Cummins Brasil é reconhecida por “Equidade de Gênero”

0
Postado 22 de maio de 2025 por Alexandrino Cipriano em

Da esq. p/ dir.: Paula Braga, CEO da Automotive Business, Luciana Giles, diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Cummins Latam, Denise Borges, líder de Diversidade, Equidade e Inclusão da Cummins para América Latina, Beatriz Rizzo, gerente Executiva de Operações da Cummins e Giovanna Riato, editora de inovação e co-líder da Rede de Diversidade da Automotive Business. (Foto: Automotive Business/Divulgação).

A Cummins Brasil esteve presente em diferentes momentos da programação promovida pela Automotive Business no último dia 16, no Espaço L’Atelier, em São Paulo (SP), inteiramente dedicada à agenda de Diversidade, Equidade e Inclusão e ESG no setor automotivo. A líder em tecnologia de energia foi reconhecida na premiação AB Diversidade, integrou o painel “Soluções de Diversidade do Setor Automotivo”, compartilhando aprendizados e iniciativas bem-sucedidas no tema, além de participar do Café com CEOs, evento que reuniu lideranças para firmar compromissos públicos com a causa.

Reconhecimento – A Cummins foi a grande vencedora da categoria “Participação feminina na liderança” do Prêmio AB Diversidade, promovido pela Automotive Business, durante o Fórum Diversidade no Setor Automotivo 2025. A premiação reconhece anualmente as empresas com as melhores práticas em inclusão na cadeia automotiva. A categoria valoriza organizações que apresentam alto índice de representatividade feminina em cargos de liderança, associado a iniciativas concretas para promoção da equidade de gênero de forma estruturada e sustentável no setor.

Perspectivas e práticas da Cummins no painel de diversidade – Ainda durante o Fórum Diversidade no Setor Automotivo 2025, a Cummins participou do painel “As soluções de diversidade do setor automotivo”, representada por Denise Borges, líder de Diversidade, Equidade e Inclusão para a América Latina. Em sua fala, Denise reforçou a visão da companhia sobre o valor da diversidade como motor de inovação, produtividade e pertencimento. Segundo ela, a criatividade para solucionar problemas aumenta significativamente quando se reúnem pessoas com formações, vivências e origens diferentes. “Essa visão orienta nossas iniciativas por maior representatividade de mulheres, raças e pessoas com deficiência em nossas operações”, disse a líder.

Denise destacou ainda que o avanço em diversidade exige o envolvimento direto da liderança. “Na Cummins, a área de DE&I atua lado a lado com os gestores, promovendo educação, escuta ativa e construção de oportunidades reais de desenvolvimento. Os ERGs (Employee Resource Groups) também cumprem um papel estratégico, oferecendo apoio a colaboradores com identidades em comum e orientando as lideranças na remoção de barreiras e na tomada de decisões mais inclusivas”.

Entre as práticas estruturantes, ela citou a reformulação do programa de estágio da empresa, que passou a priorizar valores e competências em vez de currículo e experiência prévia, mudança que ampliou a contratação de estudantes negros, mulheres e pessoas com deficiência, com alta taxa de efetivação e maior diversidade nas posições de entrada. Denise concluiu que os desafios atuais vão além da representatividade. “É preciso garantir equidade nos diferentes níveis funcionais, com diálogo entre gerações, escuta empática e formação de lideranças preparadas para promover ambientes verdadeiramente inclusivos”.

Compromisso público com a diversidade no setor automotivo – No dia 16, durante o evento Café com CEOs, promovido pela Automotive Business, o presidente da Cummins Brasil, Adriano Rishi, participou da segunda edição do encontro, que reuniu lideranças do setor para reforçar o engajamento estratégico com a causa da inclusão. A programação incluiu a assinatura do Termo de Princípios do Setor Automotivo pela Diversidade e a Inclusão, documento que simboliza o compromisso público das empresas signatárias com a promoção de ambientes mais justos, diversos e equitativos.

“Assinar este documento representa a continuidade das ações e um posicionamento estratégico da Cummins frente aos desafios de inclusão no setor automotivo. Reforçamos publicamente nosso compromisso com os princípios de diversidade e inclusão, ao nos integrarmos uma rede ativa de companhias empenhadas em construir um futuro mais justo e plural. Com isso, daremos sequência a um trabalho estruturado, com metas claras, lideranças engajadas e ações concretas para ampliar a representatividade e promover ambientes verdadeiramente inclusivos em toda a cadeia da mobilidade”, afirma Rishi.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)