Vettel vence em Abu Dhabi e Massa é 8º

0
Postado 4 de novembro de 2013 por bisponeto em

Depois de garantir o tetracampeonato mundial antecipado da Fórmula-1, Sebastian Vettel, da Red Bull, afastou qualquer suspeita de relaxamento e venceu de forma impecável o GP de Abu Dhabi, disputado nos Emirados Árabes neste domingo, 03 de novembro. Esta foi a 37ª vitória de Vettel na carreira.

Foi o sétimo triunfo consecutivo do piloto alemão da Rede Bull, igualando recorde do compatriota Michael Schumacher na temporada 2004.

Depois do seu primeiro título, conquistado em 2010, Vettel manteve a rotina vista de agosto para cá e “passeou” depois de superar o colega de equipe Mark Webber, que fez a “pole position”, logo na largada. O australiano, aliás, ficou em segundo, decretando a dobradinha da Red Bull. Nico Rosberg ficou em terceiro e completou o pódio.

Único brasileiro no “grid” e com o futuro incerto na Fórmula-1, Felipe Massa até teve bons momentos na prova em Abu Dhabi, como em bela ultrapassagem sobre Lewis Hamilton, mas cruzou a linha de chegada apenas na oitava colocação, uma posição abaixo da que largou. Em contrapartida, seu companheiro de Ferrari Fernando Alonso, terminou em quinto depois de largar em décimo lugar. O resultado fez o espanhol aumentar a vantagem na vice-liderança do Mundial para o finlandês Kimi Raikkonen, da Lotus, (tem 217 pontos, contra 183 do piloto da Lotus). Vettel, por sua vez, chegou a 347 pontos.

A PROVA

Em sua última temporada na Fórmula-1, o veterano Mark Webber (Red Bull) conseguiu a “pole position”, mas, como de costume, decepcionou na largada e perdeu a liderança para o companheiro Sebastian Vettel logo nos primeiros metros do Grande Prêmio de Abu Dhabi.

Webber ainda foi superado por Nico Rosberg (Mercedes) e caiu para a terceira colocação, seguido pelo francês Romain Grosjean (Lotus). O brasileiro Felipe Massa (Ferrari), por sua vez, ficou no sétimo lugar, à frente do mexicano Sérgio Perez (McLaren) e do espanhol Fernando Alonso (Ferrari).

A corrida durou pouco para o finlandês Kimi Raikkonen (Lotus). Ele tocou em uma Caterham logo no começo da prova e abandonou a prova de maneira precoce. Na 20ª volta da corrida, Mark Webber usou a asa móvel para ultrapassar Nico Rosberg, que vinha encontrando dificuldades para superar o escocês Paul di Resta (Force India). Em seguida, o piloto do Reino Unido foi para os boxes e o australiano ficou com o segundo lugar.

Sem sofrer qualquer tipo de ameaça, Sebastian Vettel conduziu tranquilamente seu carro para mais uma vitória. Após cruzar a linha de chegada, Vettel repetiu a comemoração do tetra na Índia e fez “zerinhos” diante da torcida. Caso vença as duas próximas etapas (Estados Unidos e Brasil), Vettel se juntará ao ex-piloto Alberto Ascari como os maiores vencedores de etapas consecutivas. Nos anos de 1952 e 1953, Ascari venceu 9 vezes seguidas. O pouco de emoção ficou com Alonso, que conseguiu duas ultrapassagens na seqüência (sobre Hamilton e Di Resta) para terminar em quinto. Massa não foi superado pelo colega na pista. O brasileiro antecipou a ida aos boxes, mas a tática não deu certo e ele perdeu mais tempo que o companheiro de equipe na parada e depois no tráfego.

Confira o resultado final do GP de Abu Dhabi:

1 – Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) – 1h38min06s106
2 – Mark Webber (AUS/Red Bull) – a 30s8
3 – Nico Rosberg (ALE/Mercedes) – a 33s6
4 – Romain Grosjean (FRA/Lotus) – a 34s8
5 – Fernando Alonso (ESP/Ferrari) – a 67s1
6 – Paul di Resta (ESC/Force India) – a 78s1
7 – Lewis Hamilton (ING/Mercedes) – a 79s2
8 – Felipe Massa (BRA/Ferrari) – a 82s8 
9 – Sergio Perez (MEX/McLaren) – a 91s1
10 – Adrian Sutil (ALE/Force India) – a 93s2
11 – Pastor Maldonado (VEM/Williams) – a 95s9
12 – Jenson Button (ING/McLaren) – a 103s6
13 – Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) – a 104s1
14 – Nico Hulkenberg (ALE/Sauber) – a 1 volta
15 – Valtteri Bottas (FIN/Williams) – a 1 volta
16 – Daniel Ricciardo (AUS/Toro Rosso) – a 1 volta
17 – Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) – a 1 volta
18 – Giedo van der Garde (HOL/Caterham) – a 1 volta
19 – Charles Pic (FRA/Caterham) – a 1 volta
20 – Jules Bianchi (FRA/Marussia) – a 2 voltas
21 – Max Chilton (ING/Marussia) – a 2 voltas

A próxima corrida, a penúltima da temporada, será disputada no dia 17 de novembro, nos Estados Unidos.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)