Porsche lança nova geração do 911 no Brasil

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Postado 19 de maio de 2025 por Alexandrino Cipriano em

Porsche 911 Carrera Coupé.

A nova geração do Porsche 911 acaba de desembarcar no Brasil. Com atualizações consistentes, as novas versões têm maior potência, melhor aerodinâmica, interior renovado, pacotes ampliados de equipamentos de série e evoluções também em conectividade, além de novos detalhes no design que caracterizam a evolução do icônico modelo esportivo da marca de Stuttgart. Inicialmente, o mercado brasileiro está recebendo um total de oito versões do renovado 911:

911 Carrera Coupé – R$ 930.000; 911 Carrera Cabriolet – R$ 980.000; 911 Carrera T Coupé – R$ 980.000; 911 Carrera T Cabriolet – R$ 1.040.000; 911 Carrera GTS Coupé – R$ 1.180.000; 911 Carrera GTS Cabriolet – R$ 1.230.000; 911 GT3 – R$ 1.467.000; e 911 GT3 Pacote Touring – R$ 1.467.000.

Um dos principais destaques dessa nova geração do Porsche 911 aparece na receita motriz do Carrera GTS. O novo modelo é o primeiro 911 destinado às ruas equipado com um sistema híbrido em sua motorização, batizado de T-Hybrid. Mas ele não foi o único a receber importantes melhorias: o 911 Carrera herdou os turbocompressores da geração anterior do GTS. Ambos passaram a apresentar versões bem mais esportivas e dinâmicas que os respectivos modelos anteriores. Já o 911 Carrera T recebeu medidas de redução de peso, ajustes dinâmicos e transmissão manual de seis marchas de série para torná-lo um Carrera com prazer de condução para os puristas. E ainda chega ao Brasil o novo GT3, que está sendo lançado simultaneamente em duas versões pela primeira vez: como um esportivo voltado para a pista com asa traseira e em uma versão mais discreta, com o pacote Touring. Com pacotes sob medida e opções inovadoras, as variantes do GT3 podem ser ainda mais personalizadas de acordo com o gosto e o uso pretendido pelo cliente.

Com o lançamento dessa nova geração do 911, a Porsche, em um período de menos de um ano, trouxe importantes novidades para o mercado brasileiro em praticamente toda a sua linha: novo Cayenne (versões E-Hybrid), novo Macan 100% elétrico e novas gerações de Panamera e Taycan.

Sistema T-Hybrid é destaque do Carrera GTS

O sistema T-Hybrid, que vai ser aplicado às versões Carrera GTS Coupé e Cabriolet, possui um turbocompressor elétrico de gases de escape. Um motor elétrico instalado entre o compressor e o rotor da turbina acelera instantaneamente esse turbocompressor. Isso cria imediatamente pressão de sobrealimentação. Esse recurso do turbocompressor elétrico dispensa a válvula de alívio e permite o uso de apenas uma turbina em vez das duas anteriores, garantindo uma entrega de potência mais dinâmica. Engenhosamente, o motor elétrico que acelera a turbina também funciona como gerador, desenvolvendo até 11 kW (15 cv) de potência.

O sistema de motorização também inclui um motor síncrono de ímã permanente integrado à nova transmissão PDK, com dupla embreagem e oito velocidades. Mesmo em marcha lenta, ele apoia o motor a combustão com torque adicional de até 150 Nm e fornece aumento de potência de até 40 kW (54,6 cv). A Porsche acopla ambos os motores elétricos a uma bateria de alta tensão leve e compacta, com tamanho e peso correspondentes a uma bateria convencional de 12 volts, mas que armazena até 1,9 kWh de energia e opera com 400 V. Para o sistema elétrico convencional de 12 V, a Porsche instalou uma bateria de íon-lítio.

Já o motor a combustão é um boxer de 3,6 litros. Em comparação ao antecessor, ele ganhou 600 cm3 de cilindrada, por intermédio da adoção de cilindros com 97 mm de diâmetro e 81 mm de curso. O motor possui controle de comando de válvulas VarioCam e acionamento de válvulas com balancins. O sistema de alta tensão permite que o compressor de ar-condicionado seja acionado eletricamente e a transmissão por correia seja eliminada, tornando o motor mais compacto. Isso criou espaço acima da unidade de potência para o inversor de pulso e o conversor DC-DC.

