Nissan March e Versa ganham transmissão XTronic CVT®

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Postado 14 de junho de 2016 por bisponeto em
Sempre indo além e inovando, a Nissan traz uma novidade para o segmento de carros compactos que oferecerá o melhor em conforto, desempenho e consumo: a transmissão XTronic CVT® para o Nissan March e o Nissan Versa, modelos que são produzidos pela marca em seu Complexo Industrial de Resende (RJ). Essa nova opção de transmissão da linha de compactos da marca japonesa chega para se posicionar como uma das melhores do segmento. Afinal, é mais que automático.

Por ser atrevida, a Nissan optou pela caixa continuamente variável XTronic CVT® para equipar as novas versões do Nissan March e do Nissan Versa. Trata-se de uma transmissão reconhecida mundialmente e difundida em modelos da marca de segmentos superiores como Sentra e Altima e em crossovers vendidos em diversos mercados pelo mundo como Qashqai, Juke e Murano.

Com a novidade, que passa a estar disponível para as versões equipadas com motor 1.6 16V, a Nissan disputará uma fatia do mercado que tem clientes cada vez mais interessados nesse tipo de transmissão: 40% dos futuros compradores de carros compactos quer um automático e 95% dos atuais donos de um modelo sem pedal de embreagem afirmam que seu próximo veículo também terá este recurso.

A Nissan chega, assim, seguindo sua filosofia de Mobilidade Inteligente (Intelligent Mobility) com um sistema que traz muita tecnologia embarcada e oferece o melhor em desempenho e conforto. O câmbio continuamente variável, por exemplo, não dá os famosos trancos nas trocas de marchas das caixas automáticas tradicionais, pois não funciona com engrenagens, mas sim com duas polias que variam de tamanho de acordo com a velocidade requisitada na condução. Tudo para entregar conforto, desempenho e economia de combustível.

Sem trancos, sem desconforto

A transmissão XTronic CVT® é constituída de duas polias de diâmetro variável, ligadas por uma correia metálica, sendo que a Primária (conhecida como condutora) recebe o torque do motor e a Secundária (ou conduzida) o transmite ao diferencial. Cada polia tem dois cones que se afastam ou se aproximam, diminuindo ou aumentando a largura do canal onde passa a correia, elevando ou reduzindo a velocidade do carro de acordo com as demandas do pedal do acelerador.

Quando os cones estão juntos, esse canal fica mais estreito e o raio da polia aumenta. Em marcha reduzida, a polia condutora apresenta um raio menor (cones afastados), enquanto a polia conduzida fica com raio maior. Na medida em que o carro acelera, o movimento das polias se inverte e a relação de marcha fica maior. A distância entre as polias é fixa, como também o comprimento da correia. Assim, o XTronic CVT® apresenta uma infinidade de marchas entre as menores e maiores relações.

A caixa que equipa os modelos Nissan March e Nissan Versa é da última geração produzida pela Nissan para o segmento de veículos compactos e é adotada em vários países do mundo. Agora, ela faz sua estreia no mercado brasileiro. Produzida pela Jatco, empresa do grupo Nissan, o câmbio XTronic CVT® dos compactos produzidos em Resende utiliza a mesma tecnologia que entrega muito conforto aos proprietários de Sentra e Altima, mas em um tamanho menor, adequado aos dois veículos.

Com uma caixa compacta e avançada em mãos e conhecendo as necessidades de uso do consumidor brasileiro e os pavimentos e condições de rodagem do dia a dia, a engenharia da Nissan do Brasil trabalhou a calibração da transmissão do Nissan March e do Nissan Versa de forma a atender às principais necessidades dos clientes: obter conforto, desempenho forte e economia. Assim, os carros equipados com o XTronic CVT® entregam aceleração vigorosa e linear, especialmente nos momentos de arranque dos veículos, condução de sustos e trancos e, claro, com a economia de combustível (o Nissan March e o Nissan Versa receberam nota “A” no programa de eficiência energética do Inmetro).

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