VW bate recorde com 12.000 pedidos do Tera em 50 minutos
Tera teve vendas simultâneas nas 472 concessionárias da VW no Brasil.
O SUVW Tera já é um fenômeno de vendas! Com uma performance impressionante, a Volkswagen do Brasil surpreendeu o mercado: recebeu 12.000 pedidos do Novo Tera em apenas 50 minutos. No maior Open Doors da história da marca, realizado na noite da quinta-feira (5/6), nas 472 concessionárias Volkswagen no Brasil, o SUVW Tera já provou, logo na abertura das vendas, que é o mais novo ícone VW.
“O SUVW Tera já chegou criando sua própria história de sucesso e superando todas as expectativas: em apenas 50 minutos, recebemos 12.000 pedidos. É um resultado impressionante que confirma a assertividade da estratégia da Volkswagen do Brasil no posicionamento do mais novo ícone da marca. A recepção calorosa do público, se conectando imediatamente com o Novo Tera, comprova que é o modelo certo, na hora certa, reunindo preço competitivo, design, alta tecnologia, segurança e inovação de um carro conectado, sendo a primeira marca do Brasil a oferecer IA (Inteligência Artificial) automotiva própria. Logo na abertura das vendas, o SUVW Tera provou sua força. O modelo chega para democratizar o segmento de SUVs, do qual a Volkswagen já é líder, e agora conta com mais um fenômeno de vendas, reforçando ainda mais o seu protagonismo”, afirma Roger Corassa, vice-presidente de Vendas e Marketing da Volkswagen do Brasil.
O Novo Tera é um modelo 100% desenhado, desenvolvido e produzido no Brasil, na unidade da Volkswagen do Brasil em Taubaté (SP), gerando 260 novos empregos diretos na produção e mais 2.600 empregos indiretos na cadeia de fornecimento.
Além do mercado brasileiro, o Tera já nasce com força global, pois será comercializado para mais de 20 países, em dois continentes. O Novo Tera é o quinto modelo da ofensiva de 17 novos veículos da Volkswagen na América do Sul até 2028, como parte dos investimentos robustos de R$ 20 bilhões que a marca está fazendo na região.
“O SUVW Tera é o lançamento mais importante da Volkswagen na Região América do Sul nos últimos tempos e merecia o maior Open Doors da história da marca, em todas as 472 concessionárias do Brasil. Essa estreia arrasadora, com 12.000 pedidos em apenas 50 minutos, reforça a confiança dos brasileiros na Volkswagen e demonstra o potencial do Tera para se consolidar como um dos pilares do protagonismo da marca no País. A resposta dos nossos clientes comprova que estamos acelerando no caminho certo e nos inspira a continuar revolucionando o mercado, sempre com as melhores condições de compra para realizar o sonho do novo VW 0km na garagem”, diz Fernando Silva, diretor de Vendas da Volkswagen do Brasil.
No Open Doors, o SUVW Tera contou com um lote promocional de 999 unidades para a versão MPI por R$ 99.990. A partir de agora, o Tera MPI é oferecido a R$ 103.990. O modelo conta também com as versões TSI (que parte de R$ 116.990), Comfort (a partir de R$ 126.990), High (a partir de R$ 139.990) e High com pacote Outfit The Town Edition (a partir de R$ 142.290).
Primeira compradora do Tera
Cliente da Volkswagen há quatro anos, quando comprou um T‑Cross, a administradora Daniela Miranda, 40 anos, de Santana do Parnaíba (SP), foi a primeira compradora do SUVW Tera durante o Open Doors realizado na noite de ontem. Ela já estava completamente satisfeita com o T‑Cross, mas se apaixonou pelo Novo Tera. “Eu estava em busca de um novo carro, até que vi o Tera. O design marcante e a história por trás desse lançamento me impactaram de uma forma que não sei explicar. Foi paixão à primeira vista”, diz Daniela. Desde quando soube do lançamento do Tera, Daniela não via a hora de comprar um para chamar de seu. “A ansiedade está a mil. É muito mais do que a realização de um sonho, é a celebração de um recomeço. A Volkswagen representou uma verdadeira mudança de fase na minha vida. Estou mudando minha história, de um jeito diferente. E quero a Volkswagen comigo nessa nova fase, como símbolo de novas conquistas e oportunidades”, conclui Daniela.
Volkswagen já é líder entre os SUVs e o Tera impulsionará esses números
A Volkswagen do Brasil é líder dos dois principais segmentos: SUVs e hatches, que representam 40% e 22% do mercado nacional, respectivamente. No segmento SUV, a Volkswagen segue no topo com toda a sua Família SUVW, formada pelo Novo T‑Cross, Novo Nivus, Taos, Tiguan e ID.4, que já somam 62.156 unidades emplacadas (jan- mai), sendo o Novo T‑Cross o SUV mais vendido do Brasil, com 35.902 unidades emplacadas neste ano (jan-mai).
Agora, o Novo Tera chegou para democratizar os SUVs e reforçar ainda mais a liderança da Volkswagen no segmento. Vale destacar que o segmento do Novo Tera, o A0 SUV (SUV de entrada), cresceu 309% em dez anos (2014 a 2024) e representa 25% do mercado de veículos no Brasil. Com certeza, o SUVW Tera impulsionará ainda mais esses números.
Além dos SUVs, a Volkswagen também é líder entre os hatches, o segundo segmento mais importante do mercado, com o Polo, que foi o veículo mais vendido do Brasil em abril (10.932 unidades emplacadas) e maio (12.911 unidades) de 2025, considerando todos os segmentos do mercado. No acumulado deste ano, o Polo também é o carro de passeio mais vendido do Brasil, com 45.724 unidades emplacadas (janeiro-maio). (Fotos: VW do Brasil/Divulgação).