Mesmo sem assistência elétrica, o motor boxer entrega 357 kW (485 cv) e 570 Nm de torque. No total, a potência do sistema é de 398 kW (541 cv) e 610 Nm. O aumento de potência em relação ao seu antecessor é de 45 kW (61 cv). O novo 911 Carrera GTS também supera seu antecessor na aceleração de 0 a 100 km/h, agora realizado em 3 segundos. A velocidade máxima passou a 312 km/h. Apesar de alcançar resultados altamente dinâmicos, o modelo reduziu sensivelmente as emissões de CO2. Se comparado aos veículos híbridos plug-in, o sistema T-Hybrid apresenta uma diminuição significativa de peso extra, tanto que, em relação ao seu antecessor, o novo 911 Carrera é somente 50 kg mais pesado.

Transmissão manual e motor boxer biturbo no novo Carrera T


A letra ‘T’ representa Touring. Na Porsche isso remonta à homologação do 911 T como carro de turismo em 1968, com produção em série até 1973. Desde 2017, o 911 Carrera T está de volta à gama de modelos, posicionado entre o Carrera e o Carrera S. Prazer puro de condução, pilotagem ágil, ronco emocional e foco no essencial são as características distintivas deste esportivo de tração traseira.

O 911 Carrera T é movido pelo motor boxer biturbo de seis cilindros e 3 litros do 911 Carrera. Ele entrega 290 kW (394 cv) e desenvolve um torque de até 450 Nm. Uma transmissão manual de seis marchas de série transfere a potência para o eixo traseiro. Ao reduzir as marchas, uma função de aceleração intermediária (auto-blip) pode ser selecionada para compensar automaticamente e de forma específica as diferenças de velocidade entre o motor e a caixa de câmbio – evita a necessidade de realizar o “punta-taco”.

Com o Pacote Sport Chrono padrão, o Carrera T Coupé acelera de 0 a 100 km/h em 4,5 segundos (Cabriolet: 4,7 segundos). Sua velocidade máxima é de 295 km/h (Cabriolet: 293 km/h). Em combinação com o isolamento reduzido do interior e a função auto-blip, o sistema de escape esportivo proporciona uma sonoridade particularmente emocionante.

Turbocompressores do GTS no novo 911 Carrera

Com motor boxer de 3 litros biturbo, completamente reformulado, o novo 911 Carrera utiliza o intercooler do 911 Turbo, que fica diretamente sob a grade da tampa traseira, acima do motor, bem como adota os turbocompressores da geração anterior do 911 Carrera GTS. Com essas modificações, a Porsche consegue simultaneamente redução nas emissões e aumento de potência, que foi elevada para 290 kW (394 cv), junto com um torque máximo de 450 Nm. O novo 911 Carrera Coupé vai de 0 a 100 km/h em 4,1 segundos e atinge velocidade máxima de 294 km/h. Em comparação com seu antecessor, isso representa uma melhoria de 0,1 segundo e 1 km/h, respectivamente.

GT3 ganha transmissão mais curta

O novo 911 GT3 é equipado com motor boxer aspirado de 4 litros com 375 kW (510 cv) e 450 Nm, com dois filtros de partículas e quatro catalisadores. Mesmo com esse rígido sistema de controle de emissões, o modelo continua entregando um ronco especial. A potência do motor foi alcançada por meio de uma série de medidas de otimização. As cabeças dos cilindros foram revisadas e os eixos de comando mais afiados (usados no 911 GT3 RS), o que proporciona um desempenho aperfeiçoado em faixas superiores de rotação. Além disso, ele dispõe de válvulas de aceleração individuais e novos resfriadores de óleo.
Tanto a transmissão de dupla embreagem de 7 marchas (PDK) quanto a transmissão manual GT de 6 marchas possuem uma relação final de transmissão 8% mais curta em comparação ao modelo anterior. Ambas as opções de câmbio estão disponíveis para o 911 GT3 e para o 911 GT3 com pacote Touring. O novo 911 GT3 acelera de 0 a 100 km/h em 3,4 segundos com PDK e atinge uma velocidade máxima de 311 km/h (câmbio manual: 3,9 s; 313 km/h).

