Volkswagen lança o Tera, com preços a partir de R$ 99.990

0
Postado 6 de junho de 2025 por Alexandrino Cipriano em

O VW Tera, novo ícone da montadora alemã acaba de chegar. Depois de despertar a curiosidade do público no Rock in Rio 2024, e de desfilar na Marquês de Sapucaí no Carnaval 2025, o Tera está oficialmente lançado no mercado brasileiro. Quinto produto da ofensiva de 17 carros novos até 2028, o SUVW 100% brasileiro chega para atuar em um segmento inédito para a Volkswagen do Brasil e democratizar a linha de SUVs no País. O Tera já está nas concessionárias Volkswagen de todo o País, com preço de lançamento a partir de R$ 99.990, para a versão MPI MT limitada a um lote especial de 999 unidades.

Na linha completa do novo Volkswagen Tera, tem quatro versões, sem opcionais e cores especiais, que partem dos seguintes preços: Tera MPI MT R$ 99.990, preço de lançamento para as primeiras 999 unidades; Tera MPI MT R$ 103.990; Tera TSI MT R$ 116.990; Tera Confort TSI AT R$ 126.990; Tera High TSI AT R$ 139.990; Tera Outfit “The Town Edition” R$ 142.990, que tem como base a versão High, mais o pacote The Town Edition. Somente nessa quinta-feira (05/06), na apresentação nacional em suas 472 concessionárias, foram vendidas 12.312 unidades do VW Tera.

Lindo, moderno e conectado, o Tera já nasceu para ser um carro revolucionário. Desenvolvido no Brasil, desenhado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone, o modelo fabricado em Taubaté (SP) já estreia com uma força global e será comercializado em 20 países, em dois continentes. Um carro brasileiro que vai expandir as fronteiras dos projetos desenvolvidos pela Volkswagen do Brasil.

“Consideramos esse carro como um produto que nasce com a responsabilidade de se tornar um novo ícone da marca e um dos carros mais vendidos do mercado brasileiro. Assim como o Fusca, que vendeu 3 milhões de unidades no País e o Gol, líder de vendas por 27 anos e com mais de 7 milhões de unidades vendidas, o Tera tem tudo para seguir a mesma rota de sucesso dos seus antepassados. E tem motivos de sobra para isso: um SUV com visual encantador, elevado nível de segurança em todas as versões, com força global e o primeiro com nossa IA by Volks”, afirma Ciro Possobom, Presidente & CEO da Volkswagen do Brasil.

IA by Volks

De maneira inédita e comprovando a atitude sempre pioneira da VW, o Tera estreia o Otto, primeira Inteligência Artificial desenvolvida por uma fabricante de automóveis no Brasil. Todo o desenvolvimento de linguagem foi liderado pelo time da VW Tech_ sob o comando de Cristina Cestari e com avatar criado pelo time de design, liderado por José Carlos Pavone. O projeto também contou com a parceria da Accenture Brasil.

“Nosso legado de conexão emocional com os clientes tem mais de 72 anos. Essa tradição nos serviu de inspiração para criarmos o Otto, reforçando o conceito do Companionship – interação contínua e personalizada entre humanos e sistemas tecnológicos. Toda a arquitetura técnica e de dados, a definição dos componentes de voz e as provas de conceito foram concebidos pelo nosso time da VW Tech_. A IA by Volks inicia uma nova era dentro e fora da Volkswagen. E ser apresentado junto com o Tera não poderia ser melhor, porque a verdadeira inovação não é apenas a que transforma produtos, mas a que transforma experiências humanas”, ressalta Cristina Cestari, CIO da Volkswagen para a Região América do Sul.

Com a IA generativa, o SUV integrado ao app Meu VW 2.0 oferece uma nova forma de dirigir e se conectar. Nativo no aplicativo do celular com espelhamento no VW Play Connect, o Otto traz inovação e será capaz de produzir respostas generativas. Trocando em miúdos: ele utiliza uma LLM (large language model – grandes modelos de linguagem) e agrega dados e funções da Volkswagen. Escuta, compreende e evolui de acordo com os comandos que recebe para oferecer uma experiência personalizada para cada cliente Volkswagen. Basta chamar usando a frase “Fala, Otto!” e ele te atende.

“Accenture e Volkswagen uniram a expertise brasileira em inteligência artificial, design e tecnologia ao profundo conhecimento da indústria automotiva. Com ele, entregamos mais segurança, conveniência e personalização em cada interação, ampliando a qualidade da experiência para o cliente final. Essa parceria representa a convergência de expertise e propósito, evidenciando a sinergia entre nossas tecnologias e visões de futuro”, explica Rodolfo Eschebach, Presidente da Accenture Brasil e América Latina.

O Otto foi criado para transformar a experiência dos clientes Volkswagen, sendo um companheiro no dia a dia. Para o lançamento, ele trará funcionalidades que compreendem os dados do seu veículo conectado, traz dados de autonomia, manutenções, sabe sobre a saúde do veículo, entre outras coisas. Além disso, as consultas do manual cognitivo passam a ser generativas, trazendo o resumo de rápido acesso junto de imagens das páginas onde se encontram as informações na tela do app.

