Muffato se aposenta com vitória na Fórmula Truck em Cascavel
Pedro Muffato vibrou com a vitória de despedida como se fosse a primeira da carreira.
Correndo em casa, Pedro Muffato se despediu das pistas com uma vitória histórica na tarde de domingo (18/05), no Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel. Muffato ganhou a categoria GT Truck (motores eletrônicos) na 4ª etapa da temporada da Fórmula Truck para o delírio do público que lotou o autódromo, com 35 mil pessoas entre pagantes e convidados das equipes e organização.
Muffato largou em sexto e aos poucos foi galgando posições. Na nona volta era o quarto colocado; na 12ª chegou a terceira posição e na volta seguinte assumiu a vice-liderança, quando o gaúcho Rafael Fleck, pole position e líder até então, abandonou com o motor de seu Scania quebrado. Na 16ª volta, Muffato assumiu a liderança quando o catarinense Túlio Bendo também abandonou com problemas na turbina. A partir daí, mesmo pressionado por alguns minutos por Rogério Agostini, Muffato manteve-se à frente, iniciando o clima de festa dos torcedores. Muffato levou mais de uma hora para percorrer os 300 metros que separam o parque fechado de seu boxe, cercado por torcedores, que lhe pediam autógrafos.
Pedro Muffato completou as 26 voltas da prova em 38m34s527, estabelecendo a média horária de 123,909 km/h. Ele recebeu a bandeirada de George Muffato Pompeu, seu neto mais novo.
O também paranaense João Batista M. dos Santos Filho, o Joãozinho Santa Helena, se classificou em segundo, a 2s235 do vencedor Pedro Muffato. O paranaense Douglas Torres se classificou em terceiro, seguido de Ramiris Fontanella (SC), Everton Fontanella (SC), Alex de Andrade Vieira (SP), Rogério Agostini (SC), Robson Luiz Trevizol (SC), Jorge Maurício Ribeiro (RS) e Sandro Abelardo Pinheiro (SC), que pela ordem, ocuparam as 10 primeiras colocações da prova.
Rafael Fleck fez a melhor volta da prova, na terceira passagem, com o tempo de 1m20s898, andando à média horária de 138, 349 km/h.
A liderança do campeonato permanece com Túlio Bendo, que em Cascavel somou apenas os 20 pontos de bonificação por participação e passa a somar 370 pontos. A classificação extraoficial coloca o paulista Alex de Andrade Vieira na vice-liderança, com 330 pontos, seguido de Douglas Collet, que permanece em terceiro, com 285 pontos, ao passo que o gaúcho Rafael Fleck cai da vice-liderança para a quarta colocação, com 310 pontos.
Prêmio de Deus
Cercado por torcedores que pediam autógrafos, Pedro Muffato enfatizou que a vitória desta tarde em Cascavel é indescritível. “Esta vitória foi um prêmio de Deus. Jamais imaginei vencer na minha corrida de despedida das pistas. Foi uma bela corrida, não me afobei, fiz uma corrida sem erros, o caminhão estava muto bom e fui ganhando posições até chegar à liderança. É fantástico ganhar a corrida de despedida das pistas na minha cidade, com público desses”, diz Muffato.
A 5ª etapa da Fórmula Truck será disputada no dia 15 de junho, em Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.
A Fórmula Truck 2025 tem promoção e organização da GT Truck Eventos, patrocínio da SpeedMax Pneus e Rodas; Master Power, Eckisil, Trovão Brasil e Milwaukee, parceria de Boff Industria, JF Truck Especialistas, MS Diesel, Planeta Caminhão, Revista TruckSul Brasil e MAS Turfa Orgânica; supervisão das federações de automobilismo do Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul. A etapa de Cascavel será transmitida ao vivo pelas redes sociais da categoria.
Resultado da categoria GT Truck em Cascavel:
1.º) Pedro Muffato (Cascavel-PR), Scania, 26 voltas em 38m34s527;
2.º) João Batista M. dos Santos Filho (Colombo-PR), DAF, a 2s235;
3.º) Douglas Torres (Curitiba-PR), Ford Cargo, a 3s564;
4.º) Ramiris Fontanella (Lauro Muller-SC), a 4s523;
5.º) Everton Fontanella (Criciúma-SC), Scania, a 7s249;
6.º) Alex de Andrade Vieira (Santos-SP), Mercedes-Benz, a 13s990;
7.º) Rogério Agostini (São Miguel do Oeste-SC), Mercedes-Benz, a 14s177;
8.º) Robson Luiz Trevizol (Xanxerê-SC), Volkswagen, a 48s914;
9.º) Jorge Maurício Ribeiro (Pelotas-RS), Scania, a 53s499;
10.º) Sandro Abelardo Pinheiro (Itapema-SC), Mercedes-Benz, a 53s895;
11.º) Leonardo Barramacher (Balneário Camboriú-SC), Volvo, a 1m24s946;
12.º) Fabrício Rossato (Campo Largo-PR), DAF, a 1 volta;
13.º) Robson Portaluppi (Bento Gonçalves-RS), Ford Cargo, a 1 volta;
14.º) Adriano Rocha (Araucária-PR), Scania, a 3 voltas;
15.º) Alysson Nurnberg (Foz do Iguaçu-PR), Scania, a 7 voltas.
Não completaram:
16.º) Álvaro Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a 8 voltas;
17.º) Leandro Reis (Goiânia-GO), Scania, a 8 voltas;
18.º) Túlio Bendo (Ermo-SC), Mercedes-Benz, a11 voltas;
19.º) Victor Ficagna (Toledo-PR), Volvo, a 11 voltas;
20.º) Márcio Rampon (Curitiba-PR), Scania, a 12 voltas;
21.º) Rafael Fleck (Porto Alegre-RS), Scania, a 14 voltas;
22.º) Valdinei Vieira dos Santos (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 14 voltas;
23.º) Edivan Monteiro (Cascavel-PR), Mercedes-Benz, a 20 voltas;
24.º) Nilton Sérgio Jacobsen Filho (Paraguai), Scania, a 20 voltas;
25.º) Ricardo Alcides Ançay (Araucária-PR), Mercedes-Benz, a 20 voltas;
26.º) Douglas Collet (Casca-RS), Scania, a 21 voltas;
27.º) Márcio Limestone da Rosa (Colombo-PR), Scania, a 21 voltas.
Calendário da Fórmula Truck para a temporada 2025:
Já realizadas:
16 de fevereiro – São Paulo (SP);
16 de março – Rivera (Uruguai);
13 de abril – Guaporé (RS);
18 de maio – Cascavel (PR).
Próximas etapas:
15 de junho – Campo Grande (MS);
03 de agosto – Londrina (PR);
14 de setembro – Santa Cruz do Sul (RS);
12 de outubro – Tarumã (RS);
09 de novembro – Indefinido;
07 de dezembro – Cascavel (PR).
Texto: Luiz Aparecido da Silva.
Fotos: Lu Flores/Divulgação.