Suspensão otimizada e aerodinâmica ativa

A suspensão do 911 Carrera GTS também foi completamente revisada. Pela primeira vez, o eixo traseiro esterçante vem como padrão. Ela aumenta a estabilidade em altas velocidades e reduz o raio de giro. A Porsche integrou o sistema de estabilização anti-rolagem Porsche Dynamic Chassis Control (PDCC) ao sistema de alta tensão, criando uma gestão eletro-hidráulica do dispositivo, que torna o sistema ainda mais flexível e preciso. A suspensão esportiva com um sistema de amortecimento variável (PASM) e uma altura de condução rebaixada em 10 mm proporcionam uma condução característica dos modelos GTS.
O Pacote Sport Chrono faz parte do equipamento padrão do 911 Carrera T. Além disso, pela primeira vez a Porsche está equipando o modelo com eixo traseiro direcional como padrão em combinação com uma relação de direção mais direta no eixo dianteiro, otimizando a dirigibilidade. A aceleração lateral é gerada mais rapidamente e a direção responde de forma mais direta, enquanto a estabilidade é simultaneamente aumentada. O ajuste da direção no eixo traseiro foi desenvolvido especificamente para o 911 Carrera T.
A suspensão esportiva adaptativa PASM também é rebaixada em 10 mm, mas recebeu um ajuste esportivo específico para o modelo, tornando o Carrera T ainda melhor e mais ágil para dirigir. O 911 Carrera T possui rodas de liga leve de 20/21 polegadas do Carrera S. Os pneus dianteiros são 245/35 ZR20 e os traseiros são 305/30 ZR21.

Já o 911 Carrera recebe pela primeira vez a opção de rodas Exclusive Design, com lâminas de carbono que reduzem o coeficiente de arrasto e, portanto, aumentam a eficiência. Os modelos 911 Carrera GTS apoiam-se sobre rodas de 21 polegadas com uma tala de 11,5 polegadas e pneus 315/30 ZR 21 na traseira como padrão. Na frente, há pneus 245/35 ZR 20 em rodas de 20 polegadas com 8,5 polegadas de tala. Em linha com o desempenho significativamente aprimorado, a maior largura dos pneus traseiros melhora a dinâmica de condução e a tração do novo 911 Carrera GTS.

O novo GT3, por sua vez, utiliza braços de suspensão desenvolvidos com perfil de gota d’água no eixo dianteiro. Eles aumentam a força descendente no arco da roda em altas velocidades e melhoram o resfriamento dos freios. Para garantir que o equilíbrio da força descendente entre os eixos dianteiro e traseiro seja mantido, mesmo ao frear em altas velocidades, os engenheiros reduziram o movimento de inclinação (antidive). No novo 911 GT3, o pivô esférico do braço de arrasto inferior foi posicionado mais baixo no eixo dianteiro para facilitar isso. O 911 GT3 adotou essas modificações do atual 911 GT3 RS. O 911 GT3 vem de série com pneus esportivos 255/35 ZR 20 (dianteiro) e 315/30 ZR 21 (traseiro), com melhor aderência em piso molhado; opcionalmente, estão disponíveis pneus de pista aprovados para uso em estrada.

Novos detalhes de design e pacotes especiais

A Porsche aprimorou o design do 911 com atualizações direcionadas à aerodinâmica, com o objetivo de aprimorar o desempenho do carro. As mudanças incluem novos para-choques com entradas de ar maiores para resfriamento na frente do carro. Isso foi possível graças à integração de todas as funções de iluminação nos faróis LED matrix, o que eliminou as luzes auxiliares e possibilitou as novas entradas de ar.

Nos modelos 911 Carrera GTS, a parte frontal possui cinco abas ativas de ar para resfriamento, dispostas verticalmente e visíveis do lado de fora, e outra aba oculta para fechar o desvio em cada lado. Esses elementos são complementados por difusores dianteiros adaptativos ao subchassi, que são controlados junto com as abas de ar de resfriamento. Esses elementos direcionam o fluxo de ar conforme necessário quando os requisitos de potência são mínimos, as abas fechadas otimizam a aerodinâmica. Quando a demanda de potência é alta – por exemplo, em situações de pista – as abas direcionam grandes quantidades de ar para os radiadores do carro. Os sensores para os sistemas de assistência agora estão localizados atrás de uma superfície de alto brilho abaixo da placa de licença.

