Jaguar XE Project 8 é o sedã mais rápido do mundo

0
Postado 2 de agosto de 2019 por bisponeto em
O Jaguar XE SV Project 8, desenvolvido pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, demonstrou toda sua potência e esportividade ao bater seu próprio recorde como sedã de produção mais rápido em uma volta no emblemático circuito de Nürburgring Nordschleife, na Alemanha.

O modelo completou os 20.832 metros da pista em apenas 7 minutos e 18.361segundos, 2,9 segundos mais rápido que seu recorde anterior, registrado em novembro de 2017. O tempo marcado nesta semana é 7 segundos mais rápido do que qualquer outro sedã de produção.

O Project 8 é, também, o primeiro veículo a fixar um recorde oficial na classe de carros de produção médios de Nürburgring, fazendo a volta em 7min e 23.164s.

Quem retornou para o legendário circuito alemão num carro de produção com dois lugares na versão Track Pack do Project 8 foi o piloto de desenvolvimento Vicent Radermecker. A suspensão esportiva com ajuste de altura foi adaptada para a altura de pista, com o difusor dianteiro e asa traseira em carbono configuradas para a máxima força descendente e estabilidade.

Para maximizar a potência e a precisão em curvas, o Project 8 recebeu novo jogo de pneus de produção da Michelin, o Pilot Sport Cup 2R, para a volta do recorde. Os engenheiros da divisão SV da Jaguar testaram e escolheram este modelo pela capacidade em pista, já que estes pneus são homologados para uso nas ruas, mas usam compostos de borracha transferidos diretamente dos pneus de competição da Michelin.

Jamal Hameedi, Diretor de Engenharia da Jaguar Special Vehicle Operations, disse: O tempo original marcado pelo Jaguar XE SV Project em Nürburgring demonstrou a potência extrema do sedã de produção mais rápido do mundo, mas o time da SV tem um direcionamento focado em motorsport e sabíamos que o Project 8 poderia ir ainda mais rápido. Esse novo recorde oficial é uma recompensa para todos que fizeram parte do projeto e quebraram barreiras para os consumidores do Project 8”.

Impulsionado pela versão mais preparada do motor de 600cv do V8 Supercharged, 5.0L da Jaguar, o Project 8 com tração integral é capaz de ir de 0-100km/h em 3.7 segundos e alcançar uma velocidade máxima de 320km/h. O Project 8 possui, também, o assoalho completamente fechado e reto, para melhoria aerodinâmica.

A produção limitada do Project 8 encerra neste ano. Existem três versões distintas na especificação com quatro portas:

  • Track Pack com dois assentos aliviados – usado nas voltas de tempo recorde;
  • Configuração com quatro assentos com os mesmos itens de aerodinâmica e performance do Track Pack;
  • A especificação Touring com uma asa fixa discreta – um sleeper, limitado a 15 unidades no mundo todo.

Os preços do Jaguar XE SV Project 8 começam em £149,995 no Reino Unido. O modelo não tem previsão de ser comercializado no mercado brasileiro.

Print Friendly, PDF & Email
Print Friendly, PDF & Email

0 Commentarios



Seja o primeiro a comentar!


Deixe uma resposta


(obrigatório)