Ford forma na Bahia turma de Educação Técnica para Jovens

0
Postado 4 de abril de 2016 por bisponeto em
A Ford promoveu duas ações de grande amplitude social na área de educação em Camaçari, na Bahia: a formatura da primeira turma do programa de educação para jovens e a entrega de mochilas ecossustentáveis para estudantes da rede pública em parceria com o Projeto Axé, uma das principais ONGs baianas de assistência às crianças.

As duas ações fazem parte das iniciativas de responsabilidade social da Ford Brasil, com o apoio da entidade Ford Fund, o braço filantrópico da marca no mundo. Os 95 jovens formados no programa de educação da Ford, com 17 a 21 anos, foram selecionados na rede estadual de ensino e receberam cursos técnicos e comportamentais, coordenados pelo SESI, para a inserção no mercado de trabalho. Por outro lado, as 10.000 mochilas são doadas anualmente pela Ford aos alunos da rede municipal de ensino de Camaçari, em parceria com o Projeto Axé.

Operação Mundo Melhor

Jim Vella, presidente mundial da Ford Fund, e Steven Armstrong, presidente da Ford América do Sul, participaram da cerimônia ao lado do prefeito de Camaçari, Ademar Delgado, no Teatro da Cidade do Saber. “É uma satisfação celebrar essas duas iniciativas que integram o programa global chamado Operação Mundo Melhor. Essa é uma abordagem importante voltada para as comunidades de todos os lugares onde a empresa opera”, disse Jim Vella.

Steven Armstrong destacou o pioneirismo da Ford na Bahia com a fábrica de Camaçari, que vai completar 15 anos de operação, e afirmou a disposição da empresa de continuar a apoiar iniciativas educacionais, mesmo diante do cenário desafiador da indústria, para promover o progresso social e econômico da região. “Acreditamos na educação como força transformadora da sociedade, que não só amplia as oportunidades de inserção dos jovens no mercado de trabalho como ajuda a formar cidadãos”, disse. “É uma ação que tem repercussão no presente e no futuro.”

Educação para Jovens

O Programa Ford de Educação para Jovens, lançado em outubro de 2015, selecionou estudantes da rede estadual de ensino com base no histórico escolar e entrevista pessoal. Os participantes receberam orientações sobre comportamento no ambiente de trabalho, reforço de matérias como português, matemática e inglês e capacitação técnica para formação como auxiliar de eletricista, auxiliar administrativo, auxiliar de mecânico de automóveis e auxiliar de mecânico de máquinas industriais.

Além de lanche e transporte, receberam tratamento odontológico no projeto Ford Odontomóvel de Camaçari. Eles também visitaram a fábrica da Ford e participaram de palestras com executivos. Na etapa seguinte, puderam concorrer a vagas do Programa Jovem Aprendiz da Ford.

Mochilas Ecossustentáveis

O Programa de Mochilas Ecossustentáveis, realizado em parceria com a organização não governamental Projeto Axé, é uma iniciativa inovadora que atende ao mesmo tempo três aspectos: educacional, ambiental e social. Através dele, a Ford vai completar este ano a doação de 30 mil mochilas para estudantes da rede pública de ensino de Camaçari.

O material usado nas mochilas vem do reaproveitamento de antigos uniformes de empregados da Ford, que passam por um processo de higienização para a reciclagem. A sua confecção é feita por mulheres em situação de vulnerabilidade social em Camaçari e Salvador, que recebem aulas de modelagem, corte e costura, abrindo uma nova perspectiva de geração de renda.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)