Opcionalmente, a Porsche oferece os novos faróis com uma função LED matrix HD com mais de 32.000 pontos de luz. O farol alto ilumina a estrada a uma distância de mais de 600 metros. Ele também oferece funções adicionais inovadoras, como luz de curva dinâmica (cornering lights), iluminação de faixa, luz de detecção de obra na pista – ela ilumina o caminho a ser seguido – e um farol alto antiofuscante.

A faixa de luz redesenhada com um arco integrado e logotipo “PORSCHE” faz com que a parte traseira do 911 pareça mais profunda e larga. Uma grade traseira redesenhada com cinco aletas por lado se conecta ao vidro traseiro para formar uma unidade gráfica que se funde no spoiler retrátil. A placa de licença está posicionada mais alta, com um para-choque traseiro claramente estruturado. Sistemas de escape específicos do modelo são elegantemente integrados nas aletas do difusor. Um sistema de escape esportivo está disponível opcionalmente para os modelos 911 Carrera. Os modelos 911 Carrera GTS vêm de série com um sistema de escape esportivo específico para essa versão.

Numerosos recursos distinguem o Carrera T de outros modelos. Um adesivo com o logotipo do padrão de troca de marchas em cada uma das janelas traseiras triangulares identifica o câmbio manual de série desse modelo. As designações “911 Carrera T” na parte traseira estão em uma cor contrastante, Cinza Vanádio. As inserções na grade da tampa traseira, o acabamento superior e inferior dos espelhos externos e as rodas de liga leve polidas são pintadas na cor metálica Cinza Vanádio correspondente. Outra característica do Carrera T é o lábio do spoiler aerodinamicamente otimizado, retirado do 911 Carrera GTS.

Um kit aerodinâmico opcional aprimora ainda mais o desempenho do 911 Coupé. Ele inclui um para-choque dianteiro SportDesign com um spoiler dianteiro exclusivo, painéis de saia lateral correspondentes e uma asa traseira fixa mais leve. Esses componentes reduzem a sustentação e melhoram a aderência do carro esportivo.

Os novos modelos 911 GT3 apresentam um design aprimorado na parte dianteira e traseira, bem como aerodinâmica adaptada. Em ambas as versões, o difusor frontal redesenhado, a forma refinada do lábio do spoiler e as aletas modificadas no assoalho aumentam a pressão aerodinâmica e otimizam o fluxo de ar. Na parte traseira, o difusor, as entradas de ar e a tampa traseira foram redesenhados. A asa traseira do 911 GT3 tem novas lâminas laterais anguladas.

A Porsche oferece vários pacotes de equipamentos para o novo 911 GT3. Com o pacote Weissach disponível pela primeira vez, o 911 GT3 é ainda mais configurável individualmente para uso em circuitos. A barra estabilizadora, os braços de acoplamento e o painel de cisalhamento no eixo traseiro são feitos de CFRP, assim como o teto, as placas laterais da asa traseira, a concha superior do espelho exterior, o triângulo do espelho e as lâminas de ar na área frontal. Estofamentos adicionais de couro e Race-Tex aprimoram o visual do interior. Pela primeira vez, a parte superior do painel do 911 GT3 é coberta com o material antirreflexo Race-Tex. As alças das portas de CFRP e redes de armazenamento otimizam os painéis das portas para um design leve. Uma gaiola de rolagem de CFRP e rodas forjadas de magnésio leves estão disponíveis como opções.

Para o 911 GT3 com pacote Touring, a Porsche oferece o pacote leve. Aqui, o teto pintado na cor exterior, assim como a barra estabilizadora, os braços de acoplamento e o painel de cisalhamento no eixo traseiro, são feitos de CFRP. As rodas forjadas de magnésio leves e os painéis das portas leves também fazem parte do pacote. Em conjunto com a caixa de câmbio esportiva GT de 6 marchas padrão, é utilizada a alavanca de câmbio encurtada do 911 S/T. Na frente da alavanca de câmbio, uma placa com a inscrição “Leichtbau” indica a presença do pacote.

