Nova Ranger chega em maio às revendas

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Postado 8 de abril de 2016 por bisponeto em
A Ford do Brasil está apresentando nesta sexta-feira (8/4), para toda imprensa especializada do Mercosul, a Nova Ranger, em Puerto Iguazu, na Argentina. No facelift, ela recebeu mudanças externas e internas, com chegada marcada para o início de maio às revendas e preços que partem de R$ 82.000, para as versões com motor 2.2 Flex e cabine simples. As versões movidas com o motor 3.2 turbodiesel partem de R$ 129.900, chegando até a R$ 179.900 na configuração cabine dupla Limited, com tração 4×4.

Entre as principais mudanças está o novo diferencial traseiro agora com blocante em todas as versões e nova direção elétrica, que deixou a picape mais leve e ágil. Na motorização, o turbodiesel de 3,2 litros recebeu melhorias para reduzir seu consumo, agora com 200 CV de potência e 47,9 kgfm, sendo um dos mais potentes da categoria e desempenho acima da média, no trabalho conjunto com a caixa automática sequencial de seis marchas. O motor 2.2 Flex continua o mesmo, com 160 cv e 39kgfm.

Se as mudanças externas são marcantes, com as novas frente e traseira, no interior são ainda maiores. Seguindo a moda do segmento, a nova Ranger tem um interior mais próximo de um sedã. No caso, a inspiração vem do Fusion, claro. O painel de instrumentos é todo novo e tem telas laterais configuráveis. A da esquerda exibe informações do computador de bordo ou do conta-giros (que é pequeno demais e tem a desvantagem de desaparecer quando se opta por outras informações). Já a da direita mostra informações do GPS, do sistema de som ou de telefonia. Interessante é que o uso delas é acionado por botões no volante multifuncional, distribuídos da mesma forma que as funções do painel.

Ainda dentro da cabine, os acabamentos foram aprimorados, onde os comandos do ar-condicionado são digital bizone redesenhados e sistema multimídia SYNC com tela de 8” mais completo – comandos de voz em português para quase todas as funções – e bem integrado visualmente ao painel. O banco do motorista tem comandos elétricos (oito direções) e os traseiros, tem o encosto vertical demais e o assento muito baixo, cansando rapidamente os adultos que ali viajam, como na maioria das picapes.

Outra grata novidade é a quantidade de tecnologia embarcada, inédita no segmento das picapes de luxo médias. Como o alerta de mudança de faixas, que lê as marcações da estrada (mesmo as mais fracas) e caso o motorista se distraia, treme o volante e até interfere na direção, para recolocar o veículo na pista. O medidor de pressão dos pneus avisa em caso de perda da carga, a caçamba agora tem iluminação e o farol agora é automático, pois quando cruzam outros veículos na mesma direção ou contrária, baixa automaticamente.

A nova Ranger ganhou um útil piloto automático adaptativo, que freia e reacelera sozinho, conforme o fluxo do trânsito, além de ser combinado com o alerta de colisão, que além de emitir um aviso luminoso, pré-ativa os freios em caso de colisão iminente. Já o pacote para o uso off-road continua bom, com assistências em subida e descida, bloqueio do diferencial traseiro e seletor de tração por botão (mudanças a até 120 km/h). Ela já vem com santantônio, capota marítima e protetor de caçamba. Na próxima edição, daremos mais informações da nova Ranger.

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