A Otto nasce integrado com aplicativos de navegação como Waze, Google Maps e Apple Mapas e responderá perguntas abertas da internet. Ele estará disponível no segundo semestre de 2025, via espelhamento no celular, como item de série nas versões Comfort e High, e como opcional na versão TSI MT – para os clientes que tiverem o pacote de conexão ativado no momento da compra. Outros modelos da Volkswagen receberão a tecnologia em breve.

Além disso, para as versões Comfort e High de série e opcional para a TSI MT, o SUVW já é equipado com o VW Play Connect, com tela de 10,1 polegadas, espelhamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, além de permitir o download de aplicativos diretamente na central multimídia, e o acesso ao aplicativo Meu VW 2.0, que oferece mais de 15 funcionalidades diretamente na tela do smartphone – entre elas abrir e fechar as portas, acionar a buzina e o alerta, limitar a velocidade de rodagem, tudo remotamente.

Segurança avançada

O Tera traz como destaque a segurança de seu projeto. Todas as versões são equipadas com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois de cortina), frenagem autônoma de emergência (AEB) com proteção de pedestres, controle eletrônico de estabilidade (ESC) e tração (ASR), bloqueio eletrônico de diferencial (EDS), sistema de detecção de fadiga do motorista e sistema de controle de perda de pressão dos pneus. Para as versões Comfort e High, o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC) também é item de série.

O pacote ADAS entrega ainda mais recursos de segurança na versão High, com o assistente ativo de mudança de faixa (Lane Assist), câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga. Para garantir a melhor visibilidade aos motoristas, o Tera tem faróis em full LED em todas as versões, além de lanternas traseiras também em LED, com efeito click-clack.

Completo em todas as versões

Pensado para oferecer o melhor pacote da categoria em todas as versões, o Tera conta com uma ampla lista de série. Além dos equipamentos de segurança e conectividade, o modelo tem direção elétrica com ajuste de altura e profundidade em todas as configurações, assim como ar-condicionado, piloto automático, banco do motorista com ajuste milimétrico de altura, computador de bordo, painel de instrumentos digital, sensores de estacionamento traseiro e portas USB na dianteira, com duas saídas, e o assistente de partida em rampas (HHC – Hill Hold Control).

Nas versões Comfort e High, o Novo Tera adiciona o sistema Kessy de acesso ao veículo sem uso de chave e partida do motor por botão e volante multifuncional com revestimento em material premium. De série na versão High, o painel de instrumentos digital é de 10,25 polegadas, além do conhecido ar-condicionado Climatronic Touch aliado ao carregador de celular por indução.

Desenvolvido para entregar desempenho e eficiência, o Novo Tera chega com duas motorizações: 1.0 MPI de 84 cv e a 1.0 170 TSI, de 116 cv. A versão MPI será sempre equipada com o câmbio manual de cinco marchas, transmissão que também estará presente na versão TSI. As configurações Comfort e High contam com a transmissão automática de seis marchas.

Com esses dois motores consagrados, o Tera consegue diversificar o acesso a um público maior, democratizando, de fato, o acesso ao segmento dos SUVs. Sem contar que ambos os propulsores conseguem entregar um baixo nível de consumo, sendo o modelo mais econômico da categoria.

High + Pacote Outfit The Town Edition

Edição especial em celebração ao festival de música de São Paulo, o Tera na versão High oferece o pacote Outfit The Town Edition. Adicionando ainda mais sofisticação ao SUV, ao acrescentar rodas de liga leve de 17 polegadas escurecidas, bancos com revestimento premium com o nome da edição especial, e teto e retrovisores externos pintados na cor Preto Ninja, além dos badges exclusivos do The Town na coluna C do veículo. Optando pelo carro na cor Preto Ninja, ele ganha os mesmos acabamentos escurecidos, dando um tom mais discreto e esportivo ao SUV – combinação exclusiva do pacote.

Cores

O Tera chega ao mercado brasileiro em seis cores: Preto Ninja e Branco Cristal (sólidas), Cinza Platinum (metálica) e as inéditas Vermelho Hypernova, Prata Lunar e Azul Ártico, sendo essas três últimas metálicas. O Azul Ártico, assim como o Preto Ninja, são opções sem custo adicional para o cliente.

Melhor custo de propriedade e acessórios exclusivos

A chegada do Tera ao mercado já garante um pacote interessante em pós-vendas. Considerando o período de quatro anos ou 60 mil quilômetros, o SUVW tem o custo de propriedade 4% menor em comparação com a concorrência – levando em consideração itens como consumo de combustível, valor de seguro, taxas, itens de desgaste e manutenções.

Saindo da concessionária, o cliente ainda poderá equipar seu Tera com mais de 45 acessórios exclusivos do modelo: desde a linha de vestuário da VW Collection até itens como soleira em LED e projetor de logo nas portas. (Fotos: Volkswagen/Divulgação).

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)