Cockpit totalmente digital e conectividade expandida

Nas variantes Coupé, a Porsche projetou o interior do novo 911 como um dois lugares padrão. Uma configuração de assento 2+2 está disponível como opção sem custo adicional. No cockpit, a Porsche combina o DNA de design familiar do 911 com tecnologia moderna: o conceito de controle Porsche Driver Experience foca no eixo do motorista e na operação intuitiva e mais rápida. Elementos de controle essenciais foram dispostos diretamente no volante ou ao redor dele, incluindo o interruptor de modo de condução, a alavanca de assistência ao motorista revisada e, pela primeira vez no 911, um botão de partida – à esquerda do volante, naturalmente. No console central do novo 911, há um compartimento refrigerado para smartphones, com função de carregamento indutivo.

Pela primeira vez, o 911 possui um painel de instrumentos totalmente digital. O display curvo de 12,6 polegadas se encaixa no novo conceito de controle e exibição e pode ser amplamente personalizado. Ele oferece até sete visualizações, incluindo um display Classic exclusivo inspirado no design tradicional do mostrador de cinco tubos da Porsche, com um conta-giros central.

O sistema Porsche Communication Management (PCM) ainda é operado através do display central de alta resolução com tela de 10,9 polegadas. No entanto, a personalização dos modos de condução e a operação dos sistemas de assistência ao motorista foram aprimoradas. O 911 também possui novos recursos de conectividade.

Esportivo e preto, com costura contrastante, a Porsche deu ao interior do Carrera T um visual enfaticamente purista. O cronômetro chamativo no Pacote Sport Chrono padrão se destaca no painel. Vários detalhes acentuam a exclusividade do 911 Carrera T como um carro esportivo manual: a alavanca de câmbio encurtada é coroada com um pomo de câmbio de madeira laminada de nozes com poros abertos. Na frente da alavanca de câmbio, há um emblema com o logotipo ‘MT’ (Transmissão Manual). O logotipo do padrão de troca de marchas está impresso no lado do passageiro do painel.

A lista de equipamentos padrão também inclui o volante esportivo GT revestido em couro e aquecido, equipado com um botão de modo. Alternativamente, um volante Race-Tex também está disponível. As inserções decorativas no painel e na console central são Cinza Vanádio, com as inserções dos painéis das portas em alumínio escovado preto.

Condizente com o caráter esportivo de seu interior, o Carrera T tem assentos esportivos pretos, ajustáveis eletricamente em quatro direções, com centros de assento em Sport-Tex como padrão. O padrão de tecido xadrez do interior é reservado exclusivamente para o 911 Carrera T. O logotipo 911 é bordado nos apoios de cabeça. Os clientes podem solicitar os Assentos Esportivos Adaptativos Plus (ajustáveis em 18 direções) ou assentos bucket completos particularmente leves como opções.

Para o novo 911 GT3, um novo assento esportivo leve com encosto rebatível e concha do assento feita de CFRP (plástico reforçado com fibra de carbono) está disponível como opção. O assento é equipado com um airbag de tórax integrado, ajuste elétrico de altura e ajuste longitudinal manual; um aquecedor de assento de três estágios está disponível como opção. Parte do acolchoamento do encosto de cabeça pode ser removida, o que melhora a ergonomia para a maioria dos motoristas ao usar um capacete em circuitos. A função de rebatimento do encosto, que é ativada por meio de uma alça, permite o acesso ao sistema de banco traseiro opcional oferecido pela primeira vez no 911 GT3 com pacote Touring. Como alternativa, é possível encomendar os assentos esportivos adaptativos Plus com ajuste elétrico em 18 direções.

O cockpit padrão preto de dois lugares no novo 911 GT3 é baseado no design dos modelos 911 atuais. Ao contrário dos modelos Carrera, no entanto, o 911 GT3 não é ligado por um botão, mas ainda possui um interruptor de ignição rotativo. Uma barra de proteção contra capotamento opcional demonstra a proximidade com o automobilismo. O painel de instrumentos digital no centro apoia o motorista com um display e conceito de controle claramente estruturados. Graças ao esquema de cores contrastantes, o conta-giros e o cronômetro podem ser lidos rapidamente. O modo de exibição “Track Screen” reduz as exibições digitais à esquerda e à direita do tacômetro para dados-chave sobre pneus, óleo, água e combustível e indica o momento ideal para troca de marchas ao motorista por meio de uma luz de troca. Se desejado, o display do tacômetro pode ser rotacionado para que a rotação de corte de 9.000 rpm fique na marca de 12 horas. (Fotos: Porsche/Divulgação).

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