Audi R8 Coupé V10 plus virá ao Salão do Automóvel

0
Postado 24 de outubro de 2016 por bisponeto em
Nenhum modelo com o logo das quatro argolas está mais próximo de um carro de pista, nenhum é mais impressionante ou mais dinâmico: a Audi apresenta a segunda geração do seu superesportivo R8, que será a estrela da marca durante o Salão do Automóvel de São Paulo, realizado entre os dias 10 e 20 de novembro. Será a primeira apresentação pública do carro no Brasil. O motor central-traseiro V10 e um recém-aprimorado sistema quattro asseguram um desempenho de tirar o fôlego, especialmente na versão top de linha com 610 cv, que será oferecida no país a partir de dezembro: a aceleração de 0 a 100 km/h é feita em apenas 3,2 segundos, com velocidade máxima de 330 km/h.

O motor central-traseiro que trabalha em altas rotações tem desempenho superior, graças ao conceito de construção leve e um chassi extremamente dinâmico com o sistema de tração quattro e controle de torque variável. O superesportivo foi redesenvolvido do zero, ficando mais nervoso, arrebatador e fascinante tanto nas pistas quanto nas estradas.

“O automobilismo está nos genes da Audi, sempre foi uma característica de nossa marca”, afirma Jörg Hofmann, presidente e CEO da Audi do Brasil. “Com o novo R8, nossos engenheiros trouxeram a experiência acumulada nas pistas de corrida para as ruas. Nenhum outro dos nossos modelos evoca uma emoção dinâmica maior. O R8 V10 plus é, portanto, o mais potente e rápido modelo de produção em toda a história da Audi.” Graças à colaboração com a engenharia de automobilismo e pilotos, o modelo recebeu um claro aumento de performance – o que beneficia não só o carro de produção em série como também o R8 LMS, que tem o R8 como base.

O motor de 10 cilindros

O 5.2 FSI desenvolve 610 cv na versão V10 plus. A opção de topo acelera de 0 a 100 km/h em meros 3,2 segundos e atinge velocidade máxima de 330 km/h. O som do propulsor V10 aspirado, cujo torque máximo está disponível a 6.500 rpm, ficou mais poderoso e afiado. Uma transmissão S tronic de sete velocidades e um renovado sistema de tração quattro transmitem a potência para os asfalto. A distribuição de torque se adapta às condições de direção – em casos extremos, 100% do torque pode ser transmitido para o eixo dianteiro ou traseiro.

Construção leve: apenas 1.580 kg

O R8 V10 plus tem peso em ordem de marcha de 1.580 kg. Apesar da dose extra de equipamentos e da rigidez maior, o superesportivo é 50 kg mais leve que seu antecessor. A construção Audi SpaceFrame (ASF) é feita com diversos materiais, assegurando baixo peso e otimizando a distribuição de peso por eixo. A combinação de alumínio e polímeros de fibra de carbono reforçados abrem novas dimensões em relação ao peso, rigidez e comportamento em acidentes.

Com o ASF, cada componente é precisamente desenhado para uma localização e um propósito. A carroceria ficou 15% mais leve que na geração anterior, mas a rigidez torcional aumentou 40%. A parte inferior da carroceria integra um longo difusor para aumentar o downforce. Também o chassi, com sua suspensão duplo A, demonstra o quão próximo o R8 está de um carro de corrida.

Design: simples, amplo, robusto

O design reflete o caráter poderoso e esportivo do R8. Um capô extenso, uma traseira com linhas fluidas e um entre-eixos relativamente curto – o design externo claramente distingue o R8 como um esportivo puro-sangue à primeira vista. Com 4,42 metros de comprimento, 1,24 m de altura e distância entre-eixos de 2,65 m, suas dimensões mudaram muito pouco em relação à geração anterior. A largura tem agora 1,94 m, apenas 4 cm a mais que no antecessor. As proporções do carro se assemelham às de um carro de corrida e ficaram ainda mais pronunciadas.

As quatro argolas enfeitam a ponta do capô e a grade Singleframe com design estilo colmeia é ampla e plana. Superfícies de plástico moldadas se fundem aos faróis. As características das luzes de rodagem diurnas trazem elementos verticais que replicam as estruturas das entradas de ar e enfatizam a largura do carro. Toda a aparência do R8 transmite uma sensação de leveza e precisão técnica.

Outra característica que distingue o carro visualmente, além de oferecer maior segurança, é o sistema de faróis a laser, equipamento de série do modelo, que iluminam duas vezes mais que faróis de LEDs comuns. Cada módulo contém quatro diodos de laser de alta potência, com um diâmetro de apenas 300 micrômetros. Eles geram um feixe de laser azul com comprimento de onda de 450 nanômetros. Um conversor de fósforo transforma esse facho em luz branca, justada para o uso em estradas com uma temperatura de cor de 5.500 Kelvin – condições ideais para o olho humano que permitem ao motorista distinguir melhor os contrastes e ajudam a evitar a fadiga.

Além disso, os fachos de alta concentração iluminam 600 metros à frente do carro, tornando a passagem por neblinas e cortinas de fumaça, por exemplo, mais segura. O ponto de laser é ativado a partir de 60 km/h para complementar a atuação dos altos fachos de LEDs. Uma câmera inteligente com sistemas de sensores detectam outros motoristas e ajusta os padrões de iluminação para não ofuscá-los.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)