Honda CB 500 Hornet 2026 combina desempenho e agilidade

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Postado 10 de junho de 2025 por Alexandrino Cipriano em

Na história da Honda as motocicletas de 500 cc sempre tiveram um lugar de destaque. A CB 500F – lançada no Brasil cerca de uma década atrás – foi uma genuína herdeira desta estirpe. Bom desempenho e agilidade digna de motocicleta esportiva tornaram o modelo uma unanimidade. A Honda CB 500 Hornet 2026 estará disponível nas seguintes opções de cores: Vermelho, Preto Perolizado e Branco Perolizado. O preço público sugerido, base São Paulo/SP, que não inclui despesas com frete ou seguro, é de R$ 43.040,00.

A Honda CB 500F criou uma nova geração de motociclistas, que através dela ingressaram no mundo da alta cilindrada, muitos deles vindos de bem-sucedidas experiências com as Honda de motores monocilíndricos, leves e voltadas à um uso no qual a economia, e não a esportividade, foi priorizada no projeto. Além de perfeita para os mais jovens, a CB 500F também foi escolha precisa de muitos motociclistas experientes, admiradores de esportividade, mas também de seu baixo peso, simplicidade mecânica e economia.

Sucessivamente modernizada através de diversas gerações, a CB 500F no decorrer de sua trajetória de sucesso incorporou itens que confirmaram seu status de motocicleta de alta tecnologia, como a suspensão dianteira invertida SFF-BP e o par de discos dianteiros com pinças de fixação radial. Agora, a CB 500F alcança o que pode ser considerado seu ápice técnico e estilístico, e assim se torna merecedora de resgatar o lendário nome Hornet, desde sempre indicativo de modelos especiais, destinados a motociclistas também especiais.

Generalidades do modelo – Primeira integrante de uma nova família de motos com o lendário nome Hornet, a CB 500 Hornet traz o consagrado motor bicilíndrico em uma ciclística leve e ágil. O resultado é uma moto fácil de pilotar, com excelente maneabilidade e custo de manutenção reduzido, que tanto pode ser utilizada no dia a dia como em viagens rodoviárias, além de ser perfeita para a pilotagem esportiva.

A fórmula da Honda CB 500 Hornet privilegiou o visual agressivo e elementos que a colocaram em um novo patamar de tecnologia, com destaque para o HSTC – Honda Selectable Torque Control, importante aliado para a segurança. Itens de grande modernidade como o painel TFT de 5 polegadas definem um genuíno upgrade, evidenciado por formas agressivas que conferem à CB 500 Hornet o status de motocicleta premium. Quanto à parte ciclística, vale citar a suspensão dianteira Showa SFF-BP invertida com novo ajuste, aperfeiçoamento que mirou também o sistema Pro-Link da suspensão traseira, e a frenagem ABS de dois canais com pinças de freio de fixação radial atuando em dois discos.
Design & aspectos práticos – Inspirado no DNA streetfighter de suas “irmãs” CB 750 Hornet e CB 1000 Hornet, o visual agressivo da CB 500 Hornet foi impulsionado pela filosofia de design “Digital Dynamism“. O formato sinuoso da dianteira à traseira oferece contraste entre o volume formado pelo protuberante tanque de combustível e carenagem frontal e a silhueta fina do assento, laterais e rabeta.

O desenho agressivo não dispensa a funcionalidade, com a carenagem frontal incorporando dutos laterais que canalizam o fluxo de ar para a área superior do tanque de combustível. Este requinte aerodinâmico contribuiu para uma sensação de maior estabilidade na condução em velocidades elevadas. O novo design do farol de LED proporciona distribuição de luz mais ampla, melhorando a visibilidade especialmente em curvas.

O painel TFT colorido de 5 polegadas, herdado da CB 1000R, oferece alta visibilidade mesmo sob luz solar intensa e é personalizável, permitindo escolher entre diferentes padrões de exibição das informações. O guidão bicônico e o banco posicionado a 789 mm do solo se combinam com perfeição com as pedaleiras, resultando em uma posição de piotagem adequada para pilotos de qualquer estatura. O reservatório de combustível tem 17,1 litros.

Motor – O motor bicilíndrico paralelo de 471 cc e 8 válvulas, arrefecido a líquido, oferece um grande equilíbrio entre dimensões externas e potência máxima, de 49,6 cv a 8.500 rpm. Tem um caráter agressivo em alta rotação, proporcionando forte aceleração. O elevado torque de 4,50 kgf.m a 7.000 rpm é garantia de condução suave em uso urbano.

A adoção do sistema HSTC eliminou o eventual risco de perda de aderência da roda traseira em aceleração, o que contribui para o aumento na confiança do condutor durante a pilotagem, especialmente em uso esportivo. O sistema funciona comparando a velocidade da roda dianteira com a traseira, e ao detectar diferença age no sistema de injeção de combustível para reduzir suavemente o torque. Se desejado, o HSTC pode ser desativado completamente.

A injeção de combustível PGM-FI otimiza o desempenho robusto nas faixas de baixa e média rotação, proporcionando agilidade e uma sensação de aceleração intensa em vias urbanas. Já em altas rotações, o motor entrega uma elevação suave e progressiva do giro. O silenciador possui dois tubos de saída, conferindo um toque esportivo a cada pulso e um ronco estridente em altas rotações. O motor é componente estrutural para complementar a rigidez do chassi, e está conectado ao quadro por quatro pontos de ancoragem. O câmbio de seis marchas é gerenciado por uma embreagem assistida/deslizante, eliminando a tendência de perda de aderência da roda traseira em reduções bruscas de marcha.

Ciclística – O chassi de tubos de aço tipo diamond se caracteriza pela grande resistência e leveza, e permite ao piloto o conveniente feedback durante a condução. Os quatro pontos de ancoragem do motor ao chassi, além de elevar a rigidez do conjunto, resultam em vibrações ao mínimas. A distância entre eixos é de 1.409 mm, o percentual de distribuição de peso entre dianteira e traseira é de 50%-50% O peso seco é de 175 kg.

A CB 500 Hornet se vale de uma suspensão dianteira Showa invertida de 41 mm do tipo SFF-BP, com funções de amortecedor e molas separadas em cada bengala. Na traseira, o conjunto mola-amortecedor vinculado ao sistema Por-Link tem regulagem na pré-carga da mola (cinco níveis). A balança de suspensão traseira é de aço. Os dois discos dianteiros de 296 mm contam com cálipers Nissin de quatro pistões e fixação radial, enquanto o disco traseiro tem 240 mm e pinça de pistão simples. As rodas têm 5 raios em Y, com a dianteira de 3,5 polegadas calçada com pneu 120/70-ZR17 e a traseira de 4,5 polegadas com pneu 160/60-ZR17.

A Honda CB 500 Hornet já está disponível na rede de concessionários Honda. A garantia é de 3 anos, sem limite de quilometragem, mais Honda Assistance com serviço gratuito por todo o período da garantia do produto. A cobertura abrange Brasil, Chile, Argentina, Uruguai, Paraguai e Bolívia. O intervalo de manutenção é de 6.000 quilômetros ou 6 meses após a primeira revisão, que deve ocorrer com 1.000 quilômetros ou 6 meses. (Fotos: Honda/Divulgação).

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