Ases do Volante

Sumiu o Humor dos Caminhoneiros

0
Postado 5 de fevereiro de 2013 por bisponeto em
Analisando os fatos, chegamos à conclusão de que, hoje, os motoristas de caminhão já não possuem mais aquele espírito divertido de outras épocas ou seja, desde que o primeiro caminhão apareceu no Brasil até por volta de 1970\80. Até então, era prática comum por parte dos caminhoneiros utilizarem os para-choques dos seus veículos como painel para expressarem, através a escrita, seus sentimentos de amor e amizade, suas críticas aos governos, suas reclamações, seu humor e assim por diante. Um dos passatempos de quem viajava pelas estradas poeirentas era ir lendo o que “diziam” os para-choques, alguns deles trazendo verdadeiras “perolas” da literatura humorística dos motoristas.

Algumas pessoas até se dedicavam a colecionar as frases escritas nos para-choques dos caminhões, por achá-las curiosas e divertidas. É o caso, por exemplo, do antigomobilista Valdir Kunze, de Curitiba que, ao longo dos anos coletou centenas dessas frases e as guarda com carinho até hoje. Mas, a prática pelos caminhoneiros está quase abandonada, talvez por não ter, na vida corrida que levam, mais tempo para pensar na questão. E por falar em corrida, nas décadas de 1950\60 até o famoso piloto de carreteira Miroslau Socachewski, de São José dos Pinhais\PR, levava escrito no para-choque dianteiro da sua carreteira Ford número 14: “Ganha-se Pouco Mais é Divertido”. Isso demonstrava o seu espírito brincalhão.

No entanto, vez por outra, nas nossas andanças pelos eventos automobilísticos, ainda encontramos alguma coisa que mata a saudade daquela época. Foi o que aconteceu no encontro de veículos antigos realizado na cidade de Ponta Grossa\PR no dia 22 de setembro de 2012, tendo por local o pátio da antiga estação ferroviária, no bairro Uvaranas, quando nos deparamos com um baita caminhão Alfa Romeo cavalo-mecânico, pintado na cor azul clara, todo decorado com bonito desenho de asas de águia, rodado duplo na traseira, cheio de peças cromadas, fabricado em 1975, placa da cidade de Indaiatuba\SP, com painel traseiro onde se lia: “Alfa é igual sutian – só compra quem tem peito”.

Nessa hora nos lembramos de um caminhão Mercedes que encontramos há muitos anos, em cujo para-choque duplo na frente estava escrito: Não cobiçar a mulher do próximo – quando o próximo estiver próximo. Nas fotos a carreteira de Socachewski e o Alfa de Indaiatuba. (Ari Moro).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)