesmo desbloquear a tela do celular.

Com qual sistema operacional o Perfectly Keyless funciona?

O sistema é compatível com os sistemas operacionais comuns usados atualment e.

Confira o vídeo sobre o Perfectly Keyless da Bosch no YouTube – www.youtube.com/watch?v=btBrfIrJNCI. Mais detalhes sobre o Perfectly Keyless em: www.bosch-mobility-solutions.com.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)