Kia faz estreia mundial do Kappa, 1.0T de 3 cilindros

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Postado 23 de fevereiro de 2015 por bisponeto em
A Kia Motors apresenta um novíssimo motor “Kappa” 1.0 T-GDI (turbo a gasolina de injeção direta), com produção mundial prevista a partir de seu lançamento que ocorre no 85º Salão Internacional do Automóvel de Genebra, em 3 de março. Seguindo tendência downsizing, a marca equipou sua grande novidade no novo Kia Cee’d GT Line.

O novo motor T-GDI Kappa ‘abraça’ a tendência da indústria de unidades menores com eficiências mais elevadas que consomem menos combustível e emitem menos emissões, mas com mais desempenho motriz.

O primeiro carro a se beneficiar do novo 1.0-litro T-GDI será a nova gama da linha Cee’d GT. Nesta aplicação, o novo motor “Kappa” desenvolve 120 cv a 172 Nm de torque e foi projetado para oferecer níveis de emissões de CO2 mais baixos quando comparado com o motor GDI 1.6 litro disponível em outros modelos Cee’d.

Após o Cee’d GT Line, disponível em toda Europa a partir do 4º trimestre de 2015, o novo 1.0 litro T-GDI equipará outros modelos da Kia no futuro.

O novo propulsor é o primeiro da próxima gama de motores de tamanho reduzido da marca coreana na Europa. O modelo foi desenvolvido internamente pela equipe de desenvolvimento de powertrain da Kia no centro R&D, em Namyang, na Coreia.

Os principais objetivos dos engenheiros ao longo do desenvolvimento foram o fornecimento de uma resposta imediata do motor de combustão altamente eficiente e acesso ao binário máximo de baixas rotações do motor. Estes representam os pilares da estratégia mais ampla da Kia para desenvolver motores de tamanho reduzido em seu projeto global.

Ao longo do desenvolvimento do T-GDI, as equipes de P&D da Kia têm assegurado melhoria de 10% a 15% em eficiência de combustível em comparação com atual motor GDI 1.6 litro da marca.

O novo motor de tamanho reduzido apresenta injetores perfurados a laser, com seis furos individuais. Ao invés de injetar convencionalmente a mistura ar-combustível dentro da câmara de combustão, os buracos perfurados a laser, dispostos em forma de pirâmide, permitem a mistura ar-combustível se espalhar por todo o cilindro. Apoiado por uma bomba de alta pressão, os novos injetores são capazes de fornecer pressão de injeção de combustível de até 200 bar.

